Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Rabelo, José Wilamy Cosme"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Metodologia ativa de ensino-aprendizagem aplicada na disciplina de Medicina Laboratorial: percepção dos estudantes
    (2017-06-22) Rabelo, José Wilamy Cosme; Santos, Marcelo dos; ; ; http://lattes.cnpq.br/6787849211060090; Câmara, Rafael Barros Gomes da; ; http://lattes.cnpq.br/9200036511632745; Lucena, Eudes Euler de Souza; ; http://lattes.cnpq.br/6969519171915250
    A Escola Multicampi de Ciências Médicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (EMCM-UFRN) foi criada em 2013 com a implantação do curso de Medicina com campus no interior, no município de Caicó. O Projeto Político Pedagógico (PPP) da EMCM segue o preconizado pelas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) do Curso de Graduação em Medicina ao adotar metodologias de ensino-aprendizagem centradas no aluno, tendo o professor como facilitador deste processo. A integração entre os conteúdos sob uma ótica contextualizada leva a melhor compreensão para uma aplicação imediata dos saberes. Os conteúdos de Medicina Laboratorial (ML) estão presentes em diversos segmentos do currículo do curso, sendo a disciplina ML, uma optativa que visa incrementar as habilidades de solicitação/interpretação de dados laboratoriais, considerando o custo-benefício. O objetivo deste trabalho é construir e aplicar a disciplina de ML utilizando metodologias ativas de ensino-aprendizagem a estudantes de medicina da EMCM e avaliar sua percepção. Ao final da disciplina, foi aplicado um instrumento com 40 itens para avaliar o grau de concordância dos estudantes sobre a efetividade do emprego de metodologia ativa na disciplina de ML. Utilizando a escala Likert, foram calculadas as médias, desvios padrões (DP) modas e medianas das respostas, além de categorizar as médias em Ruins, Regulares ou Boas. Contando com a participação de 25 estudantes, foram analisadas as respostas sobre as temáticas: 1 - Disciplina, 2 - Infraestrutura, 3- Professores e 4 – Alunos. A concentração das médias próxima ao limite superior da escala sugere positiva a percepção dos alunos frente às quatro temáticas avaliadas. A maioria das médias dos itens se encaixaram na categoria Bom, sendo que nenhum item foi categorizado como Ruim. A partir da percepção dos estudantes, é possível concluir que o emprego de metodologias ativas na disciplina ML pode levar o estudante a despertar a motivação intrínseca pelo aprendizado, o que facilita o processo de ensino-aprendizagem.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM