Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Porpino, Gustavo Henrique Pessoa"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Posicionamento estratégico de destinos: uma análise através da percepção dos operadores de Turismo da cidade de São Paulo sobre o destino Natal, Brasil
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-02-12) Porpino, Gustavo Henrique Pessoa; Ferreira, Lissa Valéria Fernandes; ; http://lattes.cnpq.br/8015374156967844; ; http://lattes.cnpq.br/5764322438405377; Barreto, Leilianne Michelle Trindade da Silva; ; http://lattes.cnpq.br/2679486695792235; Silva, Sidcley D'sordi Alves Alegrini da; ; http://lattes.cnpq.br/8473658062060982
    O turismo constitui uma atividade propulsora de melhorias econômicas e sociais em inúmeros lugares ao redor do mundo, e a cidade de Natal se posiciona como um dos principais destinos turísticos do Nordeste brasileiro. Desse modo, o objetivo do presente estudo consistiu em analisar o posicionamento estratégico do destino Natal por meio da percepção dos operadores de turismo da cidade de São Paulo, principal mercado emissor de turistas do país. O estudo de caráter descritivo-exploratório utilizou uma abordagem qualitativa e teve, como universo de pesquisa, operadoras de turismo da capital paulista que comercializam o destino Natal. Na coleta de dados, utilizaram-se a pesquisa bibliográfica e o estudo de campo, sendo este último efetivado por meio de um roteiro de entrevista semiestruturado. Já a técnica utilizada para a análise dos dados foi a análise de conteúdo, iniciada mediante seleção do material coletado e concluída com o processo de categorização. Quanto aos resultados do estudo, percebeu-se que o paulistano que viaja ao destino Natal tem um perfil demográfico que sugere à prática do turismo sustentável, está à procura do turismo de sol e praia, e valoriza as belezas naturais do lugar. Os operadores de turismo entrevistados avaliaram, positivamente, a cidade de Natal, e destacaram os seguintes atributos do destino: praias, belezas naturais, hotelaria, receptividade dos autóctones, gastronomia, dentre outros. Ademais, os respondentes demonstraram ter um forte apego ao destino. No que se refere aos aspectos negativos, prevaleceu a observância da ineficiência dos governos locais, onde a deterioração da malha aérea e a incipiente promoção do destino foram apontados como os dois principais gargalos. Ao analisar a concorrência, identificou-se que Fortaleza, Porto de Galinhas e Maceió são os três principais concorrentes de Natal, sendo o destino pernambucano o que apresenta melhor avaliação. Por fim, observou-se que não existe uma diferenciação relevante no destino Natal.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM