Navegando por Autor "Pessoa, Lady Clara Santos Tavares"
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TCC Reflexões educacionais: experiências e desafios na adaptação à educação infantil, sob perspectiva de professora em uma escola privada de Natal(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-07) Pessoa, Lady Clara Santos Tavares; Araújo, Jacyene de Melo Oliveira; Momo, Mariangela; Mendes, Sarah de LimaA adaptação escolar na Educação Infantil é um processo fundamental que vai além da simples inserção da criança no ambiente escolar. Hoje, mais do que nunca, é um momento crucial que exige atenção cuidadosa das famílias e dos docentes. Este processo envolve uma escolha consciente por parte das famílias, que buscam instituições que respeitem e valorizem as particularidades e necessidades de cada criança. O objetivo deste trabalho é explorar como a adaptação escolar se transforma em um processo de desenvolvimento integral, fundamentado em abordagens pedagógicas modernas como a de Reggio Emilia, influenciada por educadores como Loris Malaguzzi e colaboradores, e pela teoria sociointeracionista, baseada nos conceitos de Lev Vygotsky.Para alcançar esse objetivo, a metodologia adotada inclui uma pesquisa qualitativa baseada em observações diretas em sala de aula e entrevistas semi-estruturadas com professores e pais. A observação permite capturar as interações diárias das crianças durante o processo de adaptação, enquanto as entrevistas fornecem insights sobre as percepções dos adultos envolvidos. Além disso, a análise de documentos pedagógicos e planos de aula complementa a compreensão das estratégias aplicadas pelas instituições educacionais. A adaptação é abordada não apenas como uma etapa inicial, mas como uma fase contínua e dinâmica que deve respeitar e responder às emoções e ritmos individuais das crianças.Serão discutidos aspectos essenciais para uma adaptação bem-sucedida, incluindo a importância de ambientes acolhedores, o papel das famílias e o impacto de estratégias pedagógicas como o uso de ateliês de aprendizagem. O trabalho também refletirá sobre como a adaptação pode ser melhorada com base em práticas observadas e teorias educacionais, oferecendo uma visão abrangente e prática sobre como promover uma integração positiva e enriquecedora para as crianças em seus primeiros anos escolares.