Navegando por Autor "Primolan, Débora Alves"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC Ensino jurídico e educação como prática de liberdade: uma análise do Projeto Pedagógico do Curso de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Norte(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-14) Primolan, Débora Alves; Carvalho, Lidianne Araújo Aleixo de; Siqueira, Mariana de; https://orcid.org/0000-0002-4477-6076; Silvino, Ângelo José Menezes; https://orcid.org/0000-0003-2247-4365; Silvino, ÂngeloEsta monografia se propõe a analisar o ensino jurídico no curso de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Assim, busca identificar se o Projeto Pedagógico hoje vigente se apresenta como ferramenta capaz de fomentar a prática de uma educação para a liberdade, que atende aos ideais de um ensino emancipatório, plural e interdisciplinar capaz de transcender a mera formação profissionalizante. A relevância do tema se dá pela necessidade de enfrentamento ao modelo tradicional e bancarizado presente na educação jurídica, pautado no professor enquanto figura central e única detentora de conhecimento e na ausência de interdisciplinaridade. A hipótese levantada é a de que o PPC de Direito da UFRN, enquanto instrumento de construção do referido curso, não atende aos ideais de educação como prática de liberdade, não dispondo de um processo educativo capaz de promover uma formação verdadeiramente humanista. No entanto, vislumbra-se a possibilidade de mudança dessa realidade através do novo PPC, que atualmente está em processo de construção.