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Navegando por Autor "Pereira Junior, Antonio"

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    Dissertação
    Agostinho e o ceticismo: um estudo da crítica agostiniana ao ceticismo em Contra Acadêmicos
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012-04-10) Pereira Junior, Antonio; Santos, Gisele Amaral dos; ; http://lattes.cnpq.br/4477251256312157; ; http://lattes.cnpq.br/3745776950147924; Bauchwitz, Oscar Federico; ; http://lattes.cnpq.br/6147711083494366; Bolzani Filho, Roberto; ; http://lattes.cnpq.br/2799608595434302
    O assentimento da verdade: eis uma fórmula que parece ter intrigado os filósofos desde a antiguidade. A possibilidade de apreensão da verdade foi defendida por alguns filósofos, que foram chamados de dogmáticos, devido à sua precipitação em julgar as aparências como representações da realidade, e refutada por aqueles que preferiram continuar questionando em vez de se comprometer com o seu pronunciamento. Esses pensadores foram denominados céticos. Entre aqueles que defenderam o assentimento da verdade, ganha destaque nesta pesquisa Santo Agostinho, que se propôs a combater a doutrina cética disseminada na antiga Academia de Platão, em sua obra Contra Academicos. Assim, para conduzir esta pesquisa, perguntamos: quais são os principais argumentos apresentados por Santo Agostinho contra o ceticismo acadêmico? Com o intuito de responder ao problema apontado, propomos investigar a crítica de Santo Agostinho ao ceticismo, identificando e analisando as principais refutações por ele construídas. Para isso, realizamos uma pesquisa que envolveu aspectos tanto do ceticismo quanto da vida e do pensamento de Santo Agostinho sobre essa doutrina
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    Artigo
    Hearing screening in schoolchildren: accuracy of different criteria used to analyze transient evoked otoacoustic emissions
    (Revista Cefac, 2021) Balen, Sheila Andreoli; Araújo, Aryelly Dayane da Silva Nunes; Pereira Junior, Antonio; Barbosa, Isabelle Ribeiro; https://orcid.org/0000-0003-1353-4362
    Objetivo: comparar a acurácia de diferentes critérios de análise das emissões otoacústicas evocadas transientes na triagem auditiva em escolares. Métodos:: estudo de acurácia no qual foi realizada avaliação audiológica (audiometria, logoaudiometria, timpanometria) e emissões transientes de 70 escolares do primeiro ao quinto ano de escola municipal do nordeste do Brasil (6-14 anos, 9,9 ± 2 anos), com quatro critérios, todos com relação sinal/ruído ≥ 3 dB, sendo no critério A em todas as bandas de frequência; B em três bandas de frequências consecutivas; C em três das cinco bandas de frequência não consecutivas; D em 2, 3 e 4 kHz. Foram analisadas a sensibilidade, especificidade, acurácia e valores preditivos com seus respectivos intervalos de confiança de 95%. Resultados:: o critério A apresentou maior sensibilidade (92,31%, IC95%: 67-98%) e menor especificidade (17,35%, IC95%: 10-29%); o critério C maior especificidade (84,21%, IC95%: 72-91%) e maior valor preditivo positivo (52,63%; IC95%: 51,63-54,63). A acurácia foi 82,85% (IC95% 78,23-87,47) no critério C e 70% (IC95%: 65,38-74,62) no critério B. Conclusão:: o critério C (relação sinal/ruído ≥ 3dB em três bandas de frequência não consecutivas) apresentou a melhor acurácia, sendo considerado a melhor opção como critério para o uso isolado das emissões transientes como procedimento de triagem auditiva em escolares.
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    Artigo
    II Semana Nacional do Cérebro (SNC/2013): popularizando as neurociências
    (2014) Buck, Carlos Henrique; Ruggiero, Rafael N; Fernandes, Artur; Bueno-Júnior, Lézio; Pereira Junior, Antonio; Martí-Barros, Daniela; Gouveia Jr., Amauri; Crespo-López, Maria Elena; Mortari, Marcia Renata; Garcia-Cairasco, Norberto; Quillfeldt, Jorge; Hedin-Pereira, Cecilia; Fróes, Maira Monteiro
    Apresentamos os resultados da Semana Nacional do Cérebro SNC/2013. Realizada em sincronia com a Dana Alliance e promovida pela Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento, em parceria com a Rio Society for Neuroscience Chapter, a SNC/2013 contabilizou 129 iniciativas, superando as 44 do ano anterior. As ações foram categorizadas segundo a natureza das atividades, instâncias organizadoras e público-alvo. Verificou-se que as ações concentraram-se nas regiões Sul, Nordeste e Sudeste, mas aconteceram de forma relevante no Norte e Centro-Oeste do país. As universidades figuraram como as principais instituições organizadoras, no entanto, o envolvimento das organizações/instituições não universitárias aumentou substancialmente. O público em sua maior fatia foi composto por não-acadêmicos, sinalizando o êxito da SNC em popularizar o conhecimento neurocientífico. O sucesso de mais uma edição da SNC reafirma o interesse do neurocientista brasileiro em traduzir temas acadêmicos para uma linguagem acessível e formatos ‘amigáveis’, permitindo compartilhar os avanços deste campo de conhecimento com a sociedade. O fortalecimento ao longo dos anos de nichos pioneiros de divulgação neurocientífica, representados por pessoas e instituições, somada a adesão de colegas e estabelecimento de novos nichos distribuídos pelos estados e regiões, vem sendo axial na consolidação da SNC como um evento de solidariedade nacional.
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    Artigo
    Sensitivity and specificity of three hearing screening protocols in the school setting
    (Revista Cefac, 2020) Balen, Sheila Andreoli; Nunes, Aryelly Dayane da Silva; Pereira, Rhadimylla Nágila; Pereira Junior, Antonio; Barbosa, Isabelle Ribeiro; https://orcid.org/0000-0003-1353-4362
    Objective:: to evaluate the sensitivity and specificity of three hearing screening protocols: audiometry, tympanometry, and transient evoked otoacoustic emissions (TEOAE). Methods:: a cross-sectional study comprising 70 schoolchildren aged 6-14 years old (9.9 ± 2). All participants underwent a complete audiological evaluation and screening procedures. Procedures were compared regarding sensitivity, specificity, and positive and negative predictive values. Results:: sensitivity and specificity were, respectively, 64.71% and 66.04% for audiometry, 64.71% and 73.58% for tympanometry, and 66.67% and 78.85% for TEOAE. The positive and negative predictive values were 37.93% and 14.63% for audiometry, 44% and 13.33% for tympanometry, and 52.17% and 12.77% for TEOAE. Conclusions:: in the school setting, TEOAE stands out from the two other screening protocols, in all measures regarding sensitivity, accuracy, and predictive values.
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