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    Dissertação
    Ensino de segurança do paciente em ambiente virtual de aprendizagem
    (2018-09-24) Pessoa, Thiago de Lima; Freitas, Marise Reis de; ; ; Oliveira, Carlos Alberto Pereira de; ; Oliveira, Patrícia Peres de; ; Gama, Zenewton André da Silva;
    Introdução: Erros de medicação são comuns e causam sofrimento e custos financeiros que podem ser evitados. A mitigação da ocorrência de eventos adversos a medicamentos é tratada como prioridade na agenda política da Organização Mundial de Saúde (OMS), que recomenda a inclusão do conhecimento de segurança do paciente nos currículos das profissões de saúde e a educação permanente como medidas para reduzir riscos e evitar danos aos pacientes. Nesse contexto, foi desenvolvido um componente curricular sobre segurança no processo de medicação em ambiente virtual de aprendizagem para as profissões de saúde. Objetivo: Avaliar a consistência, qualidade e efeitos de uma intervenção de educação à distância, estruturada por recursos educacionais abertos, para a melhoria do conhecimento sobre medicação segura em profissionais e alunos da área da saúde. Método: Estudo com delineamento quase-experimental não controlado com o desenvolvimento e avaliação de um curso online aberto e massivo (MOOC) em plataforma Moodle, com carga horária de 30 horas. Dois questionários de avaliação foram aplicados, respectivamente, um de satisfação com seis perguntas e testes de conhecimento (pré e pós) contendo sete questões de múltipla escolha. Resultados: O módulo foi disponibilizado no Ambiente Virtual de Aprendizagem do Sistema Único de Saúde (AVASUS), em fevereiro de 2018, sendo ofertado para profissionais e alunos da área de saúde. Dos 2.256 participantes inscritos, 731 (64,7%) foram incluídos para a avaliação da reação e de aprendizagem, respondendo ao questionário de satisfação e aos testes (pré e pós). O questionário utilizado para avaliação de satisfação apresentou alfa de Cronbach de 0,8, o que demonstrou uma boa consistência interna. A avaliação de satisfação apresentou mediana de 1,0, ou seja, 100% do escore, demonstrando que o método e os recursos utilizados no curso foram bem avaliados como como estratégia educacional. Em relação ao nível de aprendizagem, após a aplicação do pré e pós-testes, foi observado o aumento das notas de 8,2 para 8,9 (p < 0,05). A melhoria relativa foi de, aproximadamente, 40%, o que demonstrou aprendizado significativo dos participantes. Farmácia foi a categoria profissional que apresentou melhor desempenho nos testes, com uma melhoria relativa de, aproximadamente, 65%, (p < 0,05). Conclusões: A estratégia utilizada neste MOOC, com o emprego de recursos educacionais abertos, mostrou-se efetiva para o ensino de segurança do paciente no processo de medicação nos níveis de satisfação e aprendizagem.
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    Artigo
    Massive online open course como estratégia para o ensino de segurança no processo de medicação
    (Revista Brasileira de Educação Médica, 2021) Medeiros, Paulo José de; Pessoa, Thiago de Lima; Gama, Zenewton André da Silva; Freitas, Marise Reis de
    Introdução: Erros de medicação são comuns e causam sofrimento e custos que podem ser evitados. A mitigação da ocorrência de eventos adversos a medicamentos é tratada como prioridade pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que recomenda a inclusão do tema segurança do paciente nos currículos das profissões de saúde como medida para minimizar danos aos pacientes. Um curso on-line aberto e massivo (MOOC) sobre segurança no processo de medicação foi desenvolvido como estratégia educacional para a área da saúde e disponibilizado no Ambiente Virtual de Aprendizagem do Sistema Único de Saúde (Avasus), em março de 2018. Objetivo: Este estudo teve como objetivo avaliar a satisfação e o aprendizado dos participantes que concluíram o curso. Método: Trata-se de estudo de delineamento quase experimental não controlado. O MOOC possui uma carga horária de 30 horas e aborda temas sobre segurança na prescrição, dispensação, administração e notificação de incidentes relacionados a medicamentos. Aplicaram-se um préteste e um pós-teste de múltipla escolha para avaliar o nível de conhecimento dos participantes, e um questionário de satisfação foi respondido ao término do curso. Analisaram-se a confiabilidade dos instrumentos de medida, a significância da melhoria do conhecimento e os fatores associados (sexo, idade e profissão). Resultados: Dos 7.135 participantes inscritos no período de março a dezembro de 2018, 2.902 (40,7%) responderam aos instrumentos de pesquisa. A confiabilidade do questionário de satisfação foi boa (alfa de Cronbach = 0,83), e o curso foi bem avaliado como estratégia educacional (96,1%). Em relação ao nível de conhecimento, observou-se aumento significativo (antes = 8,10; depois = 8,74; p < 0,05) com melhoria relativa de 32%. O fator idade esteve diretamente associado à aprendizagem (β = 1,36; IC 95% = 0,35-2,36; p = 0,008). Conclusão: A utilização do MOOC mostrou-se efetiva para o ensino de segurança no processo de medicação, ferramenta que pode ser utilizada para a inserção do tema segurança do paciente nos currículos das profissões de saúde.
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