Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Pinheiro, Thais Brunna Maurício"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Tecnologias educacionais aplicadas no ensino da liderança em enfermagem: revisão de escopo
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-09-22) Pinheiro, Thais Brunna Maurício; Dantas, Daniele Vieira; https://orcid.org/0000-0003-0307-2424; http://lattes.cnpq.br/0404704679319143; https://orcid.org/0000-0003-1649-2049; http://lattes.cnpq.br/4016880662149168; Diniz, Késsya Dantas; https://orcid.org/0000-0001-6784-3166; http://lattes.cnpq.br/6905727224383587; Silva, Silmara de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/2356247488696794
    Objetivo: Mapear as tecnologias educacionais utilizadas no ensino da liderança para enfermeiros e estudantes de graduação em Enfermagem. Métodos de pesquisa: Trata-se de uma revisão de escopo com base nas recomendações do checklist Preferred Reporting Items for Systematic reviews and Meta-Analyses extension for Scoping Reviews e metodologia do Instituto JBI. A busca foi realizada em 11 fontes de dados nacionais e internacionais. Foram incluídas publicações disponíveis na íntegra, e gratuitamente, em meio eletrônico, sem restrição de idiomas e sem recorte temporal. Foram excluídos resumos, cartas ao editor, editoriais e artigos de opinião. A análise dos dados ocorreu de forma descritiva, sendo elaborados quadros e estatística com frequência absoluta e relativa. Resultados: A amostra final de 15 estudos, publicados entre os anos de 2016 a 2023. As tecnologias educacionais mais utilizadas nos estudos foram Tecnologias Digitais, com destaque para o treinamento utilizando sites, e-books/audiobooks, curso online e Tecnologia da Informação e Comunicação, seguidos da simulação em vídeos, jogos sérios e realidade virtual, programas de liderança e por fim, aplicativos. Em relação às contribuições das tecnologias para liderança destaca-se a mudança de comportamento dos profissionais, o auxílio na tomada de decisão, promoção do aprendizado, melhora do cuidado e gerenciamento em Enfermagem, conhecimento sobre os diferentes tipos de liderança e autonomia do profissional. Considerações finais: Foi possível mapear as tecnologias educacionais que estão sendo utilizadas no ensino de liderança para enfermeiros e estudantes de graduação em Enfermagem, com predomínio das tecnologias digitais e simulação em vídeos, jogos sérios e realidade virtual. Palavras-chave: tecnologia educacional; enfermagem; liderança; educação
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM