Navegando por Autor "Presgrave, Fabio Soren"
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Dissertação Abordagens de estudo e performance da obra Mutationen II für violoncello und tonband de Cláudio Santoro(2016-12-16) Paixão, Diego Rafael da Silva; Presgrave, Fabio Soren; ; http://lattes.cnpq.br/0527049289531555; ; http://lattes.cnpq.br/1645948511496162; Oliveira, André Luiz Muniz; ; http://lattes.cnpq.br/3225501994217880; Silva, Teresa Cristina Rodrigues; ; http://lattes.cnpq.br/8100270289528860Este artigo tem como objetivo estudar a escrita da obra Mutationen II für Violoncelo und Tonband, do compositor Claudio Santoro, compreendendo e traduzindo as instruções apresentadas na parte do violoncelo e da fita magnética. No processo de montagem dos sons eletrônicos, tornou-se necessário utilizar ferramentas tecnológicas atuais para auxiliar na gravação do arquivo de mídia, uma vez que o acesso aos gravadores propostos por Claudio Santoro na época em que a peça foi escrita é de difícil acesso nos dias de hoje. Como produtos da pesquisa, temos o registro em vídeo da obra bem como a edição da partitura em português, pois anteriormente só existia o manuscrito em língua alemã. O trabalho auxilia o processo de aprendizado da peça por possíveis novos intérpretes, bem como a realização de performances públicas, difundindo assim a obra, que é uma das primeiras do repertório eletroacústico internacional escrito para violoncelo.Livro Ensaios sobre a música dos séculos XX e XXI: composição, performance e projetos colaborativos(2017-03-09) Presgrave, Fabio Soren; Mendes, Jean Joubert Freitas; Noda, LucianaEste livro marca o primeiro quadriênio do Curso de Mestrado em Música da UFRN, pioneiro no Brasil por se especializar na pesquisa da Música Contemporânea. Nele, são abordados três importantes tópicos da Música Nova: composição; aspectos específicos da performance da Música Atual; e projetos colaborativos entre compositores-intérpretes e instituições. O livro se destina principalmente a pesquisadores, docentes de Cursos Superiores e de Pós-Graduação em Música, profissionais e especialistas da área, além de leitores interessados na Música Contemporânea.Dissertação A Jurema encantada para contrabaixo solo de Danilo Guanais: considerações sobre o trabalho colaborativo(2019-10-11) Guimarães Filho, Airton Fernandes; Presgrave, Fabio Soren; ; ; Rosa, Alexandre Silva; ; Oliveira, Mario André Wanderley;Este trabalho investiga o processo de colaboração entre compositor e interprete na elaboração da Jurema Encantada para contrabaixo solo, do compositor Danilo Guanais. Apresenta-se a linguagem musical, criada a partir do trabalho colaborativo. Averiguaram-se os aspectos que consideramos inovadores na construção da peça. Para isso, apresenta-se o processo colaborativo que resultou na construção musical e idiomática da Jurema Encantada em seus três movimentos, I (O Casamento), II (O Rapto) e III (A Guerra), como também os respectivos áudios, para que se possa ter uma maior compreensão dos aspectos musicais da peça. A fundamentação teórica ampara-se nos estudos feitos por Rucker Queiroz (2002), Erickinson Lima (2014), Mariana Holschuh (2017) e Leonardo Ventura (2007), sobre o movimento armorial e a sua influência na obra de Guanais. A bibliografia sobre o trabalho colaborativo apoia-se em Fausto Bórem (1998), Rodrigo Lobo (2016), Rodolfo Borges (2017), Herivelto Brandino (2012), Sônia Ray (2010) e Catarina Domenici (2011). No anexo C, encontra-se disponível a edição final da partitura, apresentando aspectos da linguagem idiomática para o contrabaixo, construídos a partir do trabalho colaborativo, também foi disponibilizado uma gravação em áudio e vídeo para divulgação da peça, em complemento ao recital público da estreia da obra.Dissertação Santiago Sabino Carvalho: importância da experiência musical/cultural e dos exercícios diários para a performance(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-12-27) Silva, Gabriel Vasco da; Presgrave, Fabio Soren; http://lattes.cnpq.br/0527049289531555; http://lattes.cnpq.br/3114074173864243; Nogueira, Meryelle; http://lattes.cnpq.br/7470465173637479; Micheletti, André Luís Giovanini; http://lattes.cnpq.br/8497666797750023A presente pesquisa trata da trajetória do violoncelista e professor Santiago Sabino Carvalho, apresentando conceitos que nortearam sua vida como músico e como docente. Em primeiro lugar o trabalho realiza uma biografia analítica do artista, abordando os principais acontecimentos de sua carreira com o objetivo de conectar sua história aos procedimentos que ele utiliza para ensinar. Foram realizadas entrevistas, aulas e gravações além de pesquisas em jornais da sua época e programas de concerto. A pesquisa apresenta também uma apostila com exercícios técnicos propostos pelo violoncelista para estudantes em estágio semiprofissional.Dissertação Sonata No.1 para violoncelo e piano de Alfred Schnittke: aspectos poliestilísticos e técnico-interpretativos(2015-02-26) Brandão, Cristian de Paula; Cesetti, Durval da Nóbrega; ; ; Presgrave, Fabio Soren; ; Victorio, Roberto Pinto;A Sonata No. 1 para Violoncelo e Piano (1978) de Alfred Schnittke figura dentre as principais obras do repertório camerístico para violoncelo do século XX. Dedicada à violoncelista russa Natalia Gutman, esta obra foi composta de acordo com as características do poliestilismo, um dos principais aspectos da música de Schnittke. Tendo vivido sob muitas restrições políticas da antiga União Soviética e, ao mesmo tempo, sob intensas e diversificadas influências culturais e artísticas, Schnittke adquiriu uma linguagem e estilo muito particular a partir de vários outros estilos, desde o barroco até o jazz, passando pelo folclore de diferentes culturas, romantismo, classicismo, música religiosa, dentre outros. Este artigo aponta os elementos poliestilísticos na Sonata No.1 para violoncelo e piano, assim como também aborda meu processo de aprendizagem da peça: as principais dificuldades técnicas encontradas, as técnicas estendidas, a consciência corporal utilizada e meu processo de memorização, com conceitos baseados a partir de minha experiência de performance, assim como da leitura artigos, dissertações e outras referências bibliográficas.