Navegando por Autor "Rezende, Francisca Clédina Leite"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC Dislexia: apoio no processo de aprendizagem(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12) Rezende, Francisca Clédina Leite; Carrico, Janaina Speglich de Amorim; http://lattes.cnpq.br/0280706946746715; Carrico, Janaina Speglich de Amorim; http://lattes.cnpq.br/0280706946746715; Cavalcanti, Adriana de Vasconcelos; Paiva, Amon Evangelista dos AnjosEste estudo aborda a dislexia como um transtorno de aprendizagem que impacta a maneira de processar a linguagem escrita e que, embora comum, ainda é pouco compreendido, afetando a autoestima e a motivação dos alunos. A pesquisa tem como questão central: como os professores pedagogos podem promover o apoio na aprendizagem de alunos com dislexia nos anos iniciais? O objetivo é identificar as principais dificuldades enfrentadas por essas crianças, refletir sobre práticas pedagógicas eficazes e a importância da formação continuada dos educadores para promover a inclusão. O estudo é enriquecido com a experiência pessoal da autora, que, vivendo a dislexia, oferece uma perspectiva prática e empática. A metodologia inclui revisão bibliográfica de fontes teóricas e a reflexão sobre vivências pessoais. O estudo destaca a importância da empatia e da formação contínua dos pedagogos, assim como a utilização de tecnologia e materiais adaptados como aliados no processo de ensino, para criar um ambiente inclusivo e estimulante que valorize e desenvolva o potencial de cada aluno.