Navegando por Autor "Ribeiro, Clarice Mariz"
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TCC Território de mudez e fala: uma análise da ambivalência na linguagem em as mulheres de Tijucopapo (1982), de Marilene Felinto(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-06-27) Ribeiro, Clarice Mariz; Welter, Juliane Vargas; http://lattes.cnpq.br/0733717542150292; https://lattes.cnpq.br/1741587465220817O presente trabalho se insere no contexto dos estudos literários a respeito da linguagem romanesca na Literatura Brasileira Contemporânea, buscando investigar as nuances desse traço narrativo na construção da narradora-personagem em As Mulheres de Tijucopapo (1982), de Marilene Felinto. A prosa de Felinto evoca uma mítica feminina no espaço imaginado – até se tornar físico para a personagem e para o leitor – de Tijucopapo, que surge e ressurge no romance, destinando a narradora Rísia conforme a jornada ocorre e suas memórias vão irrompendo, aglutinando-se a ela. Nesse movimento, a linguagem do romance evidencia-se na coexistência da mudez com a necessidade de falar, na voz que ora cala (ou é calada), ora irradia e transborda no discurso da narrativa, o que manifesta uma ambivalência desses elementos, delineando a narradora-personagem em seu elo íntimo com a palavra. Para tratar das intersecções entre Literatura e Sociedade intrínsecas à obra, esta monografia segue as reflexões de Candido (2023). No que se refere à discussão em torno do narrador, respaldam as proposições e análises: Dalcastagnè (2012), Friedman (2002) e Leite (2005). Ademais, considerando os estudos em relação à negritude, o trabalho é amparado por bell hooks (2019). Assim, os resultados apontaram para uma leitura da ambivalência alinhada à construção da mudez e da fala, que, ao contrário de se anularem, integram-se na linguagem. Esse fenômeno ilustrou um território de complexidades, no qual espelham-se as relações da narradora com o aspecto social na interseccionalidade que atravessa suas vivências. Pudemos perceber ainda o recurso da ambivalência como um campo amplo para a investigação de sua atuação em outros aspectos do romance, como o espaço, a composição das demais personagens e as dimensões afetivas da narradora-personagem.