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Navegando por Autor "Pinho, Andre Luis Santos de"

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    TCC
    A Justiça Estadual do RN na perspectiva dos jurisdicionados: uma análise do acesso, morosidade, prestação jurisdicional e audiências de conciliação no Rio Grande do Norte
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-12-09) Praxedes, Ana Gabriela Machado Freire; Pinho, Andre Luis Santos de; Francisco de Assis Medeiros da Silva
    Este trabalho traz o resultado de uma pesquisa de opinião com jurisdicionados nas comarcas do Poder Judiciário do Rio Grande do Norte, a respeito da justiça estadual, com destaque para o acesso e morosidade da justiça, prestação jurisdicional e audiências de conciliação. Segundo os jurisdicionados o acesso é fácil, mas eles não confiam totalmente na justiça. Foi detectado que a demora em sair uma decisão e a burocracia são os principais fatores que levam o jurisdicionado a desistir de procurar a justiça, enquanto a agilidade e a contratação de novos juízes são fatores que podem melhorar a prestação jurisdicional. A respeito da morosidade, a maioria dos jurisdicionados (80,3%) dizem que a justiça é lenta ou muito lenta. Quanto às audiências de conciliação, o resultado e o cumprimento são fatores que deixam os jurisdicionados muito insatisfeitos. O teste Qui-Quadrado de Pearson permitiu afirmar que há associação entre nível de confiança e facilidade de ajuizar ação, grau de facilidade em falar com o/a juiz/juíza, custas processuais, fatores que levam o jurisdicionado a desistir de procurar a justiça, facilidade de falar com servidor e tempo que uma decisão é levada para julgamento. Além disso, há associação entre custos e acessibilidade a advogados, facilidade de entrar com ação e acessibilidade ao servidor, custas processuais e tempo até o julgamento.
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    Artigo
    Arquitetura da informação e usabilidade: análise do processo de cadastro de autor e submissão de um artigo no periódico eletrônico bibliocanto da UFRN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015) Maia, Maria Aniolly Queiroz; Santa Rosa, José Guilherme; Pinho, Andre Luis Santos de; Carvalho, Caio Vitoriano de Nunes e; Gusmão, Eduardo Henrique Olímpio de; Sales Júnior, Francisco Monteiro de; Fonseca Júnior, José Nivaldo; 0000-0003-4485-1774
    Este trabalho discorre sobre o processo de cadastro de autor e submissão de um artigo no periódico BiblioCanto, no Portal de Periódicos Eletrônicos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. A pesquisa com grupo de bibliotecários da UFRN envolveu análise contextual e entrevista em que foram avaliadas a arquitetura da informação e a usabilidade do periódico. Com os dados, foi possível identificar diversas falhas de design nos formulários de cadastro de autor e submissão de artigo neste Periódico. Com base nas informações obtidas, foram propostas melhorias, refinando o design e a arquitetura da informação do periódico.
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    Dissertação
    A experiência do usuário idoso no design de jogo digital para a reabilitação neural de pacientes com quadro de acidente vascular cerebral (AVC)
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-04-10) Reboucas, Andrei Gurgel de Araujo; Pereira Júnior, Antônio; ; http://lattes.cnpq.br/1402289786010170; ; http://lattes.cnpq.br/7686896980904000; ; http://lattes.cnpq.br/1990509568581125; Pinho, Andre Luis Santos de; ; http://lattes.cnpq.br/7753762932186347; Bahia, Carlomagno Pacheco; ; http://lattes.cnpq.br/0910507988777644; Andruchak, Marcos Alberto; ; http://lattes.cnpq.br/4553226203655389
    O Acidente Vascular Cerebral (AVC) é atualmente uma das principais causas de morte no Brasil e no mundo. De um modo geral, os sobreviventes de incidentes de AVC passam a conviver com sequelas que impactam bruscamente em suas rotinas e qualidade de vida. No processo de reabilitação os pacientes são submetidos a exercícios fisioterapêuticos baseados em repetição, que podem envolver pouca sensação de progresso e ocasionar, ainda, uma tendência de pouco engajamento do paciente e baixa motivação para a continuação do tratamento. Concentrado nas temáticas da área de Interação Humano-Computador e Imagética Motora, o presente trabalho descreve o desenvolvimento do conceito de um jogo digital voltado à reabilitação motora de pacientes vítimas de AVC de forma lúdica e engajadora. Uma das hipóteses do trabalho é que um jogo interativo digital baseado em Imagética Motora contribui para o aumento do engajamento de pacientes no processo de reabilitação de sequelas de AVC. A pesquisa envolveu 10 sujeitos que convivem com sequelas causadas pelo AVC. Tendo em vista que, segundo o Ministério da Saúde, o risco de ocorrência da doença aumenta com a idade, os sujeitos participantes tinham idade acima de 60 anos. Tendo como referência um estudo anterior com técnicas de Grupo Focal (n=9) e Análise Contextual (n=3), com idosos entre 67 e 84 anos, sendo dois deles com sequelas de AVC, elaborou-se uma lista de requisitos necessários para a conceitualização do jogo digital. Foram utilizados inicialmente protótipos de baixa resolução com dois modelos distintos de interação para o jogo - um deles com uma abordagem direta ao conceito de Imagética Motora e outra com o uso de narrativa com personagens e cenários. O objetivo foi o de verificar a receptividade dos participantes quanto a inclusão de atividades lúdicas à dinâmica do jogo. Os protótipos foram verificados junto a cinco pacientes por meio da técnica de Avaliação Cooperativa, o que viabilizou um maior entendimento em relação às limitações físicas e cognitivas desses pacientes. Os testes apontaram preferência pela opção com elementos de narrativa lúdica, com maior engajamento demonstrado pelos participantes. Com base nesses resultados foram criados protótipos de alta fidelidade, com conceitos aproximados ao do jogo em sua versão final. O protótipo de Alta Fidelidade também foi verificado junto a quatro pacientes por meio da técnica de Avaliação Cooperativa. Conclui-se que os idosos e pacientes foram receptivos à ideia de um jogo digital para reabilitação de sequelas causadas pelo AVC e que para o sucesso de artefatos voltados para esse público deve-se respeitar, acima de tudo, seus contextos, necessidades, expectativas e que o design centrado no usuário é uma abordagem essencial neste sentido.
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    Dissertação
    Um guia para planejamento e análise de experimentos na área educacional
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-06-27) Apolinario, Carla de Moraes; Vivacqua, Carla Almeida; https://orcid.org/0000-0002-4058-8289; http://lattes.cnpq.br/4339735174795014; http://lattes.cnpq.br/2572084930383095; Pinho, Andre Luis Santos de; https://orcid.org/0000-0002-2975-4637; http://lattes.cnpq.br/7753762932186347; Weissheimer, Janaina; https://orcid.org/0000-0002-6318-4906; http://lattes.cnpq.br/7345837860360864; Araujo, Andre Luis Calado; http://lattes.cnpq.br/7133712883742750
    A educação no Brasil apresentou e vem apresentando desafios de várias ordens,durante o século XX o principal desafio educacional foi o acesso as escolas e o combate a altataxa de analfabetismo. A construção de escolas públicas como forma de facilitar o acesso aeducação básica culminou em outros desafios que perduram até a atualidade, tal como a baixaqualidade do ensino oferecido, tema constante e relevante em todo o mundo, já que aqualidade de ensino é uma questão crítica para o desenvolvimento de um país. Vários estudostêm sido realizados com o objetivo de identificar maneiras de melhorar o ensino e aaprendizagem e uma forma de identificar as melhores práticas é conduzindo um experimentoestatístico como forma de estabelecer uma relação causal entre diferentes fatores e orendimento acadêmico dos alunos. Além disso, esses estudos permitem avaliar o impacto depolíticas públicas e programas governamentais destinados à melhoria da educação, ajudando adirecionar recursos de forma mais eficiente e efetiva. Tão importante quanto realizar essasintervenções é conduzi-las de forma adequada para que seja possível obter dados confiáveis.Com a grande variedade de técnicas estatísticas existentes, é comum que pesquisadores deoutras áreas façam uso inadequado da estatística experimental ao conduzir uma intervenção.Neste trabalho, é realizada uma revisão de literatura como forma de mapear estudos queutilizam estatística experimental no contexto educacional, a fim de identificar as dificuldadesencontradas pelos pesquisadores, bem como boas práticas realizadas, além de acompanharum estudo de caso para identificar na prática possíveis dificuldades que não foram observadasna revisão. Este trabalho tem como objetivo difundir o uso correto das técnicas de estatísticaexperimental de forma clara, objetiva e fácil de entender para pesquisadores de outras áreasque não possuem familiaridade com o tema. Para atingir esse objetivo, é adotada umalinguagem acessível e simplificada ao explicar conceitos complexos, utilizando exemplosconcretos e gráficos que ajudem a visualizar os conceitos estatísticos. Além disso, sãoenfatizados a importância da utilização de experimentos controlados e da aleatorização, quepossibilitam inferências confiáveis com base em evidências quantitativas. Adicionalmente,como parte do trabalho proposto, será desenvolvido um guia que apresentará os passos epontos importantes para planejar um experimento de forma adequada, garantindo a validadee confiabilidade dos resultados obtidos. Esse guia incluirá orientações sobre o planejamentodo experimento, a escolha do tamanho da amostra, a seleção de grupos experimentais e decontrole, a aleatorização, a seleção dos testes estatísticos apropriados, entre outros aspectoscruciais para uma pesquisa experimental bem-sucedida. Espera-se que este guia forneça umareferência útil para pesquisadores de outras áreas que desejam utilizar a estatísticaexperimental de forma correta e eficaz em suas pesquisas.
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