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Navegando por Autor "Porto, Wanderlan Santos"

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    Tese
    O Mênon e seu diálogo com a comédia de Aristófanes: anamnesis e o deslocamento do tropos e topos da paideia
    (2017-10-06) Porto, Wanderlan Santos; Silva, Markus Figueira da; ; ; Bulhões, Fernanda Machado de; ; Holanda, Luisa Severo Buarque de; ; Augusto, Maria das Graças de Moraes; ; Macedo, Monalisa Carrilho de;
    A nossa tese avalia o deslocamento do lugar (τόπος) e do modo (τρόπος) na relação entre quem aprende (μαθητής) e quem ensina (διδάσκαλος), que Platão apresenta no Mênon , e sua ligação com a comédia de Aristófanes. A tensão entre διδάσκαλος e μαθητής, significativa na obra platônica, ocupa um papel central neste diálogo, cuja composição expõe a relação supostamente infrutífera entre o jovem sofista Mênon e o mestre Sócrates. Foram analisados os elementos que podem substanciar a tentativa de leitura do Mênon como um diálogo com a crise da παιδεία ateniense explicitada pela Comédia, em especial por Aristófanes. Desse modo, demonstramos que a ἀνάμνησις serve como solução para este problema, tendo em vista a emergência do deslocamento do τρόπος e do τόπος da παιδεία. O deslocamento do papel de quem ensina/aprende é uma proposta radical e se coaduna com o projeto onto-epistemológico expresso no Mênon. Por sua vez, exige do διδάσκαλος que não seja detentor e transmissor de sabedoria, mas que permita a si e ao μαθητής perceber na alteridade, o caminhar em busca do conhecimento. Assim como a urgência de se envolver num processo que é colaborativo, cooperativo e compartilhado, que visa ο conhecimento a partir da investigação, que admite a utilidade e necessidade de persistir prazerosamente pelo caminho da opinião.
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    Dissertação
    Tí estin Anámnesis? uma análise da anámnesis no mênon de Platão
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2008-10-16) Porto, Wanderlan Santos; Silva, Markus Figueira da; ; http://lattes.cnpq.br/0709727083553042; ; http://lattes.cnpq.br/8628639892984394; Araújo Júnior, Anastácio Borges de; ; http://lattes.cnpq.br/7168494762894151; Bulhões, Fernanda Machado; ; http://lattes.cnpq.br/1213107957524166
    Esta dissertação tem como principal objetivo analisar de que modo no Mênon, Platão relaciona a anámnesis a outras noções que neste diálogo são discutidas e, deste modo, tentar compreender o que ela é . Esta investigação visa inicialmente situar em outros diálogos platônicos a ocorrência do termo anámnesis para que verifique-se os aspectos que interligam estas obras a fim de precisar a compreensão do sentido mais adequado no Mênon. Verificar-se-à também, quais elementos da teoria do conhecimento platônica vão se interligando no diálogo de modo a revelar que o Mênon, que tem como questão central a areté, resguarda um conflito entre a sofística e a filosofia. Tal embate acontece indiretamente entre Górgias através do seu ensinado Mênon, e Sócrates que nega as teses do relativismo ético e epistemológico. Observamos também, de que forma se dá a assunção de uma via de acesso ao conhecimento que se configura como mais segura, a saber, a anámnesis. O questionamento de Mênon desde o início do diálogo nos instiga a inquirir esse interesse erístico, que ao ser confrontado com os interesses socráticos levaria-os ao estado aporético inicial e que paulatinamente é substituído pela aporia fundamental do conhecimento, esta aporia é ponto de partida para a compreensão da anámnesis. Ao assumir-se a dialética como método investigativo surge a necessidade por parte de Sócrates e de Mênon, de abandonar o didaskein e assumir a mathésis como possibilidade de construção do conhecimento. Abre-se assim uma das questões principais que este trabalho analisa, é se a anámnesis é possibilidade acesso às Formas e se a mesma possui um estatuto similar a mnéme. No momento em que Sócrates explicita no diálogo o que é a anámnesis, através da mostração feita com o escravo de Mênon, há a utilização filosófica de elementos míticos que, segundo nossa análise, permitem a compreensão efetiva do sentido da construção dialogada do conhecimento que exterioriza o que se deseja aprender, ou seja: o que é a anámnesis
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