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Navegando por Autor "Ramos, Ana Daniela Santana"

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    TCC
    Inclusão de alunos com necessidades especiais na educação regular em Luís Gomes-RN: desafios para uma escola inclusiva
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-11) Ramos, Ana Daniela Santana; Bezerra, Josenildo Soares; Bezerra, Josenildo Soares; Oliveira, William Brenno dos Santos; Leite, Wagner
    Este estudo investiga os desafios enfrentados pelos docentes das escolas públicas de Luís Gomes-RN na promoção da inclusão de alunos com necessidades especiais, analisando a efetividade das práticas inclusivas adotadas. Fundamenta-se nos princípios de inclusão de Mantoan (2003, 2006), Sassaki (1997), Rodrigues (2006), Freire (2002) e nas contribuições de Vygotsky (2011), Carvalho (2005) e Gil (2002). A metodologia envolveu a aplicação de um questionário online semiestruturado, com 11 questões quantitativas e qualitativas, enviado via WhatsApp aos diretores das instituições e respondido por 26 docentes da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Os resultados indicam que, embora haja conscientização sobre a importância da inclusão, os principais desafios envolvem a falta de recursos didáticos adaptados, a ausência de profissionais especializados, a necessidade de capacitação contínua dos docentes e a resistência de alunos e famílias ao processo de inclusão. Destaca-se também a sobrecarga dos professores em salas heterogêneas, especialmente em escolas localizadas em áreas rurais. Como soluções, os participantes sugerem o aumento de recursos pedagógicos adaptados, o fortalecimento da parceria família-escola e a implementação de formações práticas para docentes. Conclui-se que a efetividade da inclusão escolar exige políticas públicas que garantam suporte adequado, formação contínua dos educadores e estratégias pedagógicas inclusivas.
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