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Navegando por Autor "Pessoa, Caroline Estevam de Carvalho"

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    TCC
    A defasagem escolar na Educação de Jovens e Adultos (EJA) na educação básica pública: análise do abandono institucional e suas consequências para o processo educativo
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-06-30) Mota, Sthefany Silva; Oliveira, Adryelle Ferreira de; Sartori, Gabriela Dias; Pessoa, Caroline Estevam de Carvalho
    Este Relato de Práticas Educativas apresenta uma análise crítica das experiências vivenciadas nos estágios supervisionados obrigatórios em Gestão e Coordenação Pedagógica e no Ensino Fundamental I da Educação de Jovens e Adultos (EJA), realizados na Escola Municipal Djalma Maranhão, situada no bairro de Felipe Camarão, em Natal/RN. No primeiro estágio, acompanhei a atuação da coordenadora pedagógica da modalidade EJA, enquanto no segundo observei e participei da prática docente em uma turma de Nível I, sob a supervisão de uma professora pedagoga. O objetivo geral deste trabalho é identificar os impactos do abandono institucional e como esses contribuem para a defasagem escolar e, consequentemente, para a exclusão social dos estudantes da EJA. Para isso, foram definidos os seguintes objetivos específicos: (1) analisar as experiências vivenciadas nos estágios; (2) discutir as consequências da ausência de recursos pedagógicos, da formação continuada e do apoio governamental na degradação escolar; e (3) identificar políticas públicas que garantam o direito à educação para jovens e adultos. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, fundamentada na metodologia da pesquisa participante, com o uso de observações diretas, registros em diário de campo, análise documental e desenvolvimento de dois projetos pedagógicos: um sobre educação sexual e planejamento familiar e outro sobre sustentabilidade. O referencial teórico dialoga especialmente com Paulo Freire (1978; 2000), que propõe uma pedagogia crítica, dialógica e emancipadora, e Carlos Rodrigues Brandão (2006), que compreende a educação popular como processo político-cultural transformador. Os resultados evidenciaram que, mesmo diante do abandono institucional — expresso na ausência de políticas públicas eficazes, infraestrutura precária e invisibilidade da EJA —, a atuação gestora comprometida e as práticas pedagógicas contextualizadas fortalecem o vínculo dos estudantes com a escola, favorecem sua permanência e promovem aprendizagens significativas. Conclui-se que é urgente a efetivação de políticas públicas específicas e continuadas para a EJA, bem como a formação crítica e permanente dos educadores, a fim de assegurar o direito à educação a sujeitos historicamente marginalizados. Este trabalho reforça a EJA como espaço de resistência e possibilidade transformadora.
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    TCC
    O absurdo na obra de Donald Barthelme: um estudo de três contos
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-15) Sousa, Gustavo Augusto Lima de; Melo Júnior, Orison Marden Bandeira de; Araújo, Rosanne Bezerra de; Pessoa, Caroline Estevam de Carvalho
    Esta monografia tem como objetivo analisar como o absurdo se manifesta e é construído em três contos do escritor estadunidense Donald Barthelme (1931-1989): “O Salto” (The Leap), “Eu comprei uma cidadezinha” (I bought a little city) e “Paraguai” (Paraguay), os quais foram escolhidos sob o critério da possibilidade de se explorar diferentes estratégias literárias utilizadas pelo autor na construção do absurdo, assim como uma oportunidade de se difundir a obra de Donald Barthelme no Brasil, uma vez que dois dos contos analisados não possuem tradução para o português brasileiro. Para atingir o objetivo proposto, este trabalho define três objetivos específicos: primeiro, apresenta uma discussão sobre o termo “absurdo” em suas acepções dentro da filosofia (Kierkegaard 1980, 1992; Sartre, 2011; Camus, 2018) e dentro da literatura (Esslin, 2018; Gavins, 2013; Bennett, 2009, 2015, 2024), esta última levando em consideração sua variedade temática e formal; segundo, discorre sobre a vida de Donald Barthelme em conjunção com o momento histórico da escrita dos contos analisados, bem como uma reflexão sobre tendências literárias que estavam em voga naquele momento e que o influenciaram; terceiro, analisa os três contos selecionados considerando a concatenação de forma e de conteúdo nos textos escolhidos como parte de um projeto estético que almeja um determinado fim, em especial, neste trabalho, a construção e manifestação do absurdo. Graças a natureza do objetivo proposto e os passos percorridos para atingi-lo, este trabalho é um estudo de caráter qualitativo e comparativo ao aproximar as áreas da filosofia e da literatura. Conclui-se que o absurdo se manifesta em diferentes níveis de intensidade e de impacto sob a forma e o desenvolvimento temático dos contos analisados, além de que a sua construção passa pelo uso de estratégias literárias, tais como a incongruência, o non sequitur e a destruição do referente, que buscam realçar algum ponto desconcertante do tema de cada um desses contos.
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    Tese
    The handmaid's tale à luz do confroencontro dialógico entre Mikhail Bakhtin e Walter Benjamin: uma leitura crítica do romance e sua adaptação para a série televisiva
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-04-12) Pessoa, Caroline Estevam de Carvalho; Melo Júnior, Orison Marden Bandeira de; https://orcid.org/0000-0002-7592-449X; http://lattes.cnpq.br/1809881374621615; https://orcid.org/0000-0003-2654-1502; http://lattes.cnpq.br/7813869911512409; Fernandes, Auricélio Soares; Torres, José Wanderson Lima; Gonçalves, Marta Aparecida Garcia; Oliveira, William Brenno dos Santos
    Este trabalho buscou construir uma leitura crítica do romance The handmaid’s tale (1996) da escritora canadense Margaret Atwood e sua adaptação homônima para o seriado televisivo produzido por Bruce Miller (2017-) à luz do confroencontro dialógico entre Benjamin e Bakhtin observando as categorias de linguagem e discurso. Para tanto, os objetivos específicos são: discutir a teoria de linguagem, considerando Benjamin e Bakhtin, suas aproximações e dissonâncias; analisar como a linguagem, do ponto de vista bakhtiniano e benjaminiano, é resgatada através de posicionamentos das personagens no romance The handmaid’s tale (1996) e em sua adaptação homônima para a série televisiva; explorar as categorias de discursos fechados e abertos no pensamento teórico de Walter Benjamin e Mikhail Bakhtin; investigar de que maneira os discursos fechados no romance The handmaid’s tale (1996) e em sua adaptação homônima para a série televisiva são dessacralizados pelos discursos abertos, do ponto de vista benjaminiano e bakhtinianos. Em termos metodológicos, o corpus foi analisado à luz de teorias críticas literárias e culturais tendo como procedimento técnico a pesquisa bibliográfica e qualitativa de caráter exploratório. A fundamentação teórica eixo foi: para debater linguagem e discurso usamos a obra de Mikhail Bakhtin (1987, 2014, 2015, 2018a, 2018b, 2019); e a obra de Walter Benjamin (1994, 2013, 2020), bem como comentadores. Para concluirmos, a leitura crítica do romance The handmaid’s tale (1996) e de sua adaptação para o seriado homônimo à luz do confroencontro dialógico entre Benjamin e Bakhtin permitiu identificar a reificação do recurso da linguagem pela ditadura de Gilead como estratégia de opressão e dominação civil, bem como constatamos a redenção dessa linguagem através de ações disruptivas das personagens que fizeram frente ao sistema. Em termos de discurso, detectamos no discurso das personagens o empobrecimento da comunicação verbal entre os indivíduos, bem como discursos fechados oriundos da ditadura de Gilead os quais impediam os indivíduos de elaborarem seus posicionamentos contra o sistema, assim como foi possível constatar discursos abertos na palavra das personagens que faziam frente à opressão das figuras representativas do poder de Gilead. O confroencontro dialógico entre Walter Benjamin e Mikhail Bakhtin mostrou-se produtivo, pois foi possível encontrar nas categorias de linguagem e discurso pontos de encontro e confronto: em “linguagem” verificamos que para Bakhtin, a linguagem é dialógica, repleta de vozes sociais; para Benjamin, é somente na inter-relação com o outro que se manifesta o potencial significativo e criador. No que toca ao discurso, Bakhtin o percebe como heterodiscursivo, tenso de opiniões, de vozes de outrem; em Benjamin, a abertura discursiva se dá no tom libertário da reprodutibilidade técnica, da história revolucionária.
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