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Navegando por Autor "Peres, Terezinha Marta de Paula"

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    Tese
    Crises do cotidiano em Machado de Assis e Luigi Pirandello: um estudo comparado
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-10-29) Peres, Terezinha Marta de Paula; Falleiros, Marcos Falchero; ; http://lattes.cnpq.br/7240024746199267; ; http://lattes.cnpq.br/9857848168286132; Medeiros Júnior, Antonio Fernandes de; ; http://lattes.cnpq.br/5180658924051594; Braga, Carlos Eduardo Galvão; ; http://lattes.cnpq.br/3019296255392406; Mangueira, José Vilian; ; http://lattes.cnpq.br/1430455873904407; Costa, Maria Aparecida da; ; http://lattes.cnpq.br/6408945346091919
    A presente tese se propõe a identificar possíveis aproximações e diferenças entre os romances Memórias póstumas de Brás Cubas (1881), do escritor brasileiro Machado de Assis, e Uno, nessuno e centomila (1926), do escritor italiano Luigi Pirandello. Considerando que os dois autores ocupam lugar de destaque nas literaturas brasileira e italiana, respectivamente, e que ambos observaram e vivenciaram transformações marcantes em suas respectivas sociedades, o Brasil do período imperial, e a Itália pós risorgimentale, verificaremos como os dois, a seu modo, compõem uma arte literária na qual é possível alcançar a consciência social e moral de cada um. Procuramos alcançar, ainda, o sentimento de inquietação, de ansiedade, de medo, de dúvida, de interesse, de vaidade, de ambição, enfim, o desejo de ser das personagens, as quais representam o homem de final do século XIX e início do século XX, com características que apontam para o sujeito de identidade fragmentada, em busca de um lugar no mundo, mesmo que para conseguir tal lugar renuncie sua essência e adote uma aparência correspondente a todas as imagens que a sociedade lhe atribui. Os protagonistas Brás Cubas e Vitangelo Moscarda nos conduzirão pelas trilhas da consciência de cada um, as quais demarcam a fronteira da essência em desarmonia com a aparência. Críticos como Roberto Schwarz, Alfredo Bosi, Leone de Castris, entre outros, nos deram o amparo teórico necessário para um estudo comparado entre dois autores que, como poucos, souberam expressar, por meio de suas personagens, a difícil relação do homem consigo mesmo e com o universo que o circunda.
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