Navegando por Autor "Reis, Hermeson Pereira dos"
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TCC Cartilha plural: estratégia para qualificar o profissional no acolhimento da população LGBT+ na atenção básica(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-02-15) Reis, Hermeson Pereira dos; Freitas, Rodrigo Jácob Moreira de; http://lattes.cnpq.br/4519629228007618; http://lattes.cnpq.br/0056304377851753; Azevedo, Kesley Pablo Morais de; http://lattes.cnpq.br/0476721383718212; Mota, Linik Sued Carvalho da; http://lattes.cnpq.br/6685827785120092; Marques, Antonio Dean Barbosa; http://lattes.cnpq.br/0079998780145144Este estudo visa elaborar uma cartilha para qualificar o profissional de saúde no acolhimento da população LGBT+ na Atenção Básica. Realizado no âmbito do programa de Residência Multiprofissional, o projeto justifica-se pela carência de recursos educativos embasados cientificamente para orientar profissionais de saúde nesse contexto. A metodologia, de abordagem qualitativa, incluiu a revisão narrativa da literatura como base para a construção da cartilha. Apesar de limitações temporais na validação do instrumento, o estudo proporcionou insights valiosos. Os resultados destacam a necessidade de treinamento específico para profissionais de saúde, reconhecimento do nome social e políticas inclusivas. A revisão integrativa forneceu uma base robusta para a cartilha "João e a Jornada pela Saúde LGBT+", uma ferramenta inovadora na sensibilização de profissionais de saúde. Esta abordagem criativa busca impactar emocional e educacionalmente, promovendo uma compreensão mais profunda das experiências da comunidade LGBT+. No contexto da residência multiprofissional, a cartilha não apenas atende às expectativas, mas também se destaca como uma ferramenta prática para a implementação de práticas inclusivas. Como sugestão para estudos futuros, propõe-se explorar novas tecnologias educacionais baseadas em revisões mais abrangentes. O objetivo é inspirar iniciativas similares para avançar na prática clínica e nos serviços de saúde, promovendo inclusão e sensibilidade à diversidade.