Navegando por Autor "Pinto, Carla Priscila Teixeira de Lima"
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TCC Educação não escolar com ênfase na pedagogia hospitalar: análise da classe hospitalar do GAAC(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-06-20) Pinto, Carla Priscila Teixeira de Lima; COSTA, Ademarcia Lopes de Oliveira; https://orcid.org/0000-0001-9570-6660; http://lattes.cnpq.br/3389381045338422; Costa, Ademarcia Lopes de Oliveira; https://orcid.org/0000-0001-5355-3547; http://lattes.cnpq.br/5122671799874415; Freitas, Dayana Lúcia Rodrigues de; http://lattes.cnpq.br/2905658839080702; Reis, Mônica Karina SantosEste estudo está vinculado ao Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. Trata-se de um Trabalho de Conclusão de Curso, com o seguinte problema de pesquisa: como se configura a organização, o funcionamento e os desafios da classe hospitalar do Grupo de Apoio à Criança com Câncer (GAAC)? Tem-se como objetivo geral analisar a organização da classe hospitalar no GAAC, com base nos elementos necessários para o seu funcionamento, bem como o trabalho pedagógico realizado. Fez-se uso de abordagem qualitativa, descritiva, desenvolvida por meio de revisão bibliográfica e da pesquisa de campo, com o uso da entrevista semiestruturada. Utilizou-se para a fundamentação teórica autores como Severo (2015 e 2017), Mollenhauer (1999), Silva (2007), Sandroni (2011), Fonseca (2003), Barros (2007) e Calegari-Falco (2007). Os resultados obtidos revelam que apesar de todos os obstáculos encontrados – como a falta de reconhecimento desse campo de atuação, indiferença e dificuldade de algumas instituições escolares em colaborar, além do sofrimento das crianças –, a classe hospitalar do GAAC atende os requisitos legislativos, ou seja, é bem estruturada tanto com relação a parte física como a de recursos destinados para a realização das atividades, e tem um trabalho pedagógico de excelência. Além disso, os profissionais são muito empenhados em manter a continuidade da escolarização, sempre com muita afetividade e carinho com os seus alunos-pacientes. Conclui-se que a organização do trabalho pedagógico e o funcionamento do GAAC atende as exigências necessárias para o funcionamento de uma classe hospitalar, desempenhando-a com sucesso.