Navegando por Autor "Pinheiro, Gabriela Karla Augusta da Silva"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC Corpo, cultura e educação: um olhar para a escola EDTAM(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-23) Pinheiro, Gabriela Karla Augusta da Silva; Medeiros, Rosie Marie Nascimento de; http://lattes.cnpq.br/3130751019799515; Freire, Isabel Batista; Santos, Emanuelle Justino dosO estudo investiga o papel da Escola de Dança do Teatro Alberto Maranhão (EDTAM) na construção da cultura e da educação, analisando a integração entre o ensino da dança, a educação física e os processos formativos. Por meio de uma abordagem qualitativa e fenomenológica, foram realizadas observações de aulas, registros em diário de bordo e questionários direcionados a alunas, professores e gestores. Os resultados evidenciam que a EDTAM promove não apenas o desenvolvimento técnico e artístico, mas também a valorização da expressividade e da inclusão social. A pesquisa também destaca o ballet clássico como uma prática corporal que alia disciplina técnica, consciência corporal e educação estética, conforme previsto pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A pesquisa demonstra que o ensino da dança transcende o espaço artístico ao integrar aspectos educacionais relacionados ao movimento, à coordenação motora e ao desenvolvimento integral dos sujeitos. Ao incorporar a dança na educação física, a EDTAM contribui para uma formação mais ampla, que ressignifica a percepção do corpo e da cultura, ampliando os horizontes dos participantes para além da prática escolar tradicional. A instituição se consolida como um espaço transformador, capaz de integrar arte, cultura e educação física em uma abordagem humanizada e sensíve.