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Navegando por Autor "Prado, Nanete Caroline da Costa"

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    Artigo
    Adolescentes em acolhimento provisório: uma análise investigativa sobre a vulnerabilidade ao HIV
    (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), 2015-03-31) Cavalcanti, Lilian Joane; Silva, Richardson Augusto Rosendo da; Nelson, Ana Raquel Cortês; Prado, Nanete Caroline da Costa; Holanda, José Rebberty Rodrigo; Costa, Mayara Mirna do Nascimento
    Objetivo: analisar as percepções dos adolescentes em acolhimento provisório quanto a sua a vulnerabilidade ao HIV. Métodos: estudo descritivo e exploratório de natureza qualitativa. Realizado com adolescentes institucionalizados na Casa de Passagem III localizada em Natal, no estado do Rio Grande do Norte, mediante a técnica do Grupo Focal (GF). Resultados: Foram abordados elementos referentes aos conhecimentos sobre HIV/Aids; autoproteção e responsabilização na esfera sexual; comportamentos e valores; e contribuição da instituição na prevenção do HIV/Aids. Conclusão: as percepções dos adolescentes em relação à vulnerabilidade ao HIV refletem outros problemas sociais, evidenciando a necessidade da intervenção baseada em múltipla direção, principalmente em resposta a necessidades sociais desses adolescentes.
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    Artigo
    Conhecimento de estudantes adolescentes sobre transmissão, prevenção e comportamentos de risco em relação as DST/HIV/AIDS
    (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), 2016-10-04) Silva, Richardson Augusto Rosendo da; Nelson, Ana Raquel Cortês; Duarte, Fernando Hiago da Silva; Prado, Nanete Caroline da Costa; Holanda, José Rebberty Rodrigo; Costa, Danyella Augusto Rosendo da Silva
    Objetivo: Avaliar o conhecimento de adolescentes, estudantes de uma escola pública na cidade de Natal/RN, sobre transmissão, prevenção e comportamentos de risco em relação às DST/HIV/AIDS. Métodos: Estudo descritivo-exploratório, com abordagem quantitativa, realizado de março a dezembro de 2013 com 222 estudantes de uma escola da rede pública de ensino na cidade de Natal, Nordeste do Brasil. Os dados foram coletados a partir de um questionário semiestruturado respondido em sala de aula. Este trabalho foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, CAAE: 13831113.6.0000.5537. Foi obtido dos pais ou responsáveis e do adolescente o prévio consentimento por escrito. O critério de inclusão consistia em o aluno ser regularmente matriculado na escola, cursando o ensino médio e aceitar participar espontaneamente da pesquisa. Resultados: O estudo apontou índices significativos de desconhecimento em relação à transmissão, prevenção e tratamento da AIDS e elucidou alguns comportamentos de risco que tornam a população jovem vulnerável às DST/AIDS. Conclusão: Programas de orientação sexual nas escolas são necessários para incentivar os adolescentes a terem um comportamento sexual seguro, saudável e menos exposto a riscos.
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    Dissertação
    Subconjunto terminológico da classificação internacional para a prática de enfermagem (CIPE®) em neonatos com cateter venoso central de inserção periférica à luz da teoria de Betty Neuman
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-12-15) Prado, Nanete Caroline da Costa; Silva, Richardson Augusto Rosendo da; ; http://lattes.cnpq.br/2184669241700299; ; http://lattes.cnpq.br/7681645618156077; Lima, Maria Alzete de; ; http://lattes.cnpq.br/8917202234995917; Sousa, Paulino Artur Ferreira; ; Félix, Nuno Damácio de Carvalho; ; http://lattes.cnpq.br/7920540842805868
    O Cateter Venoso Central de Inserção Periférica (CCIP) é destaque entre os cateteres centrais inseridos em unidades de terapia intensiva neonatal. O manejo do cateter PICC pressupõe habilidades e competências que favoreçam a segurança do recém-nascido e que reduzam os riscos de complicações associadas ao cateter. Nesta diretiva, como ferramenta que organiza a prática e direciona as necessidades do paciente, a Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) possui significativo impacto na qualidade da assistência direcionada ao paciente. Nesse sentido, o estudo teve como objetivo, desenvolver um Subconjunto Terminológico da CIPE® para recém-nascidos com Cateter Venoso Central de Inserção Periférica, tendo como suporte teórico o Modelo de Sistemas desenvolvido por Betty Neuman. Trata-se de um estudo metodológico, com amostra de 124 neonatos, desenvolvido em quatro etapas: 1ª - identificação dos fenômenos da Prática de Enfermagem para neonatos em uso do PICC; 2ª - elaboração dos Diagnósticos, Resultados e Intervenções de Enfermagem; 3ª - Construção dos enunciados diagnósticos, resultados e intervenções; 4ª - validação e análise estatística dos enunciados de Diagnósticos, Resultados e Intervenções de Enfermagem; 5ª - Estrutura do subconjunto terminológico da CIPE. O projeto foi submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, obtendo-se aprovação com o Certificado de Apresentação para Apreciação Ética (CAAE) 48990515.0.0000.5292. Procedeu-se à análise dos dados através do Índice de Validação de Concordância (IVC > 0.80). Foram validados 31 diagnósticos/resultados e 154 intervenções de enfermagem, as quais compuseram o Subconjunto terminológico, entre eles: Risco de hemorragia, Agitação, Dor, Risco de Infecção, Hipotermia, Termorregulação Prejudicada, Edema, Hematoma, Integridade da Pele Prejudicada e Sinal Vital Alterado. Conclui-se que a partir dos registros de enfermagem e identificação dos achados clínicos foi possível elaborar os diagnósticos, resultados e intervenções de enfermagem da CIPE® para recémnascido com Cateter Venoso Central de Inserção Periférica. Ademais, a utilização do modelo de sistemas de Neuman representou um alicerce conceitual-filosófico capaz de direcionar a avaliação clínica para a identificação dos estressores e das suas eventuais causas.
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