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Navegando por Autor "Rego, Maria Aparecida de Almeida"

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    Dissertação
    Entre salinas e maledicências: uma leitura do romance Macau e sua aplicabilidade ao ensino de literatura
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-03-31) Rego, Maria Aparecida de Almeida; Araújo, Humberto Hermenegildo de; ; http://lattes.cnpq.br/7649931632253545; ; http://lattes.cnpq.br/0472104328937659; Sousa, Henrique Eduardo de; ; http://lattes.cnpq.br/5119880609311149; Maciel, Sheila Dias; ; http://lattes.cnpq.br/0315657485377333
    O objetivo desta pesquisa é apresentar uma leitura do romance Macau (1934), do escritor Aurélio Pinheiro, situado no contexto da literatura brasileira, produzida na década de 30 do século passado e analisar as configurações da linguagem que revelam conflitos individuais e sociais relacionados às tensões decorrentes dos processos de modernização de uma cidade do interior do Rio Grande do Norte, tendo em vista a aplicabilidade desses conhecimentos no contexto educacional. As discussões acerca do ensino de literatura levaram a uma experiência de estágio no Ensino Superior, tendo como leitura literária norteadora esse romance. Nesse sentido, esta pesquisa, de caráter bibliográfico, analítico e empírico, encontra-se nas discussões entre literatura e ensino que nos permitem, além de uma leitura crítica acerca do romance Macau, um olhar tanto na Educação Básica quanto na formação de professores, o que justifica a vinculação desta dissertação à linha de pesquisa “Leitura do texto literário e ensino”. Os objetivos foram atendidos a partir de leituras do texto literário, breve estudo sobre o autor, análise das tensões expressas pela linguagem, defesa da literatura como um direito universal, revisão panorâmica de pesquisas relacionadas ao ensino de literatura, leitura de documentos oficiais que regulamentam a educação brasileira, discussão sobre formação de professores, estágio no Ensino Superior com aplicação de uma sequência didática, recepção do referido romance por professores em formação voltada para a aplicabilidade na Educação Básica. Para isso, a pesquisa teve como orientação teórica, prioritariamente, os estudos de Antonio Candido (1976; 1995), Luís Bueno (2006), Walter Benjamin (1985), Mikhail Bakhtin (2010), Hans Robert Jauss (1994), Theodor Adorno (2006), Antoine Compagnon (2009) e Rildo Cosson (2009).
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    Artigo
    Entre salinas e maledicências: uma leitura do romance Macau em contexto de ensino
    (EDUFRN, 2017-10-17) Rego, Maria Aparecida de Almeida
    O objetivo deste livro é apresentar uma leitura do romance Macau (1934), do escritor Aurélio Pinheiro, situado no contexto da literatura brasileira, produzida na década de 30 do século passado e analisar as configurações da linguagem que revelam conflitos individuais e sociais relacionados às tensões decorrentes dos processos de modernização de uma cidade do interior do Rio Grande do Norte, tendo em vista a aplicabilidade desses conhecimentos no contexto educacional. Nesse sentido, este estudo, de caráter bibliográfico, analítico e empírico, encontra-se nas discussões entre literatura e ensino que nos permitem, além de uma leitura crítica acerca do romance Macau, um olhar tanto na educação básica quanto na formação de professores.
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    TCC
    Sob o signo da esperança: um estudo do conto "A pegha", de Bartolomeu Correia de Melo
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-07) Silva, Carol Layane Justino da; Santos, Derivaldo dos; http://lattes.cnpq.br/8615666365895204; https://lattes.cnpq.br/4033463350003408; Ferreira, José Luiz; Rego, Maria Aparecida de Almeida
    Este trabalho tem como objetivo a análise do conto “A pegha” que compõe o livro Lugar de estórias (2003) do autor potiguar, Bartolomeu Correia de Melo, pelo viés da noção de esperança, de modo a verificar como a narrativa, ao trazer à sua expressão a representação social da pobreza, aponta para o sentido da esperança e novas possibilidades de vida, em meio à adversidade e desilusão. Com esse objetivo, a metodologia utilizada foi bibliográfica qualitativa, incluindo estudos de obras literárias, artigos produzidos em revistas, capítulos de livros e referenciais teóricos. Para tanto, será necessário situarmos a literatura potiguar, a fim de colocarmos Bartolomeu e a sua obra dentro da tradição literária potiguar, utilizando como aporte teórico Tarcísio Gurgel (2001), Constância Duarte e Diva Macêdo (2011) e Davi Tintino (2023). Para entendermos o itinerário do movimento regionalista, a partir da década de trinta até os dias atuais, será preciso passar pelos seguintes autores: Herasmo Brito (2016), Chiappinni (1997), Bosi (2015) e Rocha (2016). Em seguida, ao apresentarmos a vida e obra de Bartolomeu, utilizaremos como referência Patriota e Filho (2012), com textos de Manoel Onofre Jr. (2012), Carlos Newton Jr. (2016), Lourival Holanda (2012) e entrevista concedida pelo autor à revista Imburana (2010), assim como, a dissertação de Rocha (2016). Ao falarmos de esperança e as suas características como virtude para a literatura e sociedade, utilizamos como referência Lourival Holanda (2019), Andrew Solomon (2018), Eagleton (2023) e Pierre Furter (1974) quando nos explica a dialética da esperança segundo Bloch. Para a discussão do conto, gênero objeto de nossa discussão, teremos como referência para falarmos brevemente sobre o narrador Walter Benjamin (1987). Já Alfredo Bosi (1987) nos situará dentro da perspectiva de tradição da cultura oral que se apresenta dentro da obra de Bartolomeu. Na análise, observamos que a esperança não é uma antevisão do futuro, mas uma força ativa em sua criação, comprovando que a literatura se torna um caminho para falar do que está por trás dos fatos. Por fim, o movimento presente no conto nos leva a enxergar o texto literário como portador das senhas da esperança.
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    Tese
    Sob o signo da tradição e da modernidade: O Desterro de Humberto Saraiva e Macau e o multifacetado mundo das letras de Aurélio Pinheiro
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-09-04) Rego, Maria Aparecida de Almeida; Santos, Derivaldo dos; https://orcid.org/0000-0002-7001-8578; http://lattes.cnpq.br/8615666365895204; https://orcid.org/0000-0002-3111-9907; http://lattes.cnpq.br/0472104328937659; Santos, Cássia de Fátima Matos dos; Araújo, Humberto Hermenegildo de; Ferreira, José Luiz; http://lattes.cnpq.br/9934754641478759; Araújo, Wellington Medeiros de
    Esta pesquisa apresenta um estudo acerca da produção literária do escritor Aurélio Pinheiro, situada no contexto dos anos 1930, do século XX, tendo como objeto de investigação literária os romances O Desterro de Humberto Saraiva (1926) e Macau (1934). O objetivo principal do trabalho foi analisar, considerando as tensões entre a tradição e a modernidade que integram a ficção do autor, a representação da melancolia e seus desdobramentos na constituição dos protagonistas frente às experiências de perdas, observando, inclusive, as relações de aproximações e singularidade estabelecidas. Para tanto, o exame das personagens protagonistas se deu à luz do conceito de herói problemático, em Lukács (2009), e de sujeito fracassado, em Mário de Andrade (2002) e Luís Bueno (2006), compreendendo, portanto, a relação de conflito entre o “eu” e a vida em sociedade, além da análise acerca da melancolia nessas mesmas personagens. Tomamos como principais referências: Walter Benjamin (1985; 1989), Kampff Lages (2007), Costa Lima (2017) e Sigmund Freud (1978; 2010). As escolhas metodológicas partiram das orientações de Antonio Candido (1976, 1987, 2012), no que se refere ao estudo entre literatura e sociedade, a fim de estabelecer possíveis conexões diante dos elementos sociológicos e psicológicos, presentes nas narrativas analisadas. Isso significa dizer que o método dialético do trabalho, além de ser de base bibliográfica (pela necessidade de oferecermos um panorama da produção intelectual de Aurélio Pinheiro), foi também de caráter investigativo-reflexivo e interpretativo, ao considerarmos a configuração sociopolítica do Brasil das primeiras décadas do século XX, posto que consideramos as categorias de análise voltadas para o social e para a interioridade do sujeito (melancolia). Assim, realizamos uma investigação sobre a produção intelectual de Aurélio Pinheiro, que contempla diversas temáticas, oferecendo uma visão panorâmica sobre os mais variados gêneros trabalhados pelo autor. Inicialmente, trouxemos uma contextualização a respeito do Modernismo e do Regionalismo na literatura brasileira, bem como um estudo no tocante à produção fictícia que compreende o estado do Rio Grande do Norte, referente as primeiras décadas do século XX. Em seguida, expusemos a trajetória da atividade intelectual de Aurélio Pinheiro, através de pesquisas biográficas e bibliográficas, evidenciando sua relação com o cenário amazônico, além da presença do saber científico em sua ficção. A análise dos romances permitiu constatar que as diversas vertentes temáticas, que emergem na escrita de Aurélio Pinheiro, reforçam o escritor humanista que esteve integrado, constantemente, ao espaço e às problemáticas inscritas por toda sua obra. Seus protagonistas vivem experiências conflitantes e tornam-se sujeitos de interioridade decadente e melancólica em decorrência de trajetórias marcadas pelas perdas que enfrentam ao longo de suas jornadas. Em O Desterro de Humberto Saraiva, o protagonista Humberto Saraiva não consegue reagir diante de um contexto conservador e resolve distanciar-se do convívio social. Em Macau, Aluísio Rodrigues enfrenta falência familiar em consequências dos processos da modernização, mas consegue, de algum modo, se adaptar diante do contexto de transformações. As análises nos levam a refletir temas da existência humana, poder, paixões, vileza, dentre outros que a escrita de Aurélio Pinheiro contempla.
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