Navegando por Autor "Pinheiro, Maria Izabela Freire Maia"
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TCC Proposta de escola infantil com base na abordagem humanista de ensino e aprendizado(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-02-14) Pinheiro, Maria Izabela Freire Maia; Monteiro, Verner Max Liger de Mello; 0000-0001-8796-2867; https://www.escavador.com/sobre/5028463/verner-max-liger-de-mello-monteiro; Cavalcante, Eunadia Silva; 0000-0002-9245-4995; http://lattes.cnpq.br/1742544253160099; Medeiros, Deisyanne Câmara Alves de; https://www.escavador.com/sobre/463151/deisyanne-camara-alves-de-medeirosA escola tem papel fundamental na formação do ser humano ao promover o acesso ao conhecimento e a construção moral e ética dos estudantes. Pensando em amplificar este papel da instituição em formar cidadãos conscientes e capazes de contribuir com a sociedade, o projeto desenvolvido é baseado na abordagem humanista de ensino e aprendizado, que tem o estudante como foco, respeitando sua individualidade e permitindo-o desenvolver suas habilidades no seu próprio ritmo. A importância da arquitetura é ressaltada na abordagem humanista por ser apresentada como ferramenta de ensino, com a qual a criança aprende também através da exploração e organização do espaço. Seguindo essas ideias, o presente trabalho tem como objetivo geral propor um estudo preliminar de escola infantil cuja arquitetura esteja compatível com a abordagem humanista de ensino e aprendizado, e como objetivos específicos: (1) compreender quais aspectos arquitetônicos de espaços escolares podem influenciar positivamente ou negativamente no processo de ensino e aprendizado, (2) estudar as principais características que envolvem a abordagem humanista no intuito de identificar quais os elementos espaciais mais adequados para o desenvolvimento do método e (3) projetar espaços adequados para o processo de ensino-aprendizagem de crianças prevendo mudanças de layout e otimização para a qualidade do ar no ambiente. Para orientação da proposta arquitetônica, fez-se um aprofundamento teórico acerca do tema juntamente com estudos de referência e estudos das condicionantes legais e do terreno. São também abordadas as etapas projetuais que deram origem à Escola Infantil térrea, com área de 1.751,52m², que associa a abordagem humanista com o projeto arquitetônico através de um planejamento dos espaços que considera o bem-estar, a conexão com a natureza e as condições para o pleno desenvolvimento e aprendizagem das crianças.