Navegando por Autor "Pereira Neto, Antonio Gomes"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Dissertação Teatro Folia: descrição de um processo artístico-educacional(2016-08-26) Pereira Neto, Antonio Gomes; Salles, Nara Graça; ; http://lattes.cnpq.br/8841719783919052; ; http://lattes.cnpq.br/9596533787708432; Lucena, Laurice Maria Maia de; ; http://lattes.cnpq.br/2208818397552941; Campos, Marineide Furtado; ; http://lattes.cnpq.br/2363104313711193; Silva, Sandro Souza; ; http://lattes.cnpq.br/4727814914417261; Oliveira, Urânia Auxiliadora Santos Maia de; ; http://lattes.cnpq.br/2781619787919218A dissertação investiga o Teatro Dramático Popular e seus elementos pedagógicos agregados à prática da atividade artística na escola e descreve um processo de ensino-aprendizagem através do Teatro de Cultura Popular. As propostas de atividades são direcionadas aos alunos do Ensino Fundamental II, para serem aplicadas em sala de aula, junto as técnicas e os procedimentos que facilitarão o aprendizado e a formação artística do aluno. Vários pesquisadores e teóricos possibilitaram uma base teórica à pesquisa do Teatro de Cultura Popular na escola como: Viola Spolin, Ana Mae Barbosa, Flávio Desgranges, Richard Courtney, Ricardo Japiassu, Altimar Pimentel, Hermilo Borba Filho, Lourdes Ramalho. A teoria dará suporte à construção concreta de informações e procedimentos através do ensino de Teatro a partir das raízes do Teatro Dramático Popular. Os alunos foram avaliados de acordo com cada etapa do processo, salientando que, a cada jornada haverá procedimentos avaliativos diferenciados, entre as jornadas de aprendizagem estão: As brincadeiras e atividades lúdicas, Jogos dramáticos, Exercícios teatrais e Jogos de improvisação, possibilitando a interrelação dos alunos, sua formação estética e artística e o estudo das técnicas da improvisação teatral dos brincantes populares interconectados ao fazer teatral. Com caráter pedagógico, as atividades propõem uma reflexividade sobre as artes e a aquisição do educando ao Teatro de Cultura Popular, sendo as atividades, contextualizas ao seu cotidiano, tendo como ponto de partida a fruição do saber.