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Navegando por Autor "Pires, João Maria"

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    Tese
    Cinema e educação: interfaces, conceitos e práticas docentes
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2002-02-11) Felipe, Marcos Aurélio; Andrade, Arnon Alberto Mascarenhas de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798285U5; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4777600E3; Tavares, Otávio Augusto de Araújo; ; Pires, João Maria; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700061P6; Alves, Jefferson Fernandes; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4796352H6; Rocha, Raimundo Nonato Araújo da; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4723382T8
    Este trabalho perpassa o campo interfacial cinema, história e educação. Tomamos como objeto o potencial epistemológico do cinema no âmbito educacional, especificamente o uso de filmes na prática dos professores de história e em processos educativos que participamos como formador. Nosso objetivo é mapear, inicialmente, o conhecimento em torno dessa utilização para buscar uma síntese epistêmica e sua aplicação empírica. Do ponto de vista metodológico, utilizamos diversas perspectivas: (a) questionário com os sujeitos educadores; (b) observação de práticas docentes e circunstâncias formativas; (c) análise fílmica e relação da epistemologia do cinema com a de outras áreas (inicialmente, a História e, depois, o Jornalismo). Nossa análise permitiu evidenciar o filme como categoria epistemológica-problematizadora, que torna o cinema uma tecnologia formadora e não apenas recurso tecnológico complementar e ilustrativo. Assim, identificamos que a restrição da função educacional do cinema vincula-se à restrição das categorias teóricas apenas em um aspecto interfacial: filme histórico como filme de época (no campo histórico) e filme sobre jornalismo como filme que aborda somente algum objeto do jornalismo (no campo jornalístico). Essas discussões ocorrem, conseqüentemente, no âmbito da natureza dos gêneros do cinema (ficção e documentário), compreendidos aquém de suas possibilidades epistemológicas e ampliadas nesta pesquisa quando analisamos a confluência entre ficção e realidade. As reflexões sobre práticas educativas e em formação relacionadas ao cinema ocorreram em três realidades empíricas: pesquisa com professores em atuação, práticas docentes e acompanhamento de estudantes de história. Vinculam-se, também, a nossa formação como docente e pesquisador, pois, ao analisar outras práticas, transformam-se, inevitavelmente, em sujeito e objeto deste trabalho
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    Tese
    Ler televisão limites do curso tv na escola e os desafios de hoje em Sergipe
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2008-04-23) Rocha, Florisvaldo Silva; Andrade, Arnon Alberto Mascarenhas de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798285U5; ; http://lattes.cnpq.br/5055081808071237; Pires, João Maria; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700061P6; França, Lilian Cristina Monteiro; ; http://lattes.cnpq.br/0782303696779647; Andrade, érika dos Reis Gusmão de; ; http://lattes.cnpq.br/0778953049451033; Rodrigues, Maria das Graças Soares; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783941Y9
    Em Ler Televisão: Limites do curso TV na Escola e os Desafios de Hoje em Sergipe , tivemos como objetivo detectar que tipo de leitura crítica dos textos culturais produzidos pela televisão, profissionais da educação da rede pública do ensino fundamental e médio do estado de Sergipe que concluíram todos os seus 3 (três) módulos realiza. Fomos efetivamente tutor da primeira edição des se curso de extensão a distância e presenciamos várias inconsistências na sua aplicação, momento em que surgiu a indagação instigadora: diante da necessidade atual de se compreender com criticidade o papel que desempenham os media na orquestração‟ do mundo globalizado, que tipo de leitura crítica da linguagem audiovisual é capaz de realizar um profissional da educação que participou de um curso dessa natureza? A partir de análise documental e de metodologia qualitativa pelo uso de técnicas de entrevistas e questionários buscamos analisar, em quatro capítulos, desde as origens e motivações deste curso, até as opiniões de 10 (dez) ex-cursistas sobre as abordagens de uma mesma temática em dois telejornais distintos, sem perder de vistas as opiniões dos tutores às condições em que foram realizadas 4 (quatro) edições consecutivas do curso em Sergipe e nem as relações concretas estabelecidas entre os/as ex-cursistas e o audiovisual no dia-a-dia de casa e do trabalho. Concluímos que a leitura realizada pelos/as ex-cursistas está embasada no senso comum e, portanto não é satisfatória às exigências dessa tarefa hoje, ao tempo em que apontamos que o curso falhou, pois apresentou graves questões gerenciais e operacionais em sua aplicação prática a distância, ao priorizar a quantidade em detrimento da qualidade, ao atrelar-se a uma estrutura técnica deficiente, ao não contemplar as idiossincrasias e nem os vídeos fundamentais que os/as professores/as têm acesso no dia-a-dia e que tudo isso teve relação direta com o atrelamento desse curso a uma verticalizada política de tecnologização da educação brasileira.
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    Tese
    Tramas da (ir)racionalidade contemporânea para a composição do mito-tecno-lógico
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2004-08-06) Pires, João Maria; Cruz, Vilma Vítor; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4764828E2; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700061P6; Machado, Maria Salete Kern; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782731J1; Maués, Olgaises Cabral; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781785T1; Andrade, Arnon Alberto Mascarenhas de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798285U5; Coelho, Maria das Graças Pinto; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4704292T6
    A trama mito-tecno-lógica, contemporânea, foi desenvolvida a partir da dicotomia mito-razão. Neste estudo, aprofundamos a referida dicotomia tomando como referência os contextos históricos do Renascimento e do Iluminismo, ressaltando a discussão da racionalização econômica como fio condutor do desenvolvimento ocidental, no qual identificamos o jogo do racional e do irracional, para assegurar a superioridade da razão. No contexto desse jogo, analisamos as implicações da modernização, para a educação, em função da racionalidade instrumental, responsável pelo ambiente de adequação dos instrumentos tecnológicos ao cenário da modernização contemporânea. O novo contexto é constituído por pontos de intersecção e ruptura entre a técnica, a ciência e o mito. Através da nossa análise, percebemos que as necessidades básicas para o conjunto da contemporaneidade encontravam-se vinculadas às mudanças nas formas de produção, para o qual a máquina passou a determinar o ritmo do trabalho e a qualidade do produto. Por sua vez, as mudanças nos processos produtivos promoveram o surgimento das marcas comerciais que, no nosso modo de ver, representaram a síntese da perfeita harmonia do mito, da técnica, da ciência e da tecnologia, na condução da racionalização econômica até à modernização contemporânea. Desse modo, a modernização contemporânea nos chega pela racionalização econômica, desenvolvida com o respaldo dos conhecimentos técnico-científicos, e comunicada pelas articulações do mito-tecno-lógico
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