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Navegando por Autor "Pinheiro Filho, Ricardo Ferreira"

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    TCC
    Construção de módulo de teste para um sistema fotovoltaico
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-13) Lopes, Gabriela Medeiros de Souza; Salazar, Andres Ortiz; Pinheiro Filho, Ricardo Ferreira; Oliveira, Gabriel Pereira de
    A energia solar fotovoltaica é uma opção promissora para a geração de eletricidade de forma limpa e sustentável. No entanto, a eficiência dos sistemas fotovoltaicos é comprometida por fatores diversos, resultando em perdas significativas na conversão de energia. Nesse contexto, é crucial desenvolver técnicas que melhorem a eficiência e otimizem esses sistemas. Neste trabalho, é proposta a construção de uma bancada de testes para sistemas fotovoltaicos, com o objetivo de fornecer um ambiente adequado para aplicações acadêmicas, permitindo a realização de estudos sobre arrefecimento, aprimoramento de conversores de energia, análise de sombreamento e outros aspectos relevantes para a otimização do desempenho e eficiência dos sistemas fotovoltaicos, a fim de impulsionar a adoção da energia solar como fonte limpa, buscando contribuir para a redução das emissões de gases de efeito estufa e promover um futuro mais sustentável.
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    Tese
    Estudo de um sistema de frenagem eletromagnética empregando correntes parasitas
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-11-28) Pinheiro Filho, Ricardo Ferreira; Salazar, Andrés Ortiz; Dórea, Carlos Eduardo Trabuco; ; http://lattes.cnpq.br/0143490577842914; ; http://lattes.cnpq.br/7865065553087432; ; http://lattes.cnpq.br/4758146782593557; Lock, Alberto Soto; ; http://lattes.cnpq.br/7623349795638505; Quintaes, Filipe de Oliveira; ; http://lattes.cnpq.br/0868502609660648; Ferreira, Jossana Maria de Souza; ; http://lattes.cnpq.br/7691693293898376
    O presente trabalho trata do estudo analítico, computacional e experimental dos fenômenos relacionados à indução de correntes parasitas em meios metálicos de baixa permeabilidade para aplicações em sistemas de frenagem eletromagnética embarcadas. São enfocados os fenômenos de geração de forças que se opõem à variação de fluxos magnéticos estacionários, produzidos por alimentação em corrente contínua, postos em movimento pela aplicação de uma força propulsora externa. O estudo é motivado pela busca por solucionar o problema do controle de velocidade dos PIG’s empregados na verificação e manutenção de tubulações, e é conduzido com base na sintetização de modelos analíticos, os quais são validados por intermédio de simulações computacionais no ambiente dos Elementos Finitos, providas por softwares de apoio à engenharia; e por meio de ensaios experimentais conduzidos em laboratório sob condições controladas. Por fim, é apresentada uma metodologia para o projeto de sistemas de frenagem dessa natureza com base nos resultados obtidos das análises desenvolvidas ao longo do estudo
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    Dissertação
    Implementação de um controle vetorial de velocidade em um motor de indução trifásico sem mancais com enrolamento dividido
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-03-03) Alves, Irlete Pereira Mota; Salazar, Andres Ortiz; https://orcid.org/0000-0001-5650-3668; http://lattes.cnpq.br/7865065553087432; http://lattes.cnpq.br/5290524323530281; Ferreira, Jossana Maria de Souza; http://lattes.cnpq.br/7691693293898376; Paiva, José Álvaro de; Pinheiro Filho, Ricardo Ferreira
    Neste estudo, é proposta a implementação de um Controle Vetorial de Velocidade em um Motor de Indução Trifásico sem Mancais, utilizando uma estrutura de acionamento otimizada. O objetivo do controle vetorial é assegurar uma resposta rápida de velocidade, mesmo diante de elevados torques em máquinas de indução, tanto em regime transitório quanto em regime permanente. O desempenho desse método é analisado por meio de simulações realizadas no ambiente MATLAB. Ademais, o trabalho descreve de forma detalhada o sistema experimental empregado, o qual é composto por blocos de monitoramento e controle, acionamento e motor-mancal. A estratégia mencionada engloba um controle vetorial de velocidade orientado pelo fluxo do rotor. O estudo visa aplicar estas condições em um motor de indução mancal posicionado verticalmente, com o objetivo de analisar o controle de velocidade.
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