Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Pessoa, Viviany Silva"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Conhecimento sobre energia eólica: um estudo exploratório a partir das redes semânticas naturais de estudantes da cidade de Natal
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2008-03-31) Pessoa, Viviany Silva; Pinheiro, José de Queiroz; ; http://lattes.cnpq.br/5503576309484010; ; http://lattes.cnpq.br/3415987501225677; Günther, Hartmut; ; http://lattes.cnpq.br/6352894014134453; Pires, Izabel Augusta Hazin; ; http://lattes.cnpq.br/5496201609189471
    O ser humano tem um papel fundamental tanto nas questões relacionadas à escassez dos recursos energéticos como no sucesso das tecnologias que favorecem o uso de fontes renováveis, como a energia eólica. Mas o que as pessoas entendem por energia eólica? Quais os significados psicológicos atribuídos a este termo? Para responder estas perguntas foi definido como objetivo geral da dissertação identificar e analisar o conhecimento sobre energia eólica a partir de uma rede de significados psicológicos. Participaram 191 estudantes universitários da cidade de Natal-RN, sendo a maioria do sexo masculino (53%), com idades variando de 17 a 51 anos (M = 23,3 anos; DP = 5,7). Esses responderam à técnica de auto-relato conhecida como Redes Semânticas Naturais (RSN), além de perguntas sociodemográficas. Os resultados analisados a partir de uma análise exploratória, identificaram uma rede semântica geral consistente, positiva e útil. Nela, o conhecimento sobre energia eólica é representado por palavras que atendem ao apelo (pró-) ambiental (ex. limpa e natureza), que evidenciam o aspecto tecnológico (ex. força) e o aspecto econômico (ex. economia). Os resultados também foram analisados a partir de diferentes grupos. O primeiro bloco de grupos (não-ambiental e ambiental) foi dividido a partir do curso (ex. ecologia e economia). O segundo bloco de grupos (não-cuidadores e cuidadores), foi dividido em função do nível de comprometimento ambiental expressado. Foram observadas diferenças sutís nas redes semânticas dos cuidadores, que, por exemplo, enfatizaram meio ambiente, atributo não mencionado pelos não-cuidadores. Isso sinaliza uma construção do conhecimento influenciada pela presença, ou ausência, do comprometimento ambiental. Tais achados poderão se mostrar úteis na construção de instrumentos para survey, no desenvolvimento de políticas públicas e educacionais, além de auxiliar uma atuação mais objetiva da mídia frente à energia eólica
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM