Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Pereira Neto, Antonio Gomes"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Teatro Folia: descrição de um processo artístico-educacional
    (2016-08-26) Pereira Neto, Antonio Gomes; Salles, Nara Graça; ; http://lattes.cnpq.br/8841719783919052; ; http://lattes.cnpq.br/9596533787708432; Lucena, Laurice Maria Maia de; ; http://lattes.cnpq.br/2208818397552941; Campos, Marineide Furtado; ; http://lattes.cnpq.br/2363104313711193; Silva, Sandro Souza; ; http://lattes.cnpq.br/4727814914417261; Oliveira, Urânia Auxiliadora Santos Maia de; ; http://lattes.cnpq.br/2781619787919218
    A dissertação investiga o Teatro Dramático Popular e seus elementos pedagógicos agregados à prática da atividade artística na escola e descreve um processo de ensino-aprendizagem através do Teatro de Cultura Popular. As propostas de atividades são direcionadas aos alunos do Ensino Fundamental II, para serem aplicadas em sala de aula, junto as técnicas e os procedimentos que facilitarão o aprendizado e a formação artística do aluno. Vários pesquisadores e teóricos possibilitaram uma base teórica à pesquisa do Teatro de Cultura Popular na escola como: Viola Spolin, Ana Mae Barbosa, Flávio Desgranges, Richard Courtney, Ricardo Japiassu, Altimar Pimentel, Hermilo Borba Filho, Lourdes Ramalho. A teoria dará suporte à construção concreta de informações e procedimentos através do ensino de Teatro a partir das raízes do Teatro Dramático Popular. Os alunos foram avaliados de acordo com cada etapa do processo, salientando que, a cada jornada haverá procedimentos avaliativos diferenciados, entre as jornadas de aprendizagem estão: As brincadeiras e atividades lúdicas, Jogos dramáticos, Exercícios teatrais e Jogos de improvisação, possibilitando a interrelação dos alunos, sua formação estética e artística e o estudo das técnicas da improvisação teatral dos brincantes populares interconectados ao fazer teatral. Com caráter pedagógico, as atividades propõem uma reflexividade sobre as artes e a aquisição do educando ao Teatro de Cultura Popular, sendo as atividades, contextualizas ao seu cotidiano, tendo como ponto de partida a fruição do saber.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM