Navegando por Autor "Porciúncula, Laura Brito"
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TCC Intersecções de questões sociais e alimentares em Torto Arado: possibilidades para discutir conceitos de direito humano à alimentação adequada em escolas com adolescentes(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-16) Porciúncula, Laura Brito; Jorge, Thiago Perez; Vale, Diôgo; https://orcid.org/0000-0003-2636-4956; http://lattes.cnpq.br/9829771702690843; https://orcid.org/0000-0002-0375-8613; http://lattes.cnpq.br/9022248828077360; 0000-0003-2111-0623; http://lattes.cnpq.br/3198707062505904; Dantas, Rebekka Fernandes; https://orcid.org/0000-0001-7063-6758; http://lattes.cnpq.br/7485072412990541A Educação Alimentar e Nutricional (EAN) para adolescentes no Ensino Médio é imperativa para desenvolver competências e habilidades entre esses escolares, bem como para a formação de atores sociais e para promover escolhas alimentares conscientes e saudáveis. A literatura é uma ferramenta importante para tratar de forma interseccional os temas e questões sociais relacionados à alimentação. Este estudo teve como objetivo analisar o romance Torto Arado, de Itamar Vieira Junior, como uma potencial ferramenta educacional que associa as competências do campo das Ciências Humanas e Sociais (CHS) da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) com Direito Humano à Alimentação Adequada para EAN com adolescentes. Trata-se de uma pesquisa que utilizou uma abordagem qualitativa, descritiva e analítica, guiada pela análise de conteúdo de Bardin para interpretar temas relacionados à alimentação e questões sociais presentes nos trechos selecionados do referido livro. O marco teórico referencial foram os conceitos chave do Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA), as seis competências de CHS da BNCC e os princípios do Marco de Referência de EAN para as Políticas Públicas. Como resultados, foram encontrados recortes temáticos a partir dos trechos da obra para todas as competências de CHS da BNCC, as quais foram analisadas associando os conceitos- chave de DHAA e os princípios de EAN, oferecendo possibilidades de ações pedagógicas utilizando o livro como ferramenta de ensino. Portanto, Torto Arado inclui possibilidades de trabalhar EAN e os conceitos de DHAA com adolescentes no Ensino Médio, e seu uso já reconhecido pelo Programa Nacional do Livro Paradidático em escolas públicas e privadas no Brasil deve ser incentivado. No entanto, é necessária a aplicação das possibilidades adaptadas sugeridas para verificação de sua eficácia.Artigo Um laboratório a céu aberto: educação para biodiversidade na formação em nutrição com uso do método da aprendizagem baseada em hortas(Desenvolvimento e Meio Ambiente, 2021-05-27) Mota, Ana Carolina Costa Campos; Gomes,Ana Francisca Teixeira; Porciúncula, Laura Brito; Chaves, Viviany Moura; Almeida, Adriana Monteiro de; Jorge, Thiago Perez; Jacob, Michelle Cristine Medeiros; https://orcid.org/0000-0001-5503-0096; https://orcid.org/0000-0003-1265-0089; https://orcid.org/0000-0002-9654-7152; https://orcid.org/0000-0001-5447-8593; https://orcid.org/0000-0002-0375-8613; https://orcid.org/0000-0002-4881-7285No campo da nutrição, há uma demanda crescente por recursos humanos com capacidade para promover dietas sustentáveis. A ciência da nutrição, no entanto, enfrenta desafios que limitam sua capacidade de criar uma força de trabalho adequada para responder a essa demanda. A falta de conhecimento sobre biodiversidade, central para as dietas sustentáveis, é uma delas. Essa deficiência é parcialmente causada por tradições fragmentadas de pensamento – social, ambiental e biológico – na área. Argumentamos que a educação para biodiversidade, com o apoio do método de Aprendizagem Baseada em Hortas (ABH), podem ajudar a abordar esse limite. O estudo é um relato de experiência de professores e alunos envolvidos em um laboratório horta em um curso de nutrição de uma universidade pública do nordeste do Brasil. Descrevemos o histórico, o design e a metodologia de trabalho do laboratório, focada no tema de Plantas Alimentícias Não Convencionais. Apresentamos exemplos da aplicação do método a partir de experiências com plantas estudadas em 2019.O uso do método ABH proporcionou oportunidades para ação objetivando o enfrentamento dos desafios apresentados pela educação para biodiversidade: discussão sobre a formação dos professores, institucionalização do laboratório, inclusão de um curso sobre Sistemas alimentares sustentáveis no currículo, trabalho com uma equipe multiprofissional, fortalecimento dos laços comunitários e adaptação de ferramentas para contextos transculturais. Nessas ações, abordamos sistematicamente o conhecimento sobre taxonomia, filogenia, ecossistemas e diversidade cultural. A escassez de literatura sobre o assunto limitou nossa capacidade de analisar nosso trabalho dentro de um quadro prévio de referências. Esperamos que nosso relato possa incentivar iniciativas semelhantes, orientando o uso do método. Em pesquisas futuras, pretendemos medir o impacto dessas estratégias no desenvolvimento de competências para trabalho com a biodiversidade na formação em nutrição