Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Queiroz, Thommysom Farias de"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Uso do material concreto nas aulas de geometria espacial na 3ª série do ensino médio
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-07-25) Queiroz, Thommysom Farias de; Neto, José Melinho de Lima; Lopes, Maria Maroni; Araújo, Jonimar Pereira de; Bernardino, Adriano Thiago Lopes
    Neste trabalho apresentamos uma proposta de planejamento para aulas de geometria espacial para as turmas de 3º série do ensino médio. O planejamento foi baseado numa pesquisa bibliográfica sobre a relevância da utilização do material concreto nas aulas de geometria espacial, a fim de subsidiar professores que tenham interesse em apresentar aulas que possam ser mais atraentes para os alunos. Esse planejamento consiste em sugestões de modelos de atividades que poderão ser desenvolvidas nas aulas, detalhamos cada uma das atividades a serem desenvolvidas, expondo passo a passo cada uma delas especificando, os resultados que almeja ser alcançado com base nos pensamentos e estudos de filósofos de pesquisadores da Educação Matemática. Estudos desenvolvidos sobre esse tema mostram que a utilização do material concreto tem sido um importante recurso para o bom desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem, por possibilitar uma intervenção nos conteúdos da geometria espacial por meio de objetos usados pelos alunos em seu dia-dia. Em nossa proposta tentamos evidenciar que a utilização do material concreto pelos discentes tem como objetivo dar autonomia a eles para que consiga desenvolver novas formas de entendimento do conteúdo, o professor então fica como intermediador funcionando como um elo que liga o conteúdo abstrato ao objeto que o discente está manipulando. Buscamos com isso construir uma aprendizagem menos mecânica fugindo da aplicação e decoreba de fórmulas e dando significado ao conteúdo no cotidiano de cada um deles.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM