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Navegando por Autor "Ribeiro, Iramara Lima"

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    Dissertação
    Aprendizagem na interação ensino-serviço-comunidade: a formação na perspesctiva dialógica com a sociedade
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-02-08) Ribeiro, Iramara Lima; Medeiros Júnior, Antonio; ; http://lattes.cnpq.br/8911091115987549; ; http://lattes.cnpq.br/1033263683509450; Bosco Filho, João; ; http://lattes.cnpq.br/3068285662145237; Vilar, Rosana Lúcia Alves de; ; http://lattes.cnpq.br/3310631449276616
    Considerando o papel do ensino superior em saúde para a sociedade brasileira, em que os egressos dos cursos ofertados na área serão os profissionais prestadores de serviços à população, este estudo objetivou analisar o componente ensino do PET-Saúde da Família - Natal-RN na formação de estudantes dos cursos de graduação em saúde da UFRN. Foi realizada pesquisa qualitativa com análise de documentos das disciplinas SACI e POTI datados entre 2009 e 2011 (portfólios, avaliações de desempenho e oficina de avaliação), mediante o auxílio do software Alceste© e análise de conteúdo, segundo Bardin. Na análise foi encontrado como potencialidades: o alunato trabalhando em grupo tutorial multidisciplinar, cuja interação e contato com a Unidade de Saúde da Família, incluídos os profissionais, bem como a comunidade, instiga nos aprendizes o diálogo consigo mesmo e com o outro, numa construção dos ser/agir no mundo. Os textos trabalhados durante as aulas permitem refletir e teorizar a respeito da realidade observada, auxiliando-os na identificação dos problemas e no traçar estratégias de intervenção. Já a observação da realidade reveste o aluno de humanização. Este passa a captar as necessidades e dificuldades enfrentadas pela comunidade observada. Nas fragilidades ficaram evidenciados: problemas de relações interpessoais entre os estudantes da SACI; a maioria dos projetos de intervenção ocorrendo numa perspectiva paternalista, reproduzindo o modelo de prestação de serviços na saúde mais praticado nas sociedades brasileiras; dificuldades em aprofundar no aprendiz, a importância da teorização dos assuntos; problemas de financiamento de projetos de intervenção; descumprimento do plano de ensino em alguns grupos tutoriais; e, por fim, dificuldades dos alunos e monitores em acompanhar as atividade de pesquisa e extensão do PET-Saúde, pela falta de integração dos projetos pedagógicos dos cursos. Conclui-se que o componente ensino do PET-Saúde da Família adota metodologias ativas de ensino na inserção de alunos na Atenção Primária em Saúde, proporcionando uma formação dentro de princípios éticos e humanísticos a partir do trabalho em equipe e da inclusão reflexiva dos alunos na Estratégia Saúde da Família. Apesar da existência de fragilidades concernentes às relações interpessoais, descompasso entre as proposições multiprofissionais e interdisciplinares da SACI e POTI e as dificuldades de pô-las em prática em currículos fragmentados e organizados por disciplinas pouco flexíveis, potencialmente, ao fim dessas experiências conectadas a Atenção Primária, os discentes apresentam uma nova visão do cuidado com a saúde, próxima às necessidades da população, iniciando uma tomada de postura crítica e reflexiva, entendendo-se com sujeitos ativos no construir a saúde coletivamente
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    Tese
    Desenvolvimento e avaliação de um serious game de educação alimentar para escolares
    (2017-05-02) Ribeiro, Iramara Lima; Costa, Iris do Céu Clara; Santa Rosa, José Guilherme da Silva; ; http://lattes.cnpq.br/7686896980904000; ; http://lattes.cnpq.br/9903762680376103; ; http://lattes.cnpq.br/1033263683509450; Pinho, André Luis Santos de; ; http://lattes.cnpq.br/7753762932186347; Medeiros Júnior, Antonio; ; http://lattes.cnpq.br/8911091115987549; Badiali, Michelle Ferret; ; http://lattes.cnpq.br/3500377017674415; Silva, Rita de Cássia Ribeiro da;
    Os hábitos alimentares na infância têm preocupado a sociedade atual, haja vista a elevação na prevalência do sobrepeso/obesidade nessa fase de vida, porém, o uso de Serious Games na perspectiva da Educação Alimentar e Nutricional pode contribuir na melhoria de tal quadro, na medida em que as crianças cada vez mais se apropriam das tecnologias. Este estudo objetivou desenvolver e avaliar um Serious Game de Educação Alimentar e Nutricional para escolares entre sete e dez anos de idade da cidade de Natal-RN. Trata-se de uma pesquisa-ação de abordagem qualitativa pela técnica do design participativo e à luz da percepção de Merleau-Ponty, cuja metodologia envolveu três etapas: I. Compreensão dos participantes sobre alimentação e interesses para com o jogo, além de teste de protótipo em papel; II. Construção do jogo; III. Avaliação da satisfação do jogo e percepção pelos escolares. Os resultados da etapa I mostraram que a compreensão dos escolares sobre alimentos saudáveis esteve influenciada por pais, professores, fatores socioeconômicos e mídia. Quanto ao jogo eletrônico, os entrevistados propuseram a inclusão das temáticas de atividade física e hábitos de higiene. O teste do protótipo em papel apontou para a necessidade de aperfeiçoar menus, personagens e de adaptar o enredo, concretizados pela criação do jogo Ran-gO® na modalidade role-playing game no qual o jogador assume o papel de uma personagem. Na etapa três, o teste de satisfação do usuário demonstrou a satisfação das crianças concernente aos conhecimentos sobre alimentação, motivação e experiência do usuário, carecendo de ajustes em relação a diminuir a sobrecarga de informações para aumentar a confiança do jogador. Quanto maior foi a idade das crianças, maior a satisfação, existiram, porém, dificuldades daquelas com sete anos em relação à habilidade/competência para jogar. A percepção avaliada por meio das entrevistas na etapa final esteve associada à qualidade nutricional do alimento e à quantidade consumida pela personagem no ambiente do jogo, existindo a contextualização da criança para a sua vida real. A experiência perceptiva relacionou-se ao passado e ao presente da criança, o que pode conduzir ao hábito numa relação com o porvir. O Ran-gO® mostra-se como ferramenta de Educação Alimentar profícua no que concerne a dar a conhecer a respeito dos aspectos da alimentação para que a criança possa refletir, enquanto sujeito pensante, sobre seus hábitos, a fim de realizar escolhas condizentes com suas necessidades.
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    TCC
    Desenvolvimento e validação de um modelo lógico para o serviço de assistência especializada de Natal - SAE Natal
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-12-09) Silveira, Rossana Melo Veras da; Machado, Flávia Christiane de Azevedo; Ribeiro, Iramara Lima; Silva, Janmille Valdivino; Dantas, Diego de Sousa
    O Serviço de Assistência Especializada – SAE é um serviço responsável pela assistência ambulatorial às pessoas vivendo com HIV/Aids e Hepatites Virais. Em meio à importância desses serviços, é primordial instituir estratégias de avaliação do seu desempenho. Assim, objetivou-se construir e validar um modelo lógico para o Serviço de Atenção Especializada do município de Natal – SAE –NATAL. Para tanto, desenvolveu-se um estudo metodológico para validação de um modelo lógico para o SAE Natal construído com técnicas de abordagem qualitativa. Os profissionais do SAE participaram da fase de construção e validação do modelo. Para construção do modelo lógico foram realizadas duas técnicas; revisão de literatura para uma construção prévia ao grupo focal e o grupo focal para viabilizar a construção participativa do modelo e posterior validação de conteúdo. Os dados colhidos foram analisados de forma qualitativa, buscando identificar nos discursos, a pertinência dos elementos do modelo, bem como a possível inserção de outros elementos. O modelo construído com base na Revisão de literatura foi aprovado por consenso dos participantes, não sendo sugeridas modificações. No caso, a missão, recursos, processos, resultados, contexto foram considerados adequados e o modelo ilustrativo do funcionamento esperado do SAE. O modelo lógico pretende viabilizar uma auto avaliação do serviço, auxiliando a administração e os profissionais a identificarem problemas, buscando estratégias de melhoria. Espera-se que a reflexão propiciada no grupo focal possa sensibilizar os profissionais para buscar estratégias de enfrentamento das dificuldades elencadas e aprimoramento dos pontos positivos.
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    Artigo
    Graduação em saúde, uma reflexão sobre ensino-aprendizado
    (2016-01) Ribeiro, Iramara Lima; Medeiros Júnior, Antônio
    O ensino superior em saúde exerce papel fundamental na sociedade porque os egressos dos cursos ofertados na área serão os futuros prestadores de assistência à população. O objetivo deste estudo foi analisar publicações na literatura a respeito da graduação na área da saúde, cuja metodologia foi uma revisão narrativa, com 51 materiais selecionados na base de dados da Biblioteca Virtual em Saúde (enfocados na graduação, metodologias de ensino e relação teoria-prática). Os resultados mostraram a importância de atrelar teoria e prática e divergências em relação às metodologias de ensino, com a necessidade de um olhar crítico sobre elas, além de fragilidades na formação pedagógica de docentes. Conclui-se que o dissenso quanto às metodologias de ensino e a preocupação com a formação de discentes e docentes mostra a necessidade de realizar debates de modo a socializar experiências e ideias nesse importante campo do conhecimento que deem respostas às necessidades sociais
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    Artigo
    Modelo lógico para os ciclos de melhoria da estratégia Saúde da Família
    (Revista Ciência Plural, 2021) Machado, Flávia Christiane de Azevedo; Ribeiro, Iramara Lima; Santos, Camila Alves dos; Melo, Ricardo Henrique Vieira; Silva, Bianca Cristina Dantas da; Gomes, Maria Wégila Félix; https://orcid.org/0000-0003-1587-2664
    Introdução: Quando se fala em saúde pública é crucial considerar dados epidemiológicos e métodos de avaliação da assistência, com o intuito de promover melhoria. Uma maneira de propiciar isso são os modelos lógicos, associam atividades, entradas de recursos, saídas de produtos e resultados. Objetivo: Construir um modelo lógico ilustrativo do funcionamento de uma Unidade de Saúde da Família e validar o seu conteúdo. Metodologia: Foi realizada revisão de literatura, observação participante e conversa com informantes-chave. Ademais, houve validação do conteúdo por profissionais atuantes na Unidade de Saúde da Família (USF) em uma roda de conversa. Resultados: Elaborou-se cinco dimensões (Gestão do Trabalho, Atividades não assistenciais, Atividades assistenciais, Educação permanente continuada e Atividades docentes assistenciais) relacionadas à missão e aos elementos de recursos (físicos, informação, parcerias e financeiros), caracterizando, assim, o modelo. Conclusões: Os impactos alcançados com a aplicação do modelo remetem a critérios de qualidade (legitimidade, empoderamento e resolutividade); ao modelo assistencial instituído (vigilância à saúde); a características do próprio modelo (Clínica ampliada, intersetorialidade, ações multiprofissionais), além da motivação profissional. Todavia, embora validado por USF específica, o modelo orienta-se por uma Política Nacional, podendo contribuir com outras realidades pertinentes à saúde.
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    TCC
    O conhecimento dos deficientes visuais do ierc-rn em relação à saúde bucal
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-12-04) Monteiro, Luiz Paulo de Amorim; Costa, Iris do Céu Clara; Ribeiro, Iramara Lima; Júnior, Antônio Medeiros
    A visão é uma das principais maneiras de interagir com o mundo. Em função desse déficit, os deficientes visuais desenvolvem mecanismo compensatório noutros sentidos como olfato, tato, audição e propriocepção. Este trabalho investigou o nível de conhecimento em saúde bucal de 33 deficientes visuais matriculados no Instituto de Educação e Reabilitação de Cegos do Rio Grande do Norte (IERC-RN), conhecendo experiências que essas pessoas vivenciaram durante atendimento odontológico. Trata-se de estudo transversal, quanti-qualitativo usando entrevista. O material textual obtido pelas perguntas abertas gerou um corpus processado pelo Software IRAMUTEQ. Nesse contexto, o IRAMUTEQ categorizou o corpus através da classificação hierárquica descendente em seis classes distintas. Nas classes emergiram temas como acessibilidade, nervosismo e ansiedade no atendimento odontológico. A análise de similitude e a nuvem de palavras, também geradas pelo software possibilitaram perceber as principais expressões utilizadas, suas dificuldades, além de conexões com a saúde bucal e o ambiente odontológico. As respostas das perguntas fechadas revelaram que a maioria dos entrevistados acredita que os dentes não duram para sempre, 90,09% escovam os dentes duas ou mais vezes por dia, utilizando principalmente escova e pasta, deixando o fio dental em segundo plano. Equívocos no conhecimento poderão ser superados pelo acesso a informação, criação de materiais educativos direcionados a essa clientela para enfrentamento das suas ansiedades e estímulo ao autocuidado. Paralelamente, a equipe de saúde bucal deve se preparar/capacitar para o atendimento desse segmento, pois pacientes com necessidades especiais exigem habilidades diferenciadas, muita sensibilidade e conhecimento profissional adequado.
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    TCC
    Percepção das pessoas surdas sobre o processo de comunicação no atendimento odontológico
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-12-04) Pereira, Rodolfo Macedo; Costa, Iris do Céu Clara; Ribeiro, Iramara Lima; Júnior, Antônio Medeiros
    Para que os pacientes surdos se sintam confortáveis no consultório odontológico é preciso conhecer o ambiente e interagir com a equipe de saúde bucal. Dessa maneira, é importante que os profissionais estejam atentos e abertos para compreender as necessidades dessa clientela. O objetivo dessa pesquisa foi avaliar a percepção das pessoas com deficiência auditiva sobre o processo de comunicação no atendimento por cirurgiões-dentistas. Trata-se de um estudo quantitativo e qualitativo no qual participaram do estudo 30 surdos, sendo 17 homens e 13 mulheres com média de idade de 33 anos. Os dados foram obtidos por meio de questionários semi-estruturados com perguntas abertas e fechadas. As variáveis quantitativas foram pareadas e analisadas através do R versão 3.2.3, enquanto o material textual sobre o significado do assunto comunicação no atendimento odontológico foi processado com auxílio do software IRAMUTEQ 0.7 alpha 2. Os resultados obtidos demonstraram que os surdos compartilham entre si significados centralizados nas necessidades dessa população, suas dificuldades e expectativas ao dirigir-se a um consultório odontológico, isso é ainda mais evidenciado, pois 70% deles considera que os cirurgiões-dentistas não estão preparados para atender usuários com deficiência auditiva. Portanto, fica evidente a importância do incentivo a adesão ao componente curricular da Língua Brasileira de Sinais (Libras) na graduação e a formação continuada dos cirurgiões-dentistas, tendo como base a atenção integral à saúde do surdo, a fim de aumentar o nível de satisfação desses sujeitos nos serviços de saúde e na comunicação com a equipe odontológica.
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    Artigo
    Poetiz@ndo: poesia nas mídias sociais na perspectiva da literacia familiar
    (Revista Extensão & Sociedade, 2021) Machado, Flávia Christiane de Azevedo; Figueiredo, Alessandra Aniceto Ferreira de; Ferreira, Brenda Nayara Carlos; Medeiros, Ideize de Barros; Ribeiro, Iramara Lima; Carvalho, Letícia Abreu de; Lopes, Maria Antônia Dantas e Silva; Campelo, Maria Carolina Dantas; Teles, Mariana Bezerra; Paiva Neta, Mariana Pinheiro de; Oliveira, Suelen Ferreira de; Lucena, Túlio de Araújo Lucena; https://orcid.org/0000-0003-1587-2664
    O projeto de Extensão Edusaúde UFRN desenvolve atividades de educação popular em saúde, utilizando o instagram @edusaudeufrn. Dentre as atividades, há o “poetiz@ndo” atividade de literacia em saúde, desenvolvida no período de Setembro a Outubro de 2020, onde poesias de autores brasileiros, voltadas ao público infantil foram declamadas, gravadas em vídeos e postadas. Além das poesias, divulgaram-se biografias dos poetas. A interação do público foi inferida pelas curtidas, visualizações, comentários. O poetiz@ndo ao veicular 11 poesias, de oito autores e suas biografias, obteve 994 visualizações e 133 curtidas nas declamações e 229 curtidas nas biografias. Assim, atinge o objetivo de desmistificar a poesia como gênero literário restrito as elites socais e contribuir para a formação acadêmica, trabalhando habilidades de comunicar-se, trabalhar em equipe, planificar ações
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    Artigo
    Problem-Solving Training in Character Multidiscipline in PET-Health/Natal-RN for Undergraduate Students
    (2015) Ribeiro, Iramara Lima; Medeiros Júnior, Antônio
    The undergraduate training points to teaching methodologies where students act on their learning processes. Underlying this perspective, the under graduation in health of Federal University of Rio Grande do Norte offers the discipline of Saúde e Cidadania (SACI-Health and Citizenship), held in different health centers at Natal, state of Rio Grande do Norte, Brazil. The aim of this study is to analyze between 2009 and 2011, the strengths and weaknesses of this experience, according to former students. 25 learning portfolios written by students were analyzed with the aid of Alceste 4.9 software. The results show the value of teamwork to facing the problems and the existence of formative stimuli toward the comprehensive care. Emerging as weaknesses, the difficulties in living together in the labor process are that students miss the low supply of multidisciplinary courses throughout the training. It is concluded that the SACI-Health and Citizenship gives students a different look to the psychic, social, economic and cultural factors that underlie problems and health practices
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    TCC
    Tratamento odontológico na gravidez: O que mudou na concepção das gestantes?
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-12-04) Monteiro, Anna Crisllainy da Costa; Costa, Iris do Céu Clara; Júnior, Antônio Medeiros; Ribeiro, Iramara Lima
    Investigar se houve modificação na percepção das gestantes sobre a atenção odontológica no pré-natal, comparando os resultados das pesquisas realizadas nos últimos anos do século XX e primeiras décadas do início do século XXI com os resultados encontrados na presente pesquisa.
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