Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Rêgo, Mayara Silva Fernandes do"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Artigo
    Avaliação das estratégias de educação em saúde com adolescentes
    (Revista de Aps, 2019) Silva, José Adailton da; Silva, Rubênia Paulo da; Távora, Rafaela Carolini de Oliveira; Rêgo, Mayara Silva Fernandes do
    Introdução: considerando a importância e a relevância da educação em saúde com adolescentes, é essencial o uso de estratégias cada vez mais acolhedoras, dinâmicas, integradas e subjetivas. Assim, objetivou-se avaliar as estratégias de educação em saúde utilizadas com adolescentes, a partir das publicações existentes em revistas científicas. Desenvolvimento: trata-se de uma pesquisa descritiva, qualitativa,do tipo revisão integrativa. Foram critérios de inclusão: títulos em português, texto completo disponível gratuitamente, artigos e publicações nos últimos cinco anos (2012, 2013, 2014, 2015 e 2016). Foram excluídos os artigos repetidos ou em formato de revisão de literatura ou que não responderam à questão-problema pesquisada. Após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, restaram 26 artigos,que foram lidos na íntegra e analisados na presente pesquisa. A região Nordeste destacou-se com dez publicações e a revista APS–Atenção Primária à Saúdepossui o maior número de publicações. Amaioria dos artigos utilizou a abordagem qualitativa. As oficinas educativas foram relatadas em 12 pesquisas, e abordou-se a temática saúde sexual e reprodutiva na maioria das ações. As escolas foram os cenários de maior escolha pelos pesquisadores. Em média, 69% dos artigos não utilizaram base metodológica para avaliar a efetividade das intervenções. Evidenciaram-se, ainda, limitações das publicações quanto às conclusões e avaliações das estratégias utilizadas. Conclusão: reforça-se a importância da pesquisa na área profissional, o que garantetanto a importância da busca de metodologias quanto da avaliação da estratégia usada, para melhor aplicabilidade, de forma dinâmica, afável e pessoal
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Evidência e avaliação das estratégias de educação em saúde com adolescentes: uma revisão integrativa
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-12-08) Silva, Rubênia Paulo; Távora, Rafaela Carolini de Oliveira; Távora, Rafaela Carolini de Oliveira; Silva, José Adailton da; Rêgo, Mayara Silva Fernandes do
    Introdução: Considerando a importância e relevância da educação em saúde com adolescentes, é essencial o uso de estratégias cada vez mais acolhedoras, dinâmicas, integradas e subjetivas. Assim, o presente trabalho objetiva evidenciar e avaliar as estratégias de educação em saúde utilizadas com adolescentes. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa descritiva, qualitativa, sendo revisão de literatura do tipo revisão integrativa. Resultados: Foram encontradas 40.831 publicações, restringindo-as para títulos em português, texto completo disponível gratuitamente, artigos e publicados nos últimos cinco anos (2012, 2013, 2014, 2015 e 2016). Dessa forma, restaram 26 artigos que foram lidos na íntegra e analisados na presente pesquisa. Discussão: Em média, 69% dos artigos não utilizou base metodológica para avaliar a efetividade das intervenções. Evidenciaram-se as limitações das publicações quanto às conclusões e avaliações das estratégias utilizadas de forma superficial. As metodologias propiciam uma melhor abordagem e fidedignidade quanto aos resultados, contribuindo para que pesquisadores e profissionais possam utilizar a estratégia avaliada. Conclusão: Reforça-se a importância da pesquisa na área profissional, garantindo-nos tanto a importância da busca de metodologias, quanto da avaliação da estratégia usada, para uma melhor aplicabilidade de forma dinâmica, afável e pessoal.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM