Navegando por Autor "Quirino, Isabelle Matias"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC Mares do sertão: um RPG sobre nordeste e sertão no ensino de História(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-07-07) Quirino, Isabelle Matias; Santos, Magno Francisco de JesusO espaço do ensino de História vem ganhando maior repercussão nas pesquisas acadêmicas nas últimas décadas, elevando, assim, a discussão sobre a importância que a educação histórica tem na vida dos alunos do ensino básico, e como ela vem adentrando cada vez mais nas questões identitárias que envolvem estes sujeitos. Tendo isso em mente, minha pesquisa tem como objetivo analisar o jogo narrativo Mares do Sertão, um RPG em baralho que tem como pano de fundo a região Nordeste, seus sertões e o seu imaginário, compreendendo tal jogo como um recurso didático capaz de potencializar o ensino histórico e promover um ambiente de Educação das Relações Étnico-Raciais – uma vez que o jogo tem como protagonistas quatro heroínas racializadas – nas salas de aula do período do Ensino Médio. Para estabelecer este debate, foi necessária a análise do manuscrito do livro de regras do autor do jogo como minha fonte. A partir disso, no primeiro momento perpasso pela discussão sobre a visibilidade e dizibilidade do Nordeste, analisando os discursos de alguns intelectuais que contribuíram para a historiografia no tocante à imagem da região, confrontando tais discursos com o texto do jogo. Em seguida, através das leituras de pesquisas na área do ensino de História, desde o estudo do currículo da BNCC, até discussões envolvendo jogos e questões identitárias, demonstro o potencial para a educação histórica que Mares apresenta.