Navegando por Autor "Porpino, Gustavo Henrique Pessoa"
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Dissertação Posicionamento estratégico de destinos: uma análise através da percepção dos operadores de Turismo da cidade de São Paulo sobre o destino Natal, Brasil(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-02-12) Porpino, Gustavo Henrique Pessoa; Ferreira, Lissa Valéria Fernandes; ; http://lattes.cnpq.br/8015374156967844; ; http://lattes.cnpq.br/5764322438405377; Barreto, Leilianne Michelle Trindade da Silva; ; http://lattes.cnpq.br/2679486695792235; Silva, Sidcley D'sordi Alves Alegrini da; ; http://lattes.cnpq.br/8473658062060982O turismo constitui uma atividade propulsora de melhorias econômicas e sociais em inúmeros lugares ao redor do mundo, e a cidade de Natal se posiciona como um dos principais destinos turísticos do Nordeste brasileiro. Desse modo, o objetivo do presente estudo consistiu em analisar o posicionamento estratégico do destino Natal por meio da percepção dos operadores de turismo da cidade de São Paulo, principal mercado emissor de turistas do país. O estudo de caráter descritivo-exploratório utilizou uma abordagem qualitativa e teve, como universo de pesquisa, operadoras de turismo da capital paulista que comercializam o destino Natal. Na coleta de dados, utilizaram-se a pesquisa bibliográfica e o estudo de campo, sendo este último efetivado por meio de um roteiro de entrevista semiestruturado. Já a técnica utilizada para a análise dos dados foi a análise de conteúdo, iniciada mediante seleção do material coletado e concluída com o processo de categorização. Quanto aos resultados do estudo, percebeu-se que o paulistano que viaja ao destino Natal tem um perfil demográfico que sugere à prática do turismo sustentável, está à procura do turismo de sol e praia, e valoriza as belezas naturais do lugar. Os operadores de turismo entrevistados avaliaram, positivamente, a cidade de Natal, e destacaram os seguintes atributos do destino: praias, belezas naturais, hotelaria, receptividade dos autóctones, gastronomia, dentre outros. Ademais, os respondentes demonstraram ter um forte apego ao destino. No que se refere aos aspectos negativos, prevaleceu a observância da ineficiência dos governos locais, onde a deterioração da malha aérea e a incipiente promoção do destino foram apontados como os dois principais gargalos. Ao analisar a concorrência, identificou-se que Fortaleza, Porto de Galinhas e Maceió são os três principais concorrentes de Natal, sendo o destino pernambucano o que apresenta melhor avaliação. Por fim, observou-se que não existe uma diferenciação relevante no destino Natal.