Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Rachetti, Luiz Gustavo Ferri"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Sociologia e cinema: o uso do audiovisual na aprendizagem de sociologia no ensino médio
    (2016-03-14) Rachetti, Luiz Gustavo Ferri; Santana, Gilmar; ; http://lattes.cnpq.br/2957801541347646; ; http://lattes.cnpq.br/7569963693895247; Toscano, Geovania da Silva; ; Paiva, Irene Alves de; ; http://lattes.cnpq.br/7842254018559167
    O presente trabalho tem como objetivo discutir as possibilidades de diálogo das imagens audiovisuais com conceitos abordados na base curricular do Ensino Médio para a área de Sociologia. Ao mesmo tempo em que a imagem se faz presente no cotidiano da juventude atual, o visual se torna cada vez mais documento e instrumento indispensável na leitura sociológica dos fatos e fenômenos sociais. Inspirado nas obras de Raymond Williams, Marcel Martin, Pierre Sorlin e José de Souza Martins, este trabalho busca entender como a entrada da imagem no universo da Sociologia abre um amplo terreno de indagações, dúvidas e experimentos que enriquecem o conhecimento produzido por essa ciência e ampliam a consciência de sua importância. Este estudo foi realizado com estudantes do Ensino Médio de uma escola pública do Rio Grande do Norte e buscou, dentro das perspectivas de Paulo Freire e Edgar Morin, direcionamentos para práticas pedagógicas que possibilitassem a utilização das imagens no cotidiano escolar. O método utilizado foi a Pesquisa-Ação que, através da inserção gradual das imagens e das discussões que aconteceram durante as reuniões, proporcionou o aparecimento e desenvolvimento de temáticas sociológicas. Os resultados foram pautados no discurso dos alunos e na produção de um curta-metragem para demonstrar o processo de aprendizagem nas temáticas sociológicas. Sob o ponto de vista do pesquisador, os jovens compreenderam, de uma maneira simples, a leitura de imagens e a linguagem cinematográfica, e construíram argumentos e propostas de intervenção no seu ambiente escolar.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM