Navegando por Autor "Pinheiro Filho, Ricardo Ferreira"
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TCC Construção de módulo de teste para um sistema fotovoltaico(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-13) Lopes, Gabriela Medeiros de Souza; Salazar, Andres Ortiz; Pinheiro Filho, Ricardo Ferreira; Oliveira, Gabriel Pereira deA energia solar fotovoltaica é uma opção promissora para a geração de eletricidade de forma limpa e sustentável. No entanto, a eficiência dos sistemas fotovoltaicos é comprometida por fatores diversos, resultando em perdas significativas na conversão de energia. Nesse contexto, é crucial desenvolver técnicas que melhorem a eficiência e otimizem esses sistemas. Neste trabalho, é proposta a construção de uma bancada de testes para sistemas fotovoltaicos, com o objetivo de fornecer um ambiente adequado para aplicações acadêmicas, permitindo a realização de estudos sobre arrefecimento, aprimoramento de conversores de energia, análise de sombreamento e outros aspectos relevantes para a otimização do desempenho e eficiência dos sistemas fotovoltaicos, a fim de impulsionar a adoção da energia solar como fonte limpa, buscando contribuir para a redução das emissões de gases de efeito estufa e promover um futuro mais sustentável.Tese Estudo de um sistema de frenagem eletromagnética empregando correntes parasitas(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-11-28) Pinheiro Filho, Ricardo Ferreira; Salazar, Andrés Ortiz; Dórea, Carlos Eduardo Trabuco; ; http://lattes.cnpq.br/0143490577842914; ; http://lattes.cnpq.br/7865065553087432; ; http://lattes.cnpq.br/4758146782593557; Lock, Alberto Soto; ; http://lattes.cnpq.br/7623349795638505; Quintaes, Filipe de Oliveira; ; http://lattes.cnpq.br/0868502609660648; Ferreira, Jossana Maria de Souza; ; http://lattes.cnpq.br/7691693293898376O presente trabalho trata do estudo analítico, computacional e experimental dos fenômenos relacionados à indução de correntes parasitas em meios metálicos de baixa permeabilidade para aplicações em sistemas de frenagem eletromagnética embarcadas. São enfocados os fenômenos de geração de forças que se opõem à variação de fluxos magnéticos estacionários, produzidos por alimentação em corrente contínua, postos em movimento pela aplicação de uma força propulsora externa. O estudo é motivado pela busca por solucionar o problema do controle de velocidade dos PIG’s empregados na verificação e manutenção de tubulações, e é conduzido com base na sintetização de modelos analíticos, os quais são validados por intermédio de simulações computacionais no ambiente dos Elementos Finitos, providas por softwares de apoio à engenharia; e por meio de ensaios experimentais conduzidos em laboratório sob condições controladas. Por fim, é apresentada uma metodologia para o projeto de sistemas de frenagem dessa natureza com base nos resultados obtidos das análises desenvolvidas ao longo do estudoDissertação Implementação de um controle vetorial de velocidade em um motor de indução trifásico sem mancais com enrolamento dividido(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-03-03) Alves, Irlete Pereira Mota; Salazar, Andres Ortiz; https://orcid.org/0000-0001-5650-3668; http://lattes.cnpq.br/7865065553087432; http://lattes.cnpq.br/5290524323530281; Ferreira, Jossana Maria de Souza; http://lattes.cnpq.br/7691693293898376; Paiva, José Álvaro de; Pinheiro Filho, Ricardo FerreiraNeste estudo, é proposta a implementação de um Controle Vetorial de Velocidade em um Motor de Indução Trifásico sem Mancais, utilizando uma estrutura de acionamento otimizada. O objetivo do controle vetorial é assegurar uma resposta rápida de velocidade, mesmo diante de elevados torques em máquinas de indução, tanto em regime transitório quanto em regime permanente. O desempenho desse método é analisado por meio de simulações realizadas no ambiente MATLAB. Ademais, o trabalho descreve de forma detalhada o sistema experimental empregado, o qual é composto por blocos de monitoramento e controle, acionamento e motor-mancal. A estratégia mencionada engloba um controle vetorial de velocidade orientado pelo fluxo do rotor. O estudo visa aplicar estas condições em um motor de indução mancal posicionado verticalmente, com o objetivo de analisar o controle de velocidade.