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Navegando por Autor "Pinho, André Luis Santos de"

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    TCC
    A Justiça Estadual do RN na perspectiva dos advogados: Acesso, Morosidade, Litigiosidade e Prestação Jurisdicional
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017-11-17) Nunes, Amanda Karen; Silva, Francisco de Assis Medeiros da; André Luis Santos de Pinho; Silva, Francisco de Assis Medeiros da; Pinho, André Luis Santos de; Araújo, Eduardo Henrique Silveira de
    Este trabalho traz o resultado de uma pesquisa de opinião com advogados nas comarcas do Poder Judiciário do Rio Grande do Norte, a respeito da justiça estadual, com destaque no acesso à justiça, na confiança da população e na morosidade, sob a ótica do advogado. Segundo os advogados o procedimento para ajuizar uma ação é fácil, mas o tempo de tramitação de um processo é muito lento na justiça. Foi detectado que o valor das custas processuais e o tempo de tramitação do processo são os principais fatores que levam a população a desistir de procurar a justiça, enquanto a celeridade na prestação jurisdicional e o aumento do nº de magistrados são fatores que podem melhorar a prestação jurisdicional. O Teste Qui-Quadrado de Pearson (χ²) permitiu afirmar que há associação entre nível de confiança e procedimento para ajuizar a ação, além de afirmar que há associação entre o procedimento para ajuizamento e tempo da tramitação do processo, assim como há associação entre o tempo da tramitação do processo e nível de confiança na justiça. Para avaliar esta associação foi utilizada a análise de correspondência onde seu objetivo é mostrar graficamente as variáveis e suas categorias, com intuito de indicar associação entre linhas e colunas.
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    Dissertação
    Análise de usabilidade de livro digital na EaD: aplicação da avaliação heurística proposta por Pechansky
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-08-29) Lacerda, Luciana Melo de; ; http://lattes.cnpq.br/0502404503486676; ; http://lattes.cnpq.br/3152889238820993; Pinho, André Luis Santos de; ; http://lattes.cnpq.br/7753762932186347; Neto, Jefferson Garrido de Araújo; ; http://lattes.cnpq.br/6514287319128957; Andruchak, Marcos Alberto; ; http://lattes.cnpq.br/4553226203655389
    A Educação a Distância situa-se hoje em sua quinta geração, mediada pelas Novas Tecnologias de Informação e Comunicação. Neste contexto tecnológico, encontra nos livros digitais uma potencial ferramenta interativa para a aprendizagem colaborativa. Sendo assim, este projeto foi realizado com o objetivo de analisar os ebooks produzidos pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN através da Secretaria de Educação a Distância – SEDIS. O presente estudo sucedeu-se em duas fases: em primeiro lugar, realizou-se uma pesquisa exploratória para sondar a leitura e o manuseio do material didático digital da EaD pelos alunos-usuários, disponível na plataforma Moodle da SEDIS. Em segundo lugar, analisou-se a amostra de um livro digital por meio da avaliação heurística. Esta pesquisa tem a intenção tanto de identificar possíveis problemas quanto sugerir soluções para os mesmos. Por último, é apresentado um relatório final com diagnóstico e sugestões para um projeto de design mais pertinente, a fim de otimizar o livro digital por meio de diretrizes de usabilidade aplicadas a materiais da EaD
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    Dissertação
    Análise propositiva da evolução dos formulários eletrônicos da avaliação de desempenho dos servidores técnico-administrativos da UFRN no período de 2006 a 2016 sob a ótica da ergonomia e usabilidade
    (2017-01-05) Lima, Fernanda Pessoa Coutinho Fernandes; ; http://lattes.cnpq.br/7686896980904000; ; http://lattes.cnpq.br/6537328440013550; Pinho, André Luis Santos de; ; http://lattes.cnpq.br/7753762932186347; Oliveira, Paula Rebello Magalhães de; ; Nunes, Tassos Lycurgo Galvão; ; http://lattes.cnpq.br/5591762841657455
    A avaliação de desempenho é uma ferramenta fundamental para a gestão de pessoas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Através dela é possível identificar a situação dos servidores em um determinado espaço de tempo, considerando a análise do próprio servidor, dos seus pares e de sua chefia. Na UFRN, o formulário de avaliação é aplicado anualmente e seu preenchimento é obrigatório para os servidores técnico-administrativos em educação e os docentes que exercem de funções administrativas. Através desses dados, a equipe de Gestão de Pessoas pode planejar as estratégias de desenvolvimento de pessoas, como cursos de capacitação, por exemplo, permitindo que a instituição cresça junto com elas, contribuindo para a melhoria dos serviços prestados. Por ser um processo importante para a gestão de pessoas, a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGESP) identificou a necessidade de atualizar o conjunto de formulários de avaliação de desempenho dos servidores, buscando torná-lo mais agradável para estimular os servidores a contribuírem com o aprimoramento do funcionamento da área de administração e desenvolvimento de pessoal. O estudo apresentado tem como objetivo analisar a usabilidade dos formulários de avaliação de desempenho da UFRN, sendo o primeiro desenvolvido em 2006 e utilizado até 2015 e o segundo, criado para substituí-lo, e gerar um conjunto de sugestões que possam contribuir para o redesign da ferramenta sob a ótica da usabilidade. Para realizar este estudo de caráter qualitativo, foram utilizadas duas técnicas para coletar as informações. Primeiramente, foi realizada uma entrevista estruturada com o responsável pelo Design da Superintendência de Informática (SINFO) e com os responsáveis pelo setor de avaliação da PROGESP para facilitar a compreensão do quadro atual e das necessidades de mudança. Em seguida, foram realizadas as avaliações cooperativas. Realizada as seis sessões para a aplicação da Avaliação Cooperativa e do Questionário de Satisfação, instrumentos utilizados para a realização desta pesquisa, foi possível concluir que o formulário da resolução de 2015 apresenta mais usabilidade que o seu anterior, ainda que seja um protótipo e necessite de melhorias.
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    Dissertação
    Avaliação da usabilidade e da arquitetura da informação do site do Instituto do Cérebro da UFRN: um estudo de caso com base nas opiniões dos usuários da instituição
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-02-24) Silva, Gabriel Marcos da; Rosa, José Guilherme da Silva Santa; ; http://lattes.cnpq.br/7686896980904000; ; Silva, Gabriel Marcos da; Pinho, André Luis Santos de; ; http://lattes.cnpq.br/7753762932186347; Bezerra, Josenildo Soares; ; http://lattes.cnpq.br/3081353090677062; Burgos, Taciana de Lima; ; http://lattes.cnpq.br/0810842293933295
    O presente trabalho teve como objetivo elaborar uma lista de recomendações para o site do Instituto do Cérebro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte com ênfase na identificação de falhas na usabilidade e na arquitetura da informação, por meio da aplicação de técnicas do design com usuários da instituição. A partir da aplicação das técnicas Cardsorting, aplicada com um grupo de seis pessoas (professor, técnicos administrativos e aluno da pós-graduação); entrevistas com o diretor do Instituto do Cérebro e com secretárias da graduação e pós-graduação; Avaliação Cooperativa, aplicada de duas formas: em grupo, com um grupo formado por seis pessoas que são integrantes do corpo técnico do Instituto do Cérebro e individualmente, com oito usuários (alunos da pós-graduação e técnicos administrativos do Instituto do Cérebro da UFRN) que desempenharam tarefas que são frequentemente realizadas por usuários pertencentes ao público-alvo no site do Instituto do Cérebro. Após cada sessão da Avaliação Cooperativa Individual foi aplicado um questionário de satisfação do usuário sobre sua percepção a respeito da usabilidade e da utilidade do site do ICe. Concluiu-se, portanto que, por meio da análise dos resultados e da triangulação dos dados obtidos em cada uma das técnicas aplicadas com usuários na presente pesquisa, foram verificados, dentre outros, problemas relacionados à utilização inadequada de elementos de interface, navegação, rotulagem de alguns termos do menu, e ainda, a ausência de campo de busca e integração com as redes sociais – além da ausência, posicionamento e formatação inadequada de informações que seriam de alta relevância para os usuários. Por fim, é apresentada uma lista de recomendações que poderá ser utilizada em futuro redesign da interface com vistas à melhoria da arquitetura da informação e usabilidade do site do Instituto do Cérebro da Universidade Federal do Rio Grande Norte.
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    Dissertação
    Avaliação de usabilidade em materiais interativos de ensino a distância da UFRN-SEDIS
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-12-05) Koshiyama, Davi José Di Giacomo; Rosa, José Guilherme da Silva Santa; ; http://lattes.cnpq.br/7686896980904000; ; http://lattes.cnpq.br/4553226203655389; ; http://lattes.cnpq.br/9429585364025868; Pinho, André Luis Santos de; ; http://lattes.cnpq.br/7753762932186347; Bezerra, Josenildo Soares; ; http://lattes.cnpq.br/3081353090677062
    Este estudo tem por finalidade avaliar a usabilidade de Materiais Interativos desenvolvidos para os cursos oferecidos pela UFRN-SEDIS na modalidade de ensino a distância (EaD), por meio das técnicas de grupo de foco, avaliação cooperativa e avaliação de satisfação. Os Materiais Interativos têm como propósito servir como uma via pela qual o conteúdo do curso chegue até o aluno de forma didática, estimulante e auto instrutiva o suficiente para que o aluno se engaje e não encontre dificuldades em utilizá-lo. Após o levantamento de dados deste contexto foram selecionados quatro Materiais Interativos (“Introdução ao Cálculo Aplicado”, “Ciência, Tecnologia e Sociedade”, “Estudos do Semiárido” e “Geografia Cultural”) que adotam a estrutura estabelecida pela UFRN-SEDIS para serem avaliados quanto à sua usabilidade. Inicialmente foi realizado um teste preliminar a partir de avaliação cooperativa com uma aluna interagindo com os quatro Materiais Interativos no intuito de revelar e mapear as principais falhas de usabilidade, subsidiando questionamentos mais aprofundados posteriormente. As gravações deste teste preliminar foram analisadas por um grupo de foco composto por dois designers gráficos e dois designers de multimídia, sendo estes os desenvolvedores responsáveis pelos Materiais Interativos, o que contribuiu para analisar o desvio entre “o que foi projetado” e “como foi usado”, estruturando e complementando o roteiro para a avaliação cooperativa e avaliação de satisfação posteriores. A avaliação cooperativa foi aplicada individualmente a dez alunos de cursos de graduação da UFRN, que testaram cada um dos quatro materiais. Ao final todos preencheram um questionário de avaliação de satisfação adaptado do formulário Quis (Questionnaire for User Interaction Satisfaction). A análise dos dados coletados na presente pesquisa revelou pontos positivos, negativos e apontamentos a serem considerados para nortear o desenvolvimento de futuros materiais didáticos interativos, no contexto da UFRN-SEDIS, retroalimentando o processo de design e avaliação com a participação do usuário
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    Dissertação
    Avaliação do desempenho e aplicação do gráfico de controle EWMA para o processo estocástico POMINAR(1)
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-03-31) Santos, Edwin Castro Fernandes dos; Pinho, André Luis Santos de; https://orcid.org/0000-0002-2975-4637; http://lattes.cnpq.br/7753762932186347; http://lattes.cnpq.br/0368204181534984; Fernandez, Luz Milena Zea; https://orcid.org/0000-0001-8335-9446; http://lattes.cnpq.br/0576675498537949; Queiroz, Francisco Felipe de
    Neste trabalho se propõe avaliar o desempenho do gráfico de controle EWMA, adaptando-o ao modelo autorregressivo misto de primeira ordem com inovações Poisson, denominado POMINAR(1), que é composto de dois operadores conhecidos como thinning binomial e thinning Poisson. Objetiva-se comparar os resultados obtidos com os do gráfico de controle Shewhart, e mostrar que o gráfico de controle EWMA é mais eficiente para detectar desvios na média do processo abaixo de 1.5 desvio padrão. Para isso, é definido o gráfico de controle EWMA e sua esperança. São propostos dois teoremas e dois corolários a fim de definir a variância de acordo com o tamanho do subgrupo racional. Em seguida, seus limites de controle superior e inferior serão definidos, para analisar o seu desempenho. Após isso, será feita uma análise comparando valores encontrados através de uma simulação utilizando o gráfico de controle EWMA com os resultados obtidos utilizando o gráfico de controle Shewhart. Por fim, apresentam-se duas aplicações com dados reais utilizando o gráfico de controle EWMA. A primeira situação está relacionada à Seção de dados criminais no site Forecasting Principles. A variável escolhida representa o número de roubos mensais relatados no distrito político nº 12, em Pittsburgh (EUA), de jan/1990 a dez/2001, com um total de 144 observações. Já a segunda situação é a contagem de diferentes endereços IP registrados num período de dois minutos de duração no servidor do Departamento de Estatísticas da Universidade de Wüsrzburg, em 29 de novembro de 2005, entre 10h às 18h, com 241 observações.
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    Dissertação
    Avaliação, análise e desenvolvimento de jogo sério digital para desktop sobre sintomas e procedimentos de emergência do acidente vascular cerebral
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-05-14) Limeira, Carlos Felippe Dias; Pereira Júnior, Antonio; ; http://lattes.cnpq.br/7686896980904000; ; http://lattes.cnpq.br/6551796273704325; Pinho, André Luis Santos de; ; http://lattes.cnpq.br/7753762932186347; Madeira, Charles Andryê Galvão; ; http://lattes.cnpq.br/2381782879955327; Silva, José Carlos Plácido da; ; http://lattes.cnpq.br/1251423347793821
    Na área da Educação em Saúde, os materiais educativos desenvolvidos como cartilhas e vídeos animados, nem sempre são muito atrativos e eficazes com o público mais jovem, como o formado por pré-adolescentes. Diante deste problema buscamos demonstrar que o uso de um jogo sério digital pode facilitar o processo de ensino-aprendizagem de pré-adolescentes acerca dos sintomas e procedimentos de emergência do Acidente Vascular Cerebral (AVC), partindo da hipótese de que na transmissão de informações sobre os sintomas do AVC e do número do SAMU (Serviço Ambulatório Móvel de Urgência) a utilização de um jogo sério digital pode ser mais eficaz no que se refere à preferência e retenção das informações apresentadas do que uma animação digital desenvolvida com a mesma finalidade e utilizada em campanhas educativas de combate ao AVC. Para tanto o trabalho apresenta uma reflexão sobre o uso de jogos digitais no contexto educacional, aliando os princípios de game design com a abordagem do Design Centrado no Usuário para o desenvolvimento de um jogo sério digital para desktop. A metodologia adotada visou a coleta e análise de dados qualitativos e quantitativos, a partir de instrumentos metodológicos adaptados dos já existentes na literatura (prototipagem de jogo digital, entrevista semiestruturada, escala visual de humor Pick-A-Mood, grupo focal) e desenvolvidos exclusivamente para a pesquisa (teste de retenção com "dedoches" e teste de preferência), sempre buscando adequá-los aos sujeitos da pesquisa, de modo a poderem ser aplicados de forma rápida e lúdica, auxiliando na compreensão e investigação da experiência dos pré-adolescentes com os objetos da pesquisa (animação e jogo sério digital). Concluiu-se que embora não houve diferenças significativas entre a retenção do número do SAMU ao comparar o jogo com a animação, o jogo sério digital demonstrou ser mais eficaz na retenção dos sintomas do AVC e na preferência dos pré-adolescentes.
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    Dissertação
    Classificador máquina de suporte vetorial com análise de Fourier aplicada em dados de EEG e EMG
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-02-03) Carvalho, Jhonnata Bezerra de; Pinho, André Luis Santos de; Borries, George Freitas Von; ; http://lattes.cnpq.br/6976248041309607; ; http://lattes.cnpq.br/7753762932186347; ; http://lattes.cnpq.br/0061500628399827; Vivacqua, Carla Almeida; ; http://lattes.cnpq.br/4339735174795014; Amaral, Getúlio José Amorim do; ; http://lattes.cnpq.br/7674916684282039
    O classificador Máquina de Suporte Vetorial, que vem do termo em inglês \textit{Support Vector Machine}, é utilizado em diversos problemas em várias áreas do conhecimento. Basicamente o método utilizado nesse classificador é encontrar o hiperplano que maximiza a distância entre os grupos, para aumentar o poder de generalização do classificador. Neste trabalho, são tratados alguns problemas de classificação binária com dados obtidos através da eletroencefalografia (EEG) e eletromiografia (EMG), utilizando a Máquina de Suporte Vetorial com algumas técnicas complementares, destacadas a seguir como: Análise de Componentes Principais para a identificação de regiões ativas do cérebro, o método do periodograma que é obtido através da Análise de Fourier, para ajudar a discriminar os grupos e a suavização por Médias Móveis Simples para a redução dos ruídos existentes nos dados. Foram desenvolvidas duas funções no $software$ \textbf{R}, para a realização das tarefas de treinamento e classificação. Além disso, foram propostos 2 sistemas de pesos e uma medida sumarizadora para auxiliar na decisão do grupo pertencente. A aplicação dessas técnicas, pesos e a medida sumarizadora no classificador, mostraram resultados bastantes satisfatórios, em que os melhores resultados encontrados foram, uma taxa média de acerto de 95,31\% para dados de estímulos visuais, 100\% de classificação correta para dados de epilepsia e taxas de acerto de 91,22\% e 96,89\% para dados de movimentos de objetos para dois indivíduos.
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    Tese
    Desenvolvimento e avaliação de um serious game de educação alimentar para escolares
    (2017-05-02) Ribeiro, Iramara Lima; Costa, Iris do Céu Clara; Santa Rosa, José Guilherme da Silva; ; http://lattes.cnpq.br/7686896980904000; ; http://lattes.cnpq.br/9903762680376103; ; http://lattes.cnpq.br/1033263683509450; Pinho, André Luis Santos de; ; http://lattes.cnpq.br/7753762932186347; Medeiros Júnior, Antonio; ; http://lattes.cnpq.br/8911091115987549; Badiali, Michelle Ferret; ; http://lattes.cnpq.br/3500377017674415; Silva, Rita de Cássia Ribeiro da;
    Os hábitos alimentares na infância têm preocupado a sociedade atual, haja vista a elevação na prevalência do sobrepeso/obesidade nessa fase de vida, porém, o uso de Serious Games na perspectiva da Educação Alimentar e Nutricional pode contribuir na melhoria de tal quadro, na medida em que as crianças cada vez mais se apropriam das tecnologias. Este estudo objetivou desenvolver e avaliar um Serious Game de Educação Alimentar e Nutricional para escolares entre sete e dez anos de idade da cidade de Natal-RN. Trata-se de uma pesquisa-ação de abordagem qualitativa pela técnica do design participativo e à luz da percepção de Merleau-Ponty, cuja metodologia envolveu três etapas: I. Compreensão dos participantes sobre alimentação e interesses para com o jogo, além de teste de protótipo em papel; II. Construção do jogo; III. Avaliação da satisfação do jogo e percepção pelos escolares. Os resultados da etapa I mostraram que a compreensão dos escolares sobre alimentos saudáveis esteve influenciada por pais, professores, fatores socioeconômicos e mídia. Quanto ao jogo eletrônico, os entrevistados propuseram a inclusão das temáticas de atividade física e hábitos de higiene. O teste do protótipo em papel apontou para a necessidade de aperfeiçoar menus, personagens e de adaptar o enredo, concretizados pela criação do jogo Ran-gO® na modalidade role-playing game no qual o jogador assume o papel de uma personagem. Na etapa três, o teste de satisfação do usuário demonstrou a satisfação das crianças concernente aos conhecimentos sobre alimentação, motivação e experiência do usuário, carecendo de ajustes em relação a diminuir a sobrecarga de informações para aumentar a confiança do jogador. Quanto maior foi a idade das crianças, maior a satisfação, existiram, porém, dificuldades daquelas com sete anos em relação à habilidade/competência para jogar. A percepção avaliada por meio das entrevistas na etapa final esteve associada à qualidade nutricional do alimento e à quantidade consumida pela personagem no ambiente do jogo, existindo a contextualização da criança para a sua vida real. A experiência perceptiva relacionou-se ao passado e ao presente da criança, o que pode conduzir ao hábito numa relação com o porvir. O Ran-gO® mostra-se como ferramenta de Educação Alimentar profícua no que concerne a dar a conhecer a respeito dos aspectos da alimentação para que a criança possa refletir, enquanto sujeito pensante, sobre seus hábitos, a fim de realizar escolhas condizentes com suas necessidades.
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    Dissertação
    Design de interação no Moodle Mandacaru: análise da usabilidade e arquitetura da informação do ava Moodle no formato Mandacaru
    (2016-05-05) Gusmão, Eduardo Henrique Olimpio de; Santa Rosa, José Guilherme da Silva; ; http://lattes.cnpq.br/7686896980904000; ; http://lattes.cnpq.br/0311047260859477; Pinho, André Luis Santos de; ; http://lattes.cnpq.br/7753762932186347; Valentim, Ricardo Alexsandro de Medeiros; ; http://lattes.cnpq.br/3181772060208133; Sousa, Álvaro José Barbosa de; ; http://lattes.cnpq.br/8480407893501924
    Este trabalho tem como objetivo avaliar a usabilidade e arquitetura da informação da interface denominada Moodle Mandacaru, utilizada pelo Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) no Curso de Especialização em Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (CGTES), e propor melhorias para futuras versões. O estudo teve como base os conceitos de avaliações de usabilidade através de técnicas preditivas, utilizando os critérios ergonômicos de inspeção via checklist do LabUtil, e prospectivas, utilizando a avaliação cooperativa e questionário de satisfação. A metodologia da pesquisa é descritiva e sua abordagem mista, na qual são utilizadas análises quantitativas, coletadas em questionários de satisfação, e análises interpretativas, coletados em entrevistas in loco com 5 alunos do curso. Para o auxilio na organização e direção da pesquisa foi utilizada um framework denominado DECIDE, na qual foi traçada uma sequência específica de orientação, execução e análises no processo de avaliação. A coleta de dados foi organizada em três etapas: (1) etapa preparatória, na organização das ações que irão nortear as etapas subsequentes; (2) primeira etapa, com a realização de uma análise diacrônica do objeto em estudo e inspeção ergonômica; (3) segunda etapa, com a execução da avaliação cooperativa aliada ao questionário de satisfação. A análise dos dados na primeira etapa, através da análise diacrônica do ambiente, apresentou um avanço significativo no aspecto visual, organização dos conteúdos e uso de novas tecnologias em relação às versões anteriores, em contrapartida a inspeção via checklist apresentou um percentual de aproximadamente 33% de não conformidade com os critérios ergonômicos no Ergolist, apresentando a flexibilidade, controle do usuário, feedback e ações mínimas como um dos maiores problemas da interface. Os resultados da segunda etapa mostraram uma consonância com a maioria dos pontos da etapa anterior, adicionando um toque pessoal do usuário em relação à satisfação e aspectos relevantes à usabilidade do ambiente.
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    Dissertação
    Elaboração de instrumento de apoio à produção de infografia em materiais didáticos de educação a distância sob aspectos do design da informação
    (2014-08-18) Lima, Carolina Costa de Oliveira; Santa Rosa, José Guilherme da Silva; ; ; ; Pinho, André Luis Santos de; ; Bessa, Olavo Fontes Magalhães; ; Rocha Neto, Manoel Pereira da;
    A pesquisa foi desenvolvida na Secretaria de Educação a Distância – SEDIS da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN com o objetivo de propor a elaboração de um instrumento de apoio à produção de infografia para os materiais didáticos que podem ser mais bem compreendidos por meio do uso de recursos do design informacional, visando otimizar o planejamento desse recurso visual nesse ambiente de trabalho. Com esse propósito, a pesquisa configurou-se em 3 etapas bem definidas: 1) levantamento de dados e necessidades com base na aplicação de questionário, análise cognitiva da tarefa e entrevista, com o intuito de conhecer o perfil dos sujeitos da pesquisa, bem como conhecer seu modo de trabalho e considerações relacionadas com a interação entre os profissionais em um esforço conjunto, como o planejamento; 2) capacitação com os sujeitos da pesquisa, objetivando alinhar a linguagem e os conhecimentos básicos desses profissionais acerca de conceitos e classificações da infografia, levando em consideração fatores inseridos na área de abrangência do design informacional; e 3) elaboração de um formulário que desse suporte a questões inerentes à fase de planejamento de infográficos para materiais didáticos, sob a ótica dos conteúdos abordados na capacitação. Para avaliar e realizar melhorias no formulário, foram realizados testes em uma abordagem de trabalho colaborativo para que estimulassem o envolvimento dos profissionais na construção de um instrumento a ser utilizado por eles próprios. A hipótese defendida pela pesquisa é a de que a utilização do formulário de planejamento pode otimizar não só o tempo de produção de infografia dentro do ambiente de trabalho estudado mas também dar um salto qualitativo com relação ao próprio processo de criação desse recurso visual, propiciando uma visão mais consciente e menos automatizada por parte dos profissionais envolvidos.
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    Dissertação
    Estudo comparativo do desempenho de gráficos de controle EWMA com uso do modelo GMTD para processos autocorrelacionados
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-02-21) Silva, Elias Jeferson de Melo; Vivacqua, Carla Almeida; https://orcid.org/0000-0002-4058-8289; http://lattes.cnpq.br/4339735174795014; http://lattes.cnpq.br/2552273742119114; Gonzalez, Mário Orestes Aguirre; Pinho, André Luis Santos de; Lee, Linda
    Statistical quality control is one of the most important knowledge fronts of quality engineering. Its main objective is the systematic reduction of the variability in the characteristics of the product or process. One of the ways to analyse these characteristics is through the control charts, which allows the monitoring of the process. However, some assumptions are necessary for its use, as is the independence between observations. However, in practice, many processes do not fulfil this assumption and end up generating an autocorrelated process. This autocorrelation, if not noted, can lead to an increase in false alarm numbers, thus unnecessarily stopping the process several times and leading to increased operating costs. Standard control charts, in general, do not involve the calculation of autocorrelation. An ideal graph to monitor small process shifts and even some autocorrelation processes is the exponentially weighted moving average, or simply EWMA. It is also desirable to use a template that allows monitoring, data series, or process, regardless of whether such data is presented linearly or non-linearly. A model that presents itself as an alternative to this situation is Transition Distribution and Gaussian Mixture, GMTD. So the purpose of this paper was to find a way to combine the advantages of the EWMA control chart with the GMTD model and compare it with the adjustments found in the academic literature to deal with autocorrelation. Such a comparison was made by the performance of such graphs, in general the most usual measure for comparison of the control graphs is by means of the average run length, ARL. The data used in the comparison of performance, and consequently the adopted research method, came from computational simulation, generated in the software. At the end of this stage, conclusions were made that showed the best of the graphs to deal with some autocorrelation scenarios.
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    Dissertação
    Estudo da usabilidade do portal do aluno do SIGAA Mobile Android da UFRN: identificando diretrizes de interface a serem utilizadas como recomendações no processo de desenvolvimento das funcionalidades deste sistema
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-04-12) Maia, Marcelo Pereira; ; http://lattes.cnpq.br/5591762841657455; ; http://lattes.cnpq.br/6222432193134200; Pinho, André Luis Santos de; ; http://lattes.cnpq.br/7753762932186347; Santa Rosa, José Guilherme da Silva; ; http://lattes.cnpq.br/7686896980904000; Caldas, Luiz Carlos Agner; ; http://lattes.cnpq.br/2328427339458925
    Avaliação de usabilidade é um processo importante durante o desenvolvimento de um software, seja ele para um sistema web ou mobile. No caso de um sistema mobile, o custo é bastante oneroso, tanto no que se refere à mão de obra especializada, como de recursos tecnológicos utilizados, tornando essa avaliação de usabilidade ainda mais importante. Além disso, as versões webdos sistemas SIG da UFRN já estão consolidadas e com uma grande aceitação, fazendo com que suas versões mobile tenham, ainda mais, a preocupação de lançar um produto de boa qualidade para manter essa credibilidade dos sistemas SIG , tanto na UFRN, como nas demais instituições que utilizam esses sistemas. Com este trabalho, buscou-se identificar algumas diretrizes de interface que possam ser utilizadas no processo de desenvolvimento dos sistemas SIG Mobile, mais especificamente o SIGAA Mobile, de modo a facilitar o desenvolvimento de novas funcionalidades voltadas para estes sistemas. Para isso, foi realizada uma avaliação de usabilidade no Portal do Aluno do SIGAA Mobile Android, tomando como base padrões de interface já existentes na literatura. Posteriormente, foi aplicado um questionário com os usuários do sistema para coletar as opiniões e sugestões dos mesmos. De posse de todos esses dados coletados, foi possível definir algumas diretrizes de interface a serem seguidas como recomendações no processo de desenvolvimento dos sistemas SIG Mobile.
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    Artigo
    Ferramenta de suporte ao projeto de capas de livros a partir de princípios da ergonomia
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015) Maia, Maria Aniolly Queiroz; Sales Júnior, Francisco Monteiro de; Andruchak, Marcos Alberto; Pinho, André Luis Santos de; Rosa, José Guilherme Santa; 0000-0003-4485-1774
    O objetivo do trabalho foi o de construir um instrumento de suporte ao projeto de capas de livros. Buscou-se conhecer como os componentes linguísticos estão ordenados e combinados entre si, e se a relação entre eles proporciona facilidade de leitura e interpretação, comunicando informações inerentes à literatura. A ferramenta foi concebida a partir de diretrizes e conceitos do design da informação e da linguagem gráfica e visual, consolidados em 32 critérios. Para o processo de teste e validação foram avaliadas capas de livros presentes na ementa da componente curricular Ergonomia Informacional do programa de pós-graduação em Design da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Os resultados preliminares apontam que os critérios ‘tamanho’, ‘variação de gênero’ e ‘tipos’ são sempre observados, enquanto os critérios da categoria ‘semântica do texto e imagem’ raramente o são. O instrumento poderá ser utilizado como suporte no projeto de novas interfaces de livros
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    Dissertação
    Inferência no modelo potência normal bimodal assimétrico
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014) Siroky, Andressa Nunes; Andrade, Bernardo Borba de; Pinho, André Luis Santos de; http://lattes.cnpq.br/7753762932186347; Nobre, Juvêncio Santos; http://lattes.cnpq.br/4610025058115796; http://lattes.cnpq.br/0358291729873455; http://lattes.cnpq.br/4572878633164464
    Este trabalho é um estudo adicional do modelo recém proposto por Bolfarine et al. (2013), a saber, o modelo Potência Normal Bimodal Assimétrico (PNBA). Após uma revisão das propriedades básicas do referido modelo, os seguintes pontos foram abordados: desenvolvimento de um algoritimo para geração de números aleatórios PNBA, comparação dos métodos de máxima verossimilhança e de momentos em pequenas amostras e uma investigação inicial de um método de reamostragem (bootstrap) para comparar duas populações PNBA. Dificuldades numéricas relacionadas à estimação de máxima verossimilhança devido a máximos locais na função de verossimilhança foram discutidos. Finalmente, uma aplicação a dados reais ilustrou o uso do modelo.
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    Dissertação
    Monitoramento das médias de um processo bivariado por gráficos de controle por atributos e/ou variáveis
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-02-18) Melo, Moizés da Silva; Medeiros, Pledson Guedes de; ; http://lattes.cnpq.br/5283839079235343; ; http://lattes.cnpq.br/8475352003289842; Pinho, André Luis Santos de; ; http://lattes.cnpq.br/7753762932186347; Lee, Linda; ; http://lattes.cnpq.br/8761079318223326; Quinino, Roberto da Costa; ; http://lattes.cnpq.br/4614108535307047
    A alta variabilidade de um processo está diretamente relacionada com a má qualidade do mesmo, portanto, reduzi-la é a maneira de melhorar o processo. Os métodos estatísticos estão incluídos ao planejamento de melhoria de processos, dentre os quais os gráficos de controle são o mais eficientes e utilizados. Esta dissertação propõe dois novos gráficos de controle para monitorar um vetor de médias de um processo bivariado. O primeiro, chamado de new npxy, emprega um gráfico por atributos. O procedimento consiste em inspecionar e classificar, através dos limites discriminantes, cada unidade da amostra como aprovada ou reprovada. Os limites discriminantes são ajustados de tal forma que tem-se uma fração especificada de unidades reprovadas quando o processo está sob controle. Em seguida o número de unidades reprovadas é plotado no gráfico, e caso seja maior que o limite de controle, o processo é parado para ajuste. O segundo gráfico utiliza os gráficos new npxy e T2. Este procedimento consiste em dividir uma amostra de tamanho $n$ em duas partes (n1 e n2), determinadas por um processo de otimização. As unidades da primeira sub-amostra são avaliadas por atributos e plotadas em um gráfico de controle new npxy. Caso seja detectada a presença de alguma causa especial, inspeciona-se a sub-amostra de tamanho n2 por variáveis por meio do gráfico T2. O procedimento é interrompido para o ajuste se a presença de alguma causa especial for detectada em ambos gráficos de controle. A possibilidade de não inspecionar todos os itens da amostra pode promover uma redução tanto no custo quanto no tempo de inspeção. A análise de desempenho foi realizada comparando o número médio de amostras até o alarme verdadeiro (NMA1). Verificou-se que os gráficos propostos apresentam desempenho satisfatório e são concorrentes com o gráfico T2. Os resultados foram obtidos com o auxílio do software estatístico R.
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    Dissertação
    Um novo processo autorregressivo misto para séries temporais de valores inteiros de primeira ordem com inovações Poisson (POMINAR(1))
    (2017-02-21) Orozco, Daniel Leonardo Ramírez; Pinho, André Luis Santos de; Fernandez, Luz Milena Zea; ; http://lattes.cnpq.br/0576675498537949; ; http://lattes.cnpq.br/7753762932186347; ; http://lattes.cnpq.br/1178903459504471; Vasconcellos, Klaus Leite Pinto; ; http://lattes.cnpq.br/4556088473868411; Pereira, Marcelo Bourguignon; ; http://lattes.cnpq.br/9358366674842900
    As séries temporais, vistas como uma coleção de observações medidas sequencialmente ao longo do tempo, vem sendo estudadas com profunda notoriedade nos últimos anos, observandose aplicações e novas propostas de modelos autorregressivos que ampliam o campo de estudo. Neste trabalho se propõe um novo modelo autorregressivo misto de primeira ordem com inova ções Poisson, denotado POMINAR(1), misturando dois operadores conhecidos como thinning binomial e thinning Poisson. Ademais, se fornece a interpretação desses operadores e demonstram-se suas respectivas propriedades, como também um possível caso da aplicação do POMINAR(1). A esperança marginal, variância marginal, esperança condicional, variância condicional e função de autocorrelação do processo proposto são obtidas passo a passo. De forma detalhada são desenvolvidas as probabilidades de transição. Os estimadores de máxima verossimilhança condicional e Yule-Walker para os parâmetros do processo são determinados, e uma aplicação a um conjunto de dados reais é dada buscando a efetividade do modelo proposto.
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    Dissertação
    Otimização de um sistema fotovoltaico utilizando ferramentas de planejamento experimental
    (2019-02-25) Pereira, Felipe de Menezes; Vivacqua, Carla Almeida; ; ; Pinho, André Luis Santos de; ; Lee, Linda; ; Gonzalez, Mário Orestes Aguirre;
    O Brasil, apesar de ter uma matriz energética considerada renovável, ainda possui uma geração de energia proveniente de sistemas fotovoltaicos considerada insignificante. A partir de marcos regulatórios da agência reguladora nacional, da elevação do preço na tarifa de energia e da queda do custo de instalação de sistemas fotovoltaicos, a geração de energia distribuída no país tem crescido consideravelmente. Sendo muitas as possibilidades de configuração de um sistema fotovoltaico conectado à rede elétrica em instalações residenciais, o objetivo deste trabalho é estudar o impacto da tecnologia do painel fotovoltaico (silício amorfo, monocristalino e policristalino), da potência nominal do módulo fotovoltaico (módulos de maior ou menor potência nominal) e da quantidade de inversores (um inversor central ou um inversor por string) na geração de energia e nas perdas do sistema. Para isso, utilizou-se a técnica de planejamento experimental (fatorial completo) aplicado a simulações em um software de energia solar fotovoltaica. Além disso, como forma de validar o potencial fotovoltaico do Brasil e comparar o comportamento desse sistema nas diferentes condições meteorológicas nacionais, utiliza-se a técnica de agrupamento para definir as cidades para as quais seriam realizadas as simulações, sendo escolhidas Brasília, Curitiba, Manaus, Salvador e São Paulo. Como resultado, analisa-se o impacto de cada um dos quatro fatores (tecnologia do painel, potência nominal, quantidade de inversores e localização) em oito respostas típicas de um sistema fotovoltaico envolvendo energia produzida, rendimento, índices de produção e perdas do sistema. Conclui-se que a configuração com a tecnologia silício policristalino que utiliza painéis de maior potência nominal e apenas um inversor conectado se mostra a mais eficiente em todas as regiões, validando-se também o potencial de todo o país para a geração de energia solar fotovoltaica.
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    Tese
    Otimização do tratamento de água de manancial com baixa turbidez e cor elevada utilizando filtração direta e dupla filtração
    (2020-03-02) Barbalho, Bruno Castro; Moriyama, André Luis Lopes; ; ; Araújo, André Luis Calado; ; Pinho, André Luis Santos de; ; Santiago Júnior, Aristides Felipe; ; Sousa, Magna Angélica dos Santos Bezerra;
    Estudos e pesquisas realizados no Rio Grande do Norte evidenciam tendência crescente e contínua de eutrofização dos mananciais superficiais por resíduos oriundos das atividades antrópicas acarretando diversos riscos para a saúde humana. Para tal situação, é essencial que estudos sejam realizados à escolha de uma configuração de tecnologias de tratamento de água capaz de garantir a qualidade da água oferecida à população local. Com isso, é importante obter condições mais estáveis, as quais não sofram grandes variações durante o processo de tratamento, com a capacidade de abranger as mudanças na qualidade da água do manancial. Desse modo, o presente trabalho avaliou, em escala piloto, as técnicas de tratamento de dupla filtração e filtração direta, com pré-oxidação e coagulação para o tratamento de água de reservatório com elevada densidade de cianobactérias, baixa turgidez e cor elevada buscando obter a condição mais robusta, ou seja, a mais estável no processo. Os fatores de controle estudados foram a taxa de filtração e as granulometrias dos filtros decendentes e ascendentes tendo o tempo de filtração sido considerado o fator de ruído do processo. Para a realização e análise dos experimentos foram utilizados dois planejamentos experimentais, sendo um delineamento split-plot para a filtração direta e um delineamento split-spli-plot para a dupla filtração. Como resposta ao tratamento foram avaliados os parâmetros de turbidez, cor aparente, cor verdadeira, pH, temperatura, absorbância em 254 nm, matéria orgânica natural e vazão dos filtros. Para ambas as configurações estudadas não foram obtidas valores de turbidez em conformidade com o anexo XX da Portaria de Consolidação nº 5 de 2017, enquanto o pH apresentou valor levemente alcalino sem sofrer, estatisticamente, influência dos fatores de controle estudados e a temperatura é influenciada pelas condições climáticas durante os ensaios. Para a filtração direta a condição mais robusta ao longo da carreira de filtração corresponde a taxa de 280 m3 /m2.dia, com o filtro FDA 3 sendo o mais indicado por proporcionar maiores carreiras de filtração. Enquanto para a dupla filtração a condição mais robusta ao longo da carreira de filtração corresponde a taxa de filtração de 340 m3/m2.dia com o filtro FAP 3, sendo o filtro FDA 2 o mais indicado por apresentar resultados em conformidade com a legislação. Portanto, o delineamento split-plot consistiu em uma ferramenta importante para obtenção das condições dos fatores de controle mais estáveis ao longo do tempo de filtração.
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    Dissertação
    Processo de compra móvel: um passo participativo para avaliação cooperativa da usabilidade em aplicativo de m-commerce para smartphones
    (2014-08-26) Matos, Silvia Aparecida de Oliveira de Alencar; ; ; Pinho, André Luis Santos de; ; Ribeiro, Claudia Maria Fernandes Araújo; ; Andruchak, Marcos Alberto;
    Motivados pela descoberta em literatura de que usuários revelavam relutância em comprar via aplicativos móveis (m-commerce) em smartphones, tivemos como primeira intenção utilizar a técnica de Avaliação Cooperativa com usuários para investigar a usabilidade nestes ambientes de compra. Uma das etapas da Avaliação Cooperativa é a elaboração de uma lista de tarefas que o usuário deve realizar para avaliar a interface. Fez-se necessário, então, definir as tarefas que deveriam compor a avaliação de usabilidade. Procuramos, sem êxito, um processo de compra em aplicaivos para smartphones a fim de definir quais tarefas deveriam ser testadas pelos usuários. Encontramos, em literatura, somente processos de compra para sites. Com a participação de usuários adaptamos, então, um dos processos de compra para sites ao contexto do site da Livraria Saraiva, objeto eleito para viabilizar o nosso estudo. Com este novo processo de compra para o contexto do site da Livraria Saraiva, verificamos se as etapas de compra eram correspondentes àquelas referentes ao aplicativo móvel para smartphones da mesma livraria. Verificadas as discrepâncias, finalmente propusemos, junto com usuários, um processo de compra móvel em aplicativos para smartphones no ambiente da Livraria Saraiva. A partir deste diagrama, fizemos uma Avaliação Cooperativa no aplicativo de m-commerce da referida livraria. Este trabalho resultou na elaboração, com a participação dos usuários, de um processo de compra considerando as etapas de compra que refletissem a forma de comprar dos usuários, quando estão diantes da interface de aplicativos móveis de m-commerce desenvolvidas para smartphones, o que orientou a avaliação da usabilidade na interface do aplicativo móvel de m-commerce da Livraria Saraiva e, poderá servir a outros estudos, tanto como base metodológica quanto como diagrama de aplicação em interfaces análogas. Ainda, os resultados nos fizeram concluir que incluir os usuários na avaliação de interfaces deve, se possível, também pressupor a inclusão dos mesmos no ajuste dos parâmetros dos instrumentos que serão usados na avaliação. ABSTRACT: We were motivated to do this work because we have found in literature about m‑commerce most users revealed reluctance to buy via mobile applications in smartphones. At first we meant to use the technique of cooperative evaluation with users to investigate the usability of these shopping environments in mobile applications to smartphones. One of the steps of cooperative evaluation is the preparation of a tasks list which the user must do to evaluate the interface. It was necessary, then, to define the tasks which should compose the usability evaluation. A purchasing process in applications for smartphones was seeked, unsuccessfully, in order to define which tasks should be tested by the users. In the wide information source we only found site´s process of purchase. We made some changes for sites in the purchasing context of the site of Saraiva Bookstore with the participation of users, then, the elected object to enable this study. With this new diagram for the context of Saraiva Bookstore's site, it was checked if the steps were corresponding in the mobile application for smartphones of the same bookstore. The discrepancies were verified and it was proposed, with the users, a diagram for the purchasing process in applications for smartphones in Saraiva bookstore's shopping environment. Based on this diagram we have defined which tasks should be tested by users and the cooperative evaluation was made in the application of m-commerce of this bookstore. This work led to the development, with the users, of a diagram with purchasing steps and these steps reflected the way users purchase when they were faced to m-commerce mobile applications developed for smartphones. The purchase process diagram guided the cooperative evaluation with the application of m‑commerce studied and helped us to conclude that including users in the evaluation of interfaces should, if possible, also mean to include them in the construction of their own instruments. This led to the develop steps of purchasing process, with the participation of the users considering buying which reflected the way users buy when they have to use m‑commerce applications developed for smartphones mobile interface and this guided the evaluation of the usability of mobile application m-commerce Saraiva interface. This study may be applied to other studies, both as a methodological basis and as well as a diagram analogous application interfaces. Still, the results have made us conclude including users in the evaluation of interfaces should, if possible, also assume their inclusion in adjusting the parameters of the instruments which will be used in the evaluation of the interface.
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