Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "ROCHA, Maria Kláudia Jessy Bezerra da"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Gestão escolar e a pandemia da Covid-19: as mudanças nas práticas de gestão de uma escola do município de São Gonçalo do Amarante - RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-07) ROCHA, Maria Kláudia Jessy Bezerra da; Aquino, Fernanda Mayara Sales de; http://lattes.cnpq.br/8001042188401281; Aquino, Fernanda Mayara Sales de; Brandão, Lucila Carvalho Leite; Costa, Ademarcia Lopes de Oliveira
    O cenário de pandemia devido ao vírus SARS-CoV-2, o qual implicou no isolamento social, evidenciou vários problemas já existentes na educação básica brasileira. Diante desse cenário, vários agentes estavam engajados em minimizar os impactos que pandemia teria sob a educação escolar, entre esses agentes destacamos, neste artigo, os gestores escolares que precisaram estar à frente das mudanças que, repentinamente, o processo educativo requereu. Este artigo objetiva discutir práticas pedagógicas de gestão em um Centro de Ensino de Educação Infantil de São Gonçalo do Amarante, a fim de compreender os desafios e as mudanças que ocorreram no processo educativo desta escola com o advento da pandemia. Para tanto, foi adotado o método da entrevista compreensiva de Kaufman (2013), a fim de compreender as singularidades das mudanças nesse Centro, fazendo uma análise entre as práticas do pedagogo enquanto coordenador/gestor escolar no pré e pós-pandemia. Ao longo do texto, se mostra um panorama da relação entre gestão democrática e a educação, tendo em vista a importância de seus mecanismos para alcançar uma educação de qualidade. Com as entrevistas, se concluiu que o maior desafio para a gestão durante a pandemia foi a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação para o ensino e as dificuldades do corpo docente em lidar com esse novo cenário educativo, mas também foi mencionado que houveram grandes aprendizados que continuam permeando o fazer pedagógico e que foram fixados no respectivo Projeto Político Pedagógico.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM