Navegando por Autor "Prudêncio, Marília Cardoso"
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Dissertação Análise da trajetória de uso dos aparelhos de amplificação sonora individual por crianças e adolescentes com deficiência auditiva(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-02-29) Prudêncio, Marília Cardoso; Brazorotto, Joseli Soares; https://orcid.org/0000-0002-3891-9819; http://lattes.cnpq.br/8038447445698925; http://lattes.cnpq.br/1244842695611173; Mantello, Erika Barioni; https://orcid.org/0000-0003-3200-5474; http://lattes.cnpq.br/9843066941267902; Jacob, Regina Tangerino de SouzaObjetivo: Avaliar a trajetória de uso dos Aparelhos de Amplificação Sonora Individual (AASI) em um grupo de crianças com deficiência auditiva reabilitadas em um centro de reabilitação do SUS. Método: aprovado em CEP institucional sob o número 5.924.421. Trata-se de uma pesquisa de método misto, metodológico, retrospectivo e transversal. A amostra foi constituída por 27 crianças com perda auditiva sensorioneural de graus leve a profundo, sendo destas 22 com perda bilateral e 5 com perda unilateral e seus respectivos responsáveis. No estudo 1, com desenho metodológico, é apresentada no Artigo 1, a adaptação transcultural do inventário Parent Hearing Aid Management Inventory para o português brasileiro. Foram realizadas duas etapas e oito passos para a consecução da adaptação: obtenção de permissão dos autores; formação de um comitê de especialistas que atuaram em alguns dos passos para a validação da tradução, tradução por 2 tradutores proficientes, síntese das traduções e avaliação das equivalências, tradução reversa e síntese das mesmas, estudo piloto com 10 famílias para verificar-se a aplicabilidade do instrumento e síntese da versão final do instrumento. No estudo 2, foi caracterizada a trajetória do tempo de uso dos aparelhos de amplificação sonora individual, por meio da coleta de dados do prontuário, nos anos de 2019, 2022 e coleta do data logging em 2023. Por meio de uma planilha no Excel®, foi realizada a tabulação de dados de 86 prontuários, população distinta do Artigo 1. Destes 86, constatou-se que havia a informação completa em 27 prontuários. Foram aplicados os testes estatísticos para avaliar a normalidade dos dados e a ANOVA de medidas repetidas para verificar a variação no tempo de uso no período avaliado. Resultados: a adaptação do inventário, em português brasileiro, denominado Inventário de Manejo dos Aparelhos Auditivos pela Família foi apresentada (Artigo 1). Quanto à trajetória de uso dos dispositivos não houve variação estatisticamente significativa no tempo de uso dos AASIs nas medidas realizadas nos anos de 2019, 2022 e 2023, sendo observado que o ano de 2019 foi o período em que mais crianças utilizaram os dispositivos menos do que 10h/dia, abaixo do ideal para a aquisição e desenvolvimento das habilidades de audição e de linguagem. Das 27 crianças 16 estão em alerta para o uso, visto que em um dos 3 períodos avaliados eles permaneceram em uso insuficiente dos dispositivos. Destas, 4 tiveram data loggings abaixo de 10h/dia nas três medidas realizadas, indicando um importante risco para o desenvolvimento auditivo e de linguagem. Conclusão: a adaptação do inventário PHAMI para o português brasileiro e a análise da trajetória de uso dos dispositivos auditivos traz contribuições para a reabilitação auditiva na infância em nosso país. O monitoramento do uso dos dispositivos auditivos é essencial e deve fazer parte da rotina nos serviços de reabilitação auditiva, como forma de garantir planejamentos terapêuticos assertivos e efetividade de resultados para esta população. Estudos de seguimento e multicêntricos são relevantes para potencializar o uso de dispositivos auditivos na população infantil com deficiência auditiva.TCC Análise dos facilitadores, barreiras e da percepção de crianças com deficiência auditiva e suas famílias sobre o uso de dispositivos auditivos(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-04-23) Prudêncio, Marília Cardoso; Brazorotto, Joseli Soares; Balen, Sheila Andreoli; Campos, Patrícia DominguezRESUMO ARTIGO 1 Objetivo: avaliar o tempo de uso (horas/dia) dos Aparelhos de Amplificação Sonora Individual (AASI) em crianças com deficiência auditiva, usuárias de um serviço do Sistema Único de Saúde, bem como analisar os fatores que influenciaram a adesão ao uso dos dispositivos nesta população. Método: estudo transversal, descritivo-analítico, aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da instituição proponente. A amostra foi constituída por 49 crianças com perda auditiva sensorioneural de graus leve a profundo. Os instrumentos de coleta foram a ferramenta de data logging de seus aparelhos auditivos, bem como os dados de prontuários, o registro de frequência e da Escala de Envolvimento Familiar na (re) habilitação. Realizada a análise estatística descritiva e inferencial, com emprego do modelo de regressão múltipla, considerando como variável dependente o uso do AASI (horas/dia) em função de variáveis independentes selecionadas. Resultados: O uso dos aparelhos auditivos por mais de 10h/dia ocorreu para 51,02%% da amostra na orelha direita e 42,85% na orelha esquerda. O fator influenciador na adesão ao uso dos dispositivos auditivos foi o grau da perda auditiva na orelha direita e os demais fatores não impactaram significativamente no uso do aparelho auditivo na amostra estudada. Conclusão: Das 49 crianças, 31 (63,26%) utilizaram o AASI por mais de 10 horas/dia em alguma das orelhas. Recomenda-se estudos multicêntricos para a ampliação dos conhecimentos acerca da adesão ao uso dos aparelhos auditivos em crianças brasileiras. RESUMO - ARTIGO 2 Objetivo: analisar a autopercepção de crianças com deficiência auditiva usuárias de dispositivos auditivos e de suas famílias quanto ao seu uso diário, comparando o uso referido com os dados de data logging, bem como conhecer os benefícios autorrelatados com os dispositivos. Método: estudo transversal, observacional, descritivo-analítico, aprovado em Comitê de Ética institucional. Aplicados questionários a 38 famílias e crianças com deficiência auditiva sobre o uso e benefício com os dispositivos, bem como coletado o número de horas/dia por data logging. Realizada a análise descritiva e comparativa, por meio do coeficiente Kappa entre o data logging e o uso referido pelas crianças e famílias, além da análise qualitativa sobre a percepção das crianças e famílias acerca dos dispositivos. Resultados: As crianças e as famílias superestimaram, respectivamente, em média, 5,3 e 2,5 horas por dia o tempo de uso em comparação à medida de data logging. Tanto crianças quanto famílias referiram benefícios com o uso dos equipamentos, embora o uso e manuseio dos microfones remotos tenha sido o maior desafio identificado. Conclusão: Houve discordância entre o número de horas relatadas pelas crianças e famílias entre si, bem como delas e a medição do data logging. As famílias referiram a necessidade de mais orientações quanto ao manuseio e uso de microfones remotos, o que aponta para a importância da intervenção personalizada voltada ao empoderamento destes familiares e crianças, com o envolvimento da equipe escolar e rede de apoio, identificadas pelas famílias como essenciais para o uso efetivo dos dispositivos auditivos.Artigo Percepção de crianças e adolescentes com deficiência auditiva e de suas famílias sobre o uso e benefício com dispositivos auditivos(Audiology - Communication Research, 2022) Brazorotto, Joseli Soares; Prudêncio, Marília Cardoso; Barbosa, Ana Alice Alves; Carvalho, Wanderson Laerte de Oliveira; https://orcid.org/0000-0002-3891-9819Objetivo: Analisar a autopercepção de crianças e adolescentes com deficiência auditiva e de suas famílias quanto ao uso diário dos dispositivos auditivos, comparando o uso referido com os dados de data logging, bem como conhecer os seus benefícios autorrelatados. Métodos: Estudo transversal, observacional, descritivo-analítico. Aplicados questionários a 38 famílias e seus filhos com deficiência auditiva, bem como coletado o data logging com o número de horas/dia de uso dos aparelhos auditivos. Realizada a análise descritiva e comparativa, por meio do coeficiente de Kappa, entre o data logging e o uso referido pelos usuários e famílias, além da análise qualitativa sobre a percepção de ambos com relação aos dispositivos. Resultados: As crianças, adolescentes e suas famílias superestimaram, respectivamente, em média, 5,3 e 2,5 horas por dia o tempo de uso, em comparação à medida de data logging. Os usuários referiram benefícios com o uso dos equipamentos, embora o uso e o manuseio dos microfones remotos tenham sido o maior desafio identificado, tanto para eles como para as suas famílias. Conclusão: Houve discordância entre o número de horas relatadas pelos usuários e famílias entre si, bem como entre eles e a medição do data logging. As famílias referiram a necessidade de mais orientações quanto aos microfones remotos, o que aponta para a importância da intervenção personalizada voltada ao empoderamento desses familiares, crianças e adolescentes, com o envolvimento da equipe escolar e rede de apoio, identificadas pelas famílias como essenciais para o uso efetivo dos dispositivos auditivos.