Navegando por Autor "ROCHA, Maria Kláudia Jessy Bezerra da"
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TCC Gestão escolar e a pandemia da Covid-19: as mudanças nas práticas de gestão de uma escola do município de São Gonçalo do Amarante - RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-07) ROCHA, Maria Kláudia Jessy Bezerra da; Aquino, Fernanda Mayara Sales de; http://lattes.cnpq.br/8001042188401281; Aquino, Fernanda Mayara Sales de; Brandão, Lucila Carvalho Leite; Costa, Ademarcia Lopes de OliveiraO cenário de pandemia devido ao vírus SARS-CoV-2, o qual implicou no isolamento social, evidenciou vários problemas já existentes na educação básica brasileira. Diante desse cenário, vários agentes estavam engajados em minimizar os impactos que pandemia teria sob a educação escolar, entre esses agentes destacamos, neste artigo, os gestores escolares que precisaram estar à frente das mudanças que, repentinamente, o processo educativo requereu. Este artigo objetiva discutir práticas pedagógicas de gestão em um Centro de Ensino de Educação Infantil de São Gonçalo do Amarante, a fim de compreender os desafios e as mudanças que ocorreram no processo educativo desta escola com o advento da pandemia. Para tanto, foi adotado o método da entrevista compreensiva de Kaufman (2013), a fim de compreender as singularidades das mudanças nesse Centro, fazendo uma análise entre as práticas do pedagogo enquanto coordenador/gestor escolar no pré e pós-pandemia. Ao longo do texto, se mostra um panorama da relação entre gestão democrática e a educação, tendo em vista a importância de seus mecanismos para alcançar uma educação de qualidade. Com as entrevistas, se concluiu que o maior desafio para a gestão durante a pandemia foi a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação para o ensino e as dificuldades do corpo docente em lidar com esse novo cenário educativo, mas também foi mencionado que houveram grandes aprendizados que continuam permeando o fazer pedagógico e que foram fixados no respectivo Projeto Político Pedagógico.