Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Queiroz, Edilene Faustina Medeiros de"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Ludicidade na Educação Infantil: uma experiência na zona urbana e rural do município de São Fernando/RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017-06-14) Queiroz, Edilene Faustina Medeiros de; Cavalcante, Christianne Medeiros; Melo, Jacicleide Ferreira Targino da Cruz; Soares, Suenyra Nóbrega
    O presente trabalho monográfico, intitulado: “LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA EXPERIÊNCIA NA ZONA URBANA E RURAL DO MUNICÍPIO DE SÃO FERNANDO/RN”, constitui-se em uma pesquisa de campo descritiva com abordagem qualitativa, desenvolvida por meio de aplicação de questionários a todos os docentes que atuam na Educação Infantil do referido município, e um roteiro de observação acerca da prática docente. Buscou-se identificar a concepção de Ludicidade dos professores da Educação Infantil do município de São Fernando/RN, analisando suas práticas pedagógicas. Especificamente, objetivou-se: Investigar como a ludicidade é pensada e viabilizada nas práticas pedagógicas da Educação Infantil no município; Identificar quais recursos metodológicos estão disponíveis e quais são utilizados na zona urbana e na zona rural; e por fim diagnosticar como a concepção pedagógica de ludicidade apresentada favorece o desenvolvimento da aprendizagem infantil na prática. Foram utilizados como referencial teórico Kishimoto (1988, 1994, 2010, 2011), Vigotsky (2007, 1998), Piaget (1975, 1993), Rau (2013), entre outros. Os resultados da pesquisa mostram que as concepções de Ludicidade de cada professor estão relacionadas à concepção de Ludicidade já discutida no referencial teórico. A maioria das concepções apresentadas estão voltadas para o brincar, para a utilização do jogo e do brinquedo unidos ao prazer e ao divertimento. Por fim, percebeu-se que a Ludicidade pode ser praticada na sala de aula, mesmo com a ausência de alguns recursos materiais, pois cabe ao professor planejar suas aulas de acordo com os conhecimentos prévios dos alunos e a realidade em que cada um está inserido.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM