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Navegando por Autor "Rego Júnior, Raimundo Alberto"

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    Dissertação
    Business Process Management (BPM): framework com diretrizes para sua implementação em universidades públicas federais
    (2017-03-13) Rego Júnior, Raimundo Alberto; Gonzalez, Mário Orestes Aguirre; ; http://lattes.cnpq.br/5936291138113637; ; http://lattes.cnpq.br/7277458154767222; Costa, José Alfredo Ferreira; ; http://lattes.cnpq.br/9745845064013172; Idrogo, Aurélia Altemira Acuna;
    A adoção do Business Process Management (BPM) pelas empresas privadas tem como principais benefícios a otimização dos seus recursos e o alcance de suas metas. O objetivo deste estudo é propor um framework com diretrizes para a implantação e operacionalização dos princípios do BPM que vise a gestão por processos em universidades públicas federais. Para desenvolvimento deste trabalho foi realizado uma revisão bibliográfica tradicional sobre os temas escritório de processos e melhoria organizacional, em seguida, uma revisão bibliográfica sistemática no tema business process management. Na pesquisa de campo foi conduzido um estudo de caso na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, que foi concluída com uma sessão de focus group com dez especialistas que lidam com processos no setor público, a fim de validar os condicionantes e elementos necessários do BPM na sua implementação. Como resultado da pesquisa teórica e de campo, apresenta-se um framework do BPM contemplando os elementos para sua implementação na Universidade, sendo eles: (benefícios catalisadores) - gestão participativa, foco nos resultados, planejamento nos três níveis estratégico, tático e operacional, gestão do conhecimento, melhor organização da documentação e disponibilidade desta para órgão de controle e auditoria, (benefícios resultados) - melhoria global sistêmica na organização, otimização dos processos, maior transparência aos processos, integração entre os setores, satisfação dos colaboradores e clientes externos; (dificuldades) - falta de conscientização da alta administração, resistência à cultura do BPM, continuidade entre gestões sobre importância do BPM para a organização, falta de qualificação dos colaboradores, entendimento do BPM pelos integrantes da organização, falta de integração entre os processos, necessidade de comprometimento da infraestrutura em TI, dimensionamento de pessoas e outros recursos; (organização para implementação) - escritório de processos, identificação e elaboração de um plano de risco, implementação de um sistema de gestão integrada (SI), definição de responsabilidades, gerenciamento por processos, mapeamento e padronização global das atividades de processos, adequação de alguns processos, elementos motivacionais para adesão dos servidores; (Características) - visão sistêmica dos processos, foco no valor e no cliente, e multidisciplinaridade.
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