Navegando por Autor "Pinto Júnior, Gilson Mateus"
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TCC As humanidades digitais e a plataforma SILB: novos olhares e abordagens no ensino de História da América portuguesa(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-11) Pinto Júnior, Gilson Mateus; Alveal, Carmen Margarida Oliveira; https://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763249J0&tokenCaptchar=03AAYGu2RqFEcVphAMo8lN_pcaJsBDYG8Ea3inZtM68aJO6NFDGOkJJzI7rSb1HQkWPIXYxfkDODRalr8Y94WMK-8BH2dERHGqhkrZ6y03IpN5R_Moxs1jmZSCpxTQh7fvnS4MZg_6u4-fsdKja0oKXY5a5mwU8SMPGVWSy4nl4bFHFgdik6ndDMzXYNbY8wX8X8Rx0u9TFDh-GHoW3ODO6clNnhhVPFbH9hvasq5tbhdk8NPqhGqD7M0EcvqRMz_qurR9ISR1f6hehO_wnfr0VSweGmaKzgBd5mxGLqxTJcn9H2HeVar8phDe_NBbNhYaChblkKiWjDffUs4leohUK9l81NGeqD8UGGW0Z7N2WSOH2Pq-ftzR2nzdXopkRJW_JrWaEr3m57ifgzYckqkKjtUVEr-8ViNU7GyyQ6ixcB9clH22EZY5AvTIzjSSjhTuvOEXZTNeflpqGHBJHCAi1NKqLKNaogdH_g_LGnqAFoArQbyCgMho_1HGkbyNPRnSwXrVxa2evNX6L1Uo6Tr5H1KW78ZDPHo5wdbnXPYi0sjQY8WrT5lJX8AHE_ubIhe2g0TrpU5cOHMJ; https://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K2332034Z8&tokenCaptchar=03AAYGu2Qk5HT7Nowu3xPFKqKLBqRbMUkuojurqDvgNN_eXQX8Vk8zr73TlcubWe8X9RR8roQHkee5QWHcSEiQly8AxHA1hFV9E8PhljgPIlTOAvumj9bIvCMCxabdp9GI4DdjAtYpnkCAr5e8OQ0-wvHQV0rx9a5Eue4ttMmBqZeSLJAgNYIrkTKOKdenFhahZ7NLJqIjCM-21JQ-TOAvpuoDPrYl088oye2I3ZEO7grZ8WFgMUmeQieXA8lFB1jeZKdIVQBvghxeC8lNwe8VoDClF2kdF1Kgpk0hd9yRzlRq16KCFwnCfbxs2kWAjQNdShWs-Fv5PELFnP2vjQFDtwpJruHB6-2rLOs1zpDYTlNuCInf5C3gu59mArZtNBA12qOYVnI2mCHAl6h5Kxwz2ngRD0GPZQji9QyGLPv3BTCT2i135GWkfJcxmBApZZ3hhD7I8IjUMgVFOAbRX1wurLJX7jrBkeRkho3JPMCrghNAYOyW-XwXaTaSxkucKZWWg_l8L1nDUTlctI6vUV7LWgx7YPCD7mQ724Yiv3si1mC6PMFaw-cDBbbTXJpmyLFiXvNCCiPedyF3Este trabalho tem como objetivo pensar o uso da plataforma SILB como recurso didático a ser utilizado na escola básica no ensino fundamental. Buscou-se, aqui, analisar novas perspectivas para pensar o ensino de história da América Portuguesa à luz da inserção das tecnologias digitais em sala de aula, cujo objetivo é desenvolver uma aprendizagem significativa dos discentes por meio da formação de uma consciência histórica. Do ponto de vista teórico, alicerçou-se em discussões em torno de autores do campo da educação, tais como Schimidt (2005), Vygotsky (1989) e Zabala (1998), sem abdicar das discussões de cunho historiográfico para compreensão da questão agrária na América Portuguesa, como Motta (1998; 2012) e Hespanha (1994; 2001; 2009). Em relação aos procedimentos metodológicos, estruturou-se uma pesquisa de desenvolvimento de caráter qualitativo onde, a partir do uso da SILB, construiu-se uma sequência didática articulada aos documentos reguladores do ensino no Brasil. Dessa forma, o artigo conclui que as Humanidades Digitais e a plataforma SILB oferecem novas formas de pensar e refletir a questão agrária da América Portuguesa em sala de aula.