Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Ramos, Letícia Rocha"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Projeto de Mobiliário Funcional para o Público Gamer
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-10) Ramos, Letícia Rocha; Santa Rosa, José Guilherme da Silva; https://orcid.org/0000-0001-7201-0767; http://lattes.cnpq.br/7686896980904000; Lanutti, Jamille Noretza De Lima; http://lattes.cnpq.br/2832676303604860; Santos, Dino Lincoln Figueiroa; https://orcid.org/0000-0002-8269-3458; http://lattes.cnpq.br/4414156386454948
    O texto aborda como os gostos pessoais se expressam, ressaltando que os relacionamentos sociais são determinantes para a construção de preferências em diversas áreas, como: música, moda e mobiliário. Com base nos estudos de Bourdieu, foi estabelecido nesse trabalho a linha de pensamento de que o gosto pessoal não surge de um “eu” puro, mas é adquirido por meio de interações sociais. A elite social econômica, por sua vez, acaba por ditar certas tendências do que seria um gosto superior aos demais. Utilizando a metodologia Double Diamond, foi explorado como o usuário que está inserido na comunidade dos jogos digitais expressa seu gosto pessoal em diversas áreas. Foram apresentados estilos de vestimenta e música, enquanto na categoria dos móveis foi apresentado um questionário para descobrir diretamente com esse público quais seriam as preferências de estilo, cor e tamanho de cada tipo de móvel. Este questionário foi direcionado às pessoas que jogam jogos digitais (os gamers) ou que acessam e interagem com vídeos ou live streams de jogos, obtendo 57 respostas únicas, contando com participantes da esfera social do autor e distribuídos por diversos estados brasileiros, no momento que foi finalizado para coleta de dados. Com base no questionário, foi possível perceber a preferência por móveis grandes, iluminação Led RGB e a presença de nichos ou estantes para exibir itens decorativos, como as Action Figures. Além disso, foi abordado como os jogos digitais podem influenciar positivamente e negativamente, para assim traçar as dificuldades enfrentadas pelo usuário e projetar um conjunto de móveis pensados para a melhora da qualidade de vida e que apresenta valor estético satisfatório ao público gamer. Foi desenvolvido um conceito para o projeto utilizando a temática “fantasia” e as personagens que fazem referência a anjos. Por fim, foi realizada a criação de um conjunto mobiliário de cadeira e mesa gamer onde é apresentado um catálogo com as dimensões, funções, cores e rendering.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM