Navegando por Autor "Pimentel, Samir Calebe Miranda"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC Perspectivas teóricas acerca da atuação do(a) bibliotecário(a) em sistemas de comércio eletrônico(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-20) Pimentel, Samir Calebe Miranda; Santos, Raimunda Fernanda dos; https://orcid.org/0000-0002-7750-3269; https://lattes.cnpq.br/6543436156553138; http://lattes.cnpq.br/2826621347076431; Cunha, Jacqueline de Araújo; https://orcid.org/0000-0002-1058-4260; http://lattes.cnpq.br/9945640747181562; Casimiro, Adelaide Helena Targino; https://orcid.org/0000-0001-9088-9621; ttp://lattes.cnpq.br/3440365758494156Estuda questões relacionadas à atuação do profissional bibliotecário em sistemas de comércio eletrônico. Objetiva analisar, a partir da literatura, as principais atividades que podem ser desempenhadas pelo(a) bibliotecário(a) em sistemas de Comércio Eletrônico. Utiliza como metodologia as pesquisas bibliográfica, exploratória, descritiva com abordagem qualitativa para a construção de uma revisão de literatura acerca do assunto. Apresenta como resultados as principais áreas e setores nos quais o profissional da informação pode atuar, são elas: customer success; gestão da informação; search engine optimization; user experience; integralização; gerenciamento de metadados; desenvolvimento de Sistemas de Organização do Conhecimento para a navegação, busca e recuperação da informação; Arquitetura da Informação. Apresenta reflexões teóricas acerca da profissão do Bibliotecário e das possibilidades de atuação desse profissional no contexto dos sistemas de comércio eletrônico.Conclui inferindo a importância da capacitação e da evolução da visão do bibliotecário sobre suas próprias competências, além da importância de relacioná-las com demandas existentes no mercado. Destaca ainda que os profissionais e conselhos de Biblioteconomia também precisam lutar por novos espaços de atuação e dar visibilidade às práticas biblioteconômicas, buscando estabelecer um contato mais próximo com as empresas, além de implementar diferentes estratégias de marketing da profissão.