Navegando por Autor "Plá Gil, Marco Aurélio"
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Dissertação Relatos de uma experiência com o Núcleo de Criação da Teatraria ao Cubo: a composição do espetáculo Casa Cheia(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-03-19) Plá Gil, Marco Aurélio; Oliveira, Adriano Moraes de; https://orcid.org/0000-0002-2191-9353; http://lattes.cnpq.br/4119639556374645; http://lattes.cnpq.br/2707533988078544; Coutinho, Karyne Dias; Fischer, Stela ReginaEsta pesquisa investiga um processo criativo e uma prática pedagógica teatral, tendo como objeto a experiência realizada com o Núcleo de Criação da Teatraria ao Cubo: a composição do espetáculo Casa Cheia. Como problema central, busco compreender como aconteceu esse processo artístico-pedagógico e, então, descobrir como fui afetado por esta experiência. Guiado por procedimentos de uma pesquisa participante, refaço o percurso da prática pedagógica teatral por meio de relatos sobre o processo e com o intuito de buscar respostas para as problemáticas deste estudo. No início deste trajeto era esperado encontrar dificuldades, o que se confirmou, uma vez que esta experiência se destaca por ser o primeiro processo criativo da Teatraria ao Cubo após um longo período de isolamento social devido à pandemia de COVID-19. Além dos desafios esperados devido a esta conjuntura, haviam os desafios profissionais de este ser o primeiro trabalho orientando um processo criativo pelo viés colaborativo, com a produção de uma dramaturgia com autoria compartilhada na escola na qual atuo como professor e diretor de teatro. Para atender às demandas da pesquisa, tornou-se necessário buscar referenciais teórico-práticos para condução do processo, assim como procedimentos para criação da dramaturgia e da composição do espetáculo. A partir desta investigação, foi utilizado o treinamento com os Six Viewpoints, técnica sistematizada pela artista estadunidense Mary Overlie e, reestruturada, posteriormente, apenas como Viewpoints pelas diretoras de mesma origem, Anne Bogart e Tina Landau. Deste sistema, a ferramenta de “Composição” foi o principal instrumento para ativação do processo criativo. Em dialógo com essa proposta, destaco as vozes de Miriam Rinaldi, Maurice Halbwachs, Patricia Leonardelli, Renato Ferracini e Matteo Bonfitto. As descobertas desta pesquisa apontam caminhos e indicadores para a condução de processos artísticos-pedagógicos em teatro, sobretudo àqueles que visam a criação através da composição, da prática colaborativa e da experimentação de uma dramaturgia de autoria compartilhada.