Navegando por Autor "Rangel, Cirilo Dantas"
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TCC Relato de experiência sobre a instalação do jardim sensorial em uma unidade básica de saúde no município de Caicó, RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-02-26) Rangel, Cirilo Dantas; Bastos, Raquel Littério de; https://orcid.org/0000-0002-7556-7701; http://lattes.cnpq.br/2505245644909676; https://orcid.org/0000-0002-3099-227X; http://lattes.cnpq.br/2558062904086159; Oliveira, Ana Luiza de Oliveira e; https://orcid.org/0000-0001-9537-1979; http://lattes.cnpq.br/8648769154718062; Cavalcante, Rosângela Diniz; https://orcid.org/0000-0002-1036-8509; http://lattes.cnpq.br/6892623867163111Este Trabalho de Conclusão de Residência analisa a experiência de instalação do Jardim Sensorial como espaço de acolhimento em uma Unidade Básica de Saúde de Caicó/RN. A iniciativa integra o Projeto de Extensão “O mutirão multiprofissional e o jardim multisensorial”, proporcionando aos residentes um processo formativo singular, no qual o cuidado em saúde se entrelaça com práticas ecológicas e sociais. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, utilizando observação participante e registros reflexivos para compreender os desafios e aprendizagens envolvidos na construção coletiva desse espaço terapêutico. Como resultados, a instalação do jardim exigiu um olhar ampliado sobre o território e a compreensão das dinâmicas sociais que influenciam a adesão da comunidade. A vivência possibilitou uma aproximação com práticas integrativas e resgatou o valor da escuta e da construção coletiva no contexto da Atenção Básica à Saúde. Apesar das dificuldades, a apropriação do espaço pela comunidade e por instituições acadêmicas, como a Universidade Estadual do Rio Grande do Norte, demonstra a relevância de iniciativas que integram saúde, meio ambiente e cultura. Elementos sustentáveis, como plantas adaptadas ao semiárido e propostas de compostagem e agrofloresta sintrópica, ampliaram a dimensão terapêutica e educativa do jardim. O estudo conclui que experiências como essa são fundamentais para repensar a formação em saúde e evidenciam a necessidade de superar modelos fragmentados de gestão, fortalecendo a participação social e a criatividade na construção de espaços de cuidado no SUS.