Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Queiroz, Lavínia Maria Silva"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Dissertação
    A emergência do projeto de vida no ensino médio em tempo integral no Rio Grande do Norte
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-02-24) Queiroz, Lavínia Maria Silva; Azevedo, Alessandro Augusto de; http://lattes.cnpq.br/3521226970305887; http://lattes.cnpq.br/2197510106213420; Oliveira, Meyre Ester Barbosa de; Garcia, Luciane Terra dos Santos; http://lattes.cnpq.br/2546503141542893; Momo, Mariangela; Ignácio, Patrícia
    O presente trabalho analisa o conteúdo da disciplina Projeto de Vida, desenvolvida pelo Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE), em uma escola de Ensino Médio da rede pública estadual, em Mossoró, no Rio Grande do Norte. Para tanto, considera os interesses e as relações de saber e poder presentes no âmbito da Lei n. 13.415/17, da Base Nacional Comum Curricular, e dos demais documentos distribuídos pelo ICE para a implantação do Projeto Escola da Escolha, que se centra na disciplina Projeto de Vida como principal proposta de inovação educacional. Tem como objetivo analisar como se deu a emergência da disciplina Projeto de Vida na política curricular do estado do Rio Grande do Norte para o Ensino Médio em Tempo Integral, buscando dar visibilidade aos sentidos que dela reverberam. Estes atuam na produção dos sujeitos juvenis contemporâneos, situando-se numa abordagem qualitativa e priorizando a análise do conteúdo presente em documentos do ICE e, secundariamente, as entrevistas semiestruturadas com profissionais de educação envolvidos nas atividades pedagógicas propostas para a disciplina Projeto de Vida. A pesquisa tem como base teórica as contribuições da abordagem pós-estruturalista, entendendo que os discursos curriculares constituem regimes de verdades e produzem subjetividades, tudo isso implicado em relações de poder. Assim sendo, as principais referências estudadas são os textos de Alice Casimiro Lopes, Michael Foucault e Stephen Ball, em parceria com outros pesquisadores que tratam, respectivamente, de currículo, discursos e produção de políticas. Depreende-se que o Projeto de Vida se revela como um instrumento discursivo de poder-saber que corrobora as propostas do neoliberalismo e imprime um currículo discricionário e controlador de subjetividades.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM