Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Reinaldo, Maria Reinaldo"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Educação a distância e o seu papel na formação continuada de professores
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-07-03) Reinaldo, Maria Reinaldo; Garcia, Tânia Cristina Meira; Santos Sobrinho, Djanní Martinho dos; Garcia, Tulia Fernanda Meira
    Esta pesquisa intitulada “Educação a Distância e o seu papel na Formação Continuada de professores”, objetiva a realização de um mapeamento das ações desenvolvidas por meio da Educação a Distância para a profissionalização, qualificação e o aperfeiçoamento profissional no município de Caicó - Rio Grande do Norte (RN), situado na microrregião do Seridó Ocidental. O texto reporta inicialmente a identificação das políticas públicas e programas de formação continuada docente na modalidade de ensino a distância em vigência no Ministério da Educação (MEC); retratamos posições dos seguintes autores Silva e Santos (2012), Sanny (1998), Vigeron (2003), Gonzalez (2005), Garcia e Fernandes (2014), Carvalho e Paiva (2011), Garcia e Santos Sobrinho (2014), Oliveira et al (2009), Pereira Aires e Fagundes (2014), Souza, Neto e Silva (2014) e Preti (2000), sobre as concepções e características atribuídas a essa modalidade de ensino; logo após, aludimos acerca da descrição das funções, bem como, as características específicas de tutores presenciais e a distância, professores e alunos da EaD, sendo estes, agentes importantes nesse cenário educacional, essenciais para o efetivo desempenho do ensino e da aprendizagem a distância; em seguida, mostramos a identificação e caracterização das instituições credenciadas e aptas a desenvolverem atividades no âmbito da EaD no município de Caicó-RN, descrevendo as atividades desenvolvidas em cada instituição. A pesquisa foi elaborada tomando por base bibliografias que abordam os temas, Educação a Distância, Formação Continuada e Políticas Públicas, consultamos a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, Decretos e Portarias Normativas que discorrem sobre as diretrizes do ensino a distância, bem como, os Referenciais de Qualidade para Educação Superior a Distância (RQESD), também foram consultados para subsidiar está pesquisa, os dados disponíveis nos sistemas virtuais do Ministério da Educação (MEC), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Esta pesquisa enquadra-se no modelo da abordagem quantitativa, de caráter bibliográfico e documental. Com isso, finalizamos este estudo reconhecendo a notoriedade da EaD, tendo em vista que, essa modalidade de ensino abrange um espaço estratégico nas políticas educacionais com ênfase no ensino superior, destacando-se como uma excelente alternativa para a expansão da formação inicial e continuada de professores.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM