Navegando por Autor "Pinto, Gleice Ribeiro"
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TCC Percepção de educadores acerca da educação alimentar e nutricional em uma escola de educação básica do município de Natal/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-11-30) Pinto, Gleice Ribeiro; Nascimento, Thayse Hanne Câmara Ribeiro do; Pequeno, Nila Patrícia Freire; https://orcid.org/0000-0002-1799-0798; http://lattes.cnpq.br/6739594623067122; Vale, DiôgoEm 2018, a Lei nº 13.666 alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, incluindo a educação alimentar e nutricional no currículo escolar como tema transversal. O presente estudo objetivou compreender a percepção de educadores de uma escola pública de Natal/RN acerca da introdução deste tema transversal no ensino básico. Como objetivos, buscou-se identificar os conteúdos, marco referencial e as estratégias de ensino utilizadas pelos profissionais na escola; bem como potencialidades e fragilidades para introdução da alimentação e nutrição como tema transversal nos anos iniciais do ensino fundamental. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, exploratória e de campo. Realizaram-se entrevistas na escola, usando roteiro semiestruturado, com 12 professores polivalentes e 1 coordenadora pedagógica. As entrevistas gravadas foram transcritas (site Transkriptor), revisadas e analisadas com Software ATLAS ti, versão 23. Verificou-se que os professores possuem idade média de 43 anos, graduação em pedagogia (83%) ou formação técnica no magistério (17%), conclusão da formação entre 2010 a 2015, e pós-graduação na área de Educação ou afim (50%). A maioria (61%) desconhece a Lei nº 13.666 e não recebeu capacitação sobre educação alimentar e nutricional, embora abordem o tema. As principais fontes de informação são o livro didático e a internet. Documentos oficiais sobre alimentação não são conhecidos. Como potencialidades destacam-se a abordagem do tema já realizada, as regras da escola que estimulam a alimentação saudável e o material didático desse nível de ensino, que contém o tema. Como fragilidades, observam-se a falta capacitação docente, grande demanda de conteúdos e falta de recursos materiais para atividades mais elaboradas. Conclui-se que a educação alimentar e nutricional tem sido abordada na instituição desde antes da promulgação da legislação pertinente. Contudo, torna-se imprescindível a implementação de estratégias de educação continuada, delineadas de forma organizada e alinhadas às demandas do processo de trabalho, integrando o pensamento crítico como um elemento inclusivo no ambiente escolar.