Navegando por Autor "Pessoa Júnior, João Mário"
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Tese Avaliação da Atenção Primária à Saúde no contexto da pandemia Covid-19(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-04-28) Celino, Suely Deysny de Matos; Mendonça, Ana Elza Oliveira de; https://orcid.org/0000-0001-9015-211X; http://lattes.cnpq.br/5531967242281430; http://lattes.cnpq.br/1430604408958594; Coelho, Ardigleusa Alves; Andrade, Fábia Barbosa de; https://orcid.org/0000-0002-7055-8726; http://lattes.cnpq.br/0315846984480655; Pessoa Júnior, João Mário; Reis, Luciana Araújo dosA Atenção Primária à Saúde se faz essencial no enfrentamento à pandemia do COVID-19, pelas suas características de territorialização e vínculo, tendo como responsabilidades principais nesse período: vigilância em saúde nos territórios; atenção aos usuários suspeitos ou confirmados da doença; suporte social a grupos vulneráveis e; continuidade de suas ações próprias. O objetivo geral da tese foi avaliar os serviços da Atenção Primária à Saúde durante o período de Emergência em Saúde Pública, em decorrência da pandemia da COVID-19. A avaliação quantitativa da APS, quanto aos seus atributos, foi realizada por meio do instrumento PCATool-Brasil, na perspectiva dos usuários e dos profissionais (médicos e enfermeiros) cadastrados na Estratégia de Saúde da Família do município de Campina Grande, no período de agosto de 2021 a junho de 2022. Os escores geral e essencial atribuídos tanto pelos usuários quanto pelos profissionais revelaram serviços pouco orientados à APS. Para os usuários, o escore alto de avaliação esteve associado a baixa escolaridade, indicando que indivíduos com nível educacional menor tendem a estar mais satisfeitos com os serviços de saúde e; a maior média de tempo dos profissionais nas unidades de saúde, associação também verificada na avaliação dos profissionais, o que reflete a necessidade do vínculo entre estes e os usuários para a garantia de serviços de qualidade. O atributo acesso ao primeiro contato obteve a menor média em ambos os estudos, o que sugere que os serviços não atendem às necessidades de saúde da população em tempo oportuno nem de forma integral. Com o objetivo de compreender o processo de trabalho das equipes de APS durante a pandemia e o seu papel no enfrentamento da COVID-19 foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os profissionais de saúde (médicos, enfermeiros e dentistas), submetidas à análise de conteúdo, e posteriormente, à Classificação Hierárquica Descendente do software IRAMUTEQ, que levaram a duas categorias temáticas: Desafios no processo de trabalho das equipes e; O papel da APS no enfrentamento da pandemia e a organização da rede de atenção. A escassez de equipamentos de proteção individual, com limitação de profissionais ativos e a falta de estrutura física das unidades de saúde foram aspectos considerados limitantes do processo de trabalho, além da suspensão dos cuidados continuados. A APS é entendida como porta de entrada dos serviços e principal contato dos usuários com a rede assistencial, embora tenha sido claramente subutilizada no cenário estudado. Foi possível observar o quanto a pandemia impactou os serviços e estes, por sua vez, devem enfrentar novos desafios: resgatar o acompanhamento dos doentes crônicos; intensificar as ações de vigilância no território, por meio do trabalho dos agentes comunitários de saúde; estimular a vacinação de crianças, adultos e idosos, tanto para COVID-19 quanto para as vacinas já existentes; e, principalmente, lançar mão de estratégias para melhorar o acesso dos usuários.Artigo Cartilha para enfrentamento do COVID-19 em comunidades quilombolas: relato de experiência(Revista Recien, 2020) Machado, Flávia Christiane de Azevedo; Cavalcante, Eliane Santos; Pedrosa, Iago Matheus Bezerra; Oliveira, Lannuzya Veríssimo e; Pessoa Júnior, João Mário; Pennafort, Viviane Peixoto dos Santos; https://orcid.org/0000-0003-1587-2664O estudo objetivou relatar a experiência de elaboração de uma cartilha educativa sobre o enfrentamento ao Covid-19 para Comunidades Remanescentes de Quilombos (CRQ). Trata-se de um estudo qualitativo do tipo metodológico, realizado em maio de 2020, a partir das etapas: 1) aprofundamentoteórico sobre o COVID-19; 2) estruturação do roteiro; e 3) elaboração do layout por um designer gráfico. A cartilha desenvolvida de forma interativa, oferece informações para prevenção da disseminação do coronavírus junto às comunidades quilombolas, por meio da técnica de lavagem das mãos e do uso correto da máscara facial. Aborda ainda, algumas técnicas de relaxamento, alongamento e automassagem no controle do estresse e da ansiedade no período de isolamento social. Essa tecnologia educativa constituiu uma estratégia valiosa no enfrentamento da pandemia pelo COVID-19, com orientações e informações capazes de auxiliar na prevenção e no controle emocional, respeitando-se o contexto sociocultural do povo quilombolaTese Mandala formativa e a Unidade Básica de Saúde Escola: as residências em saúde nos cenários de práticas na atenção básica(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-02-28) Solano, Lorrainy da Cruz; Miranda, Francisco Arnoldo Nunes de; ; ; Pessoa Júnior, João Mário; ; Ceccim, Ricardo Burg; ; Dantas, Rodrigo Assis Neves; ; Cavalcante, Rosângela Diniz;Objetivou-se avaliar processos e resultados dos Programas de Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade em Medicina de Família nos cenários de prática da Atenção Primária à Saúde do Estado do Rio Grande do Norte. Trata-se de estudo qualitativo, com apoio da cartografia, desenvolvido em Unidades Básicas de Saúde que são cenários de prática de atuação conjunta dos Programas de Residência em Saúde nos municípios de Mossoró e Caicó - únicos nesta área da especialidade de Saúde da Família e Comunidade no estado. Participaram do campo coletivo dessas residências 12 usuários, 24 trabalhadores de saúde, 12 residentes, 4 preceptores e 5 gestores, que foram convidados a colaborar com o estudo por meio do método “bola de neve”. A produção dos dados aconteceu em duas etapas, coordenadas entre si. A primeira consistiu na produção e registro dos dados em forma de relatos de campo, tal como ocorre no compartilhamento relativo ao chamado “território existencial” em que se inserem os campos de prática das residências. A segunda aconteceu no encontro com os usuários, trabalhadores, residentes, preceptores e gestores, mediados por roteiros de entrevista semiestruturada. Atendendo à legislação brasileira, foram seguidos os preceitos determinados pela Resolução nº 466/2012, do Comitê Nacional de Ética na Pesquisa, do Conselho Nacional de Saúde registrada no CEP/UFRN CAAE: 12101019.5.0000.5537. O estudo apresenta o conceito/ferramenta de Mandala Formativa sobre os fios de formação em serviço. Os resultados evidenciados através dos registros de campo, demonstrados nos mapas cartográficos de cada cenário, expressam a produção de subjetividade em torno do SUS, Atenção Básica e formação profissional. Estão apresentados em duas aproximações denominadas Abordagem Comunitária e Unidade Básica de Saúde como Escola em dois artigos - um que versa sobre análise da implantação do Programa de Residência Multiprofissional em Mossoró e outro sobre a dinástica do saber e a Residência Multiprofissional. A análise dos Programas de Residência resultou na problematização das Unidades de Saúde como Escolas e o que precisa ser sistematizado para gerar espaços resolutivos em que todos aqueles e aquelas que estão nos cenários de práticas na Atenção Básica aprendam: estudantes, profissionais, gestores, usuários, professores e pesquisadores.Tese Perfis e práticas dos profissionais de saúde mental em dois hospitais psiquiátricos de grande porte(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-12-11) Pessoa Júnior, João Mário; Miranda, Francisco Arnoldo Nunes de; ; http://lattes.cnpq.br/9242337504601387; ; http://lattes.cnpq.br/6155717069112346; Furegato, Antonia Regina Ferreira; ; http://lattes.cnpq.br/4312020032304532; Torres, Gilson de Vasconcelos; ; http://lattes.cnpq.br/1944547152815226; Martino, Milva Maria Figueiredo de; ; http://lattes.cnpq.br/7096939242634758; Almeida, Sandra Aparecida de; ; http://lattes.cnpq.br/6689781886879777Na rede de atenção psicossocial brasileira, os profissionais de saúde são atores importantes no processo de transformação das políticas públicas em saúde mental entre os diversos serviços. Na realidade do hospital psiquiátrico, entende-se a necessidade de ampliar o debate em torno do atual contexto de práticas desenvolvidas. O estudo objetivou analisar o processo de reforma psiquiátrica e a política de saúde mental no Estado do Rio Grande do Norte (RN) a partir dos perfis e práticas dos profissionais de nível superior em dois hospitais psiquiátricos. Pesquisa transversal e descritiva, com dados quantitativos e qualitativos, realizada em dois hospitais psiquiátricos do RN. O universo da população alvo foi de 95 profissionais, considerando-se a margem de erro de 8%, taxa de não resposta e os critérios de inclusão: possuir vínculo efetivo com a instituição por meio de aprovação em concurso público por, no mínimo, seis meses, sendo servidor estadual ou municipal; possuir uma carga horária semanal mínima de 20 horas no serviço; participar diretamente de atendimento e/ou atividades com pacientes e familiares. A amostra final foi de 60 profissionais. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados um questionário de perguntas fechadas e semiabertas sobre o perfil socioeconômico, as políticas, as práticas e a formação em saúde mental. Tabularam-se os dados quantitativos no software estatístico SPSS e para análise utilizou-se estatística simples e bivariada, do tipo qui-quadrado, adotando-se o nível de significância valor p<0,05. Para análise dos dados utilizou-se a análise de conteúdo de Bardin. Os achados qualitativos obtidos com as questões semiabertas no Analyse Lexicale par Contexte d'un Ensemble de Segment de Texte (ALCESTE) foram agrupados em quatro eixos temáticos: Atuação profissional em saúde mental; Formação em saúde mental; Cenários da reforma psiquiátrica e o hospital psiquiátrico; Políticas e práticas em saúde mental: desafios para profissionais no hospital. O perfil dos profissionais revelou a maioria do sexo feminino (89,7%), enfermeiras (36,7%), faixa etária de 50-59 anos (42,9%), carga horária de 40 horas semanais (52,4%), tempo de conclusão da graduação de seis a 15 anos (57%) e 21,4% mencionaram ter especialização em saúde mental. Sobre as práticas desenvolvidas, no atendimento individual encontrou-se associação entre quem não constrói ou faz parcialmente o projeto terapêutico associado a quem realiza cuidados de observação e anotação. No atendimento familiar, obteve-se cuidado de consulta na crise; e, no atendimento de grupo a recreação. Na análise dos eixos temáticos observou-se que apesar de mudanças identificadas nos perfis e práticas dos profissionais de nível superior nos serviços de atenção à saúde mental, com a implementação de novas políticas públicas para a área, os achados sugerem a confluência de assimetrias e divergências na atuação das equipes nos hospitais psiquiátricos, à dificuldades na gestão do serviços, as reinternações frequentes, reduzido quantitativo de serviços e equipamentos disponíveis, à alta demanda de usuários, desarticulação da rede de atenção psicossocial, e a própria escassez de recursos humanos qualificados para compor esses serviços. Assim, os cenários evidenciados circunscrevem, em parte, o descompasso político e ideológico atual do processo de reforma psiquiátrica nacional que nega o papel da assistência realizada no ambiente hospitalar, embora não tenha avançando o suficiente com a criação de novos serviços que justifiquem a extinção total dessa instituiçãoDissertação Trajetória do hospital dia Dr. Elger nunes: um recorte histórico da psiquiatria e saúde mental no Rio Grande do Norte(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2011-12-19) Pessoa Júnior, João Mário; Miranda, Francisco Arnoldo Nunes de; ; http://lattes.cnpq.br/9242337504601387; ; Simpson, Clélia Albino; ; http://lattes.cnpq.br/3568948187738623; Sá, Lenilde Duarte de; ; http://lattes.cnpq.br/6801469017582405; Germano, Raimunda Medeiros; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4721938D8No Brasil, a rede de saúde mental proposta pela Reforma Psiquiátrica insere os serviços intermediários e substitutivos, na busca pela aproximação ou ressocialização do portador de transtorno mental e comportamental junto à comunidade. Adotou-se, entre outros serviços, o Centro de Atenção Psicossocial, Residência Terapêutica, Lar Abrigado, Hospital-dia, Leito Psiquiátrico em Hospital Geral. Nesse contexto, o Estado do Rio Grande do Norte, implantou o Hospital-Dia Dr. Elger Nunes (HDEN) em Natal/RN no ano de 1996 ligado à Secretaria Estadual de Saúde Pública. No HDEN acontecia um trabalho terapêutico multi e interdisciplinar, além de ser palco de práticas disciplinares e projetos de extensão de cursos em graduação de Instituições de Ensino Superior no município. Entretanto, com o processo de municipalização dos serviços locais, o Hospital foi extinto por ato administrativo estadual em 2006, deixando prejuízo para as atividades prestadas aos usuários, as práticas disciplinares e as atividades extensionistas. Partindo dessa ruptura, objetivou-se narrar a trajetória do HDEN através dos profissionais da equipe multidisciplinar e dos professores que o utilizaram como campo de práticas disciplinares. Caracteriza-se como estudo documental e qualitativo, respaldado na técnica da história oral temática, seguindo as fases: autorização do colaborador, gravação da entrevista, transcrição, a textualização e a transcriação do material obtido. Utilizaram-se documentos, portarias, relatórios gerais de atividades, entre outros; somada a realização de entrevistas a quinze colaboradores que utilizaram esse serviço, sendo treze profissionais da equipe multidisciplinar e dois docentes da graduação da área da saúde, Enfermagem e Medicina. As histórias coletadas foram organizadas conforme a técnica escolhida, respeitando-se suas etapas. Na preparação do corpus submetido ao programa informático ALCESTE, priorizou-se o tom vital para a formação das categorias e classes elegida por ele, estruturada sob três eixos temáticos. No primeiro eixo denominado Trajetória do HDEN rememorou-se o início de suas atividades, os percalços nesse momento, as atividades desenvolvidas, além dos seus atores os usuários, familiares, profissionais, e as práticas de ensino. O segundo eixo ocupou-se do Processo de extinção do HDEN, resgatandose os sentimentos dos colaboradores, as principais justificativas dadas na época e o cenário imediato pós-extinção. E, o terceiro eixo analisado revelou de forma articulada a situação da Saúde mental em Natal/RN, elencando-se os desafios e perspectivas para a atenção psicossocial, partindo-se da própria trajetória do HDEN com ênfase nas atividades desenvolvidas. Ademais, a trajetória do HDEN propicia o reconhecimento das bases históricas traçadas na constituição da rede de serviços substitutivos presente no atual cenário de atenção psicossocial do município de Natal e no RN.