Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Ribeiro, Marcos Lúcio"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Dissertação
    Desempenho de estudantes no ensino presencial vs ensino remoto
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-27) Ribeiro, Marcos Lúcio; Silva, Paulo Roberto Ferreira dos Santos; http://lattes.cnpq.br/7286516130306761; http://lattes.cnpq.br/4682576094507238; Machado Júnior, Ricardo Nunes; Klein, Viviane
    A pandemia da COVID-19 acelerou a necessidade de adaptação ao ensino remoto, revelando desafios significativos, como a falta de treinamento e a necessidade de integração de novas tecnologias pelos professores. Este trabalho explora a eficácia de diferentes tipos de aulas de matemática, síncronas e assíncronas, que, no formato remoto, foram amplamente utilizadas no período pandêmico. Este trabalho focou em fazer a comparação entre esses tipos de aula, que nas formas remotas foram viabilizadas por meio das seguintes plataformas: YouTube, Google Meet, Google forms e whatsapp. Os resultados foram obtidos por meio de atividades avaliativas, enquetes, questionários e uma vasta pesquisa bibliográfica,fornecendo uma visão geral panorâmica das aulas aqui investigadas. A análise das preferências dos alunos revela uma clara preferência pelas aulas presenciais, pois proporcionam maior interação e concentração. No entanto, as aulas remotas, especialmente aquelas gravadas e disponibilizadas no YouTube, mostram-se vantajosas em termos de flexibilidade, permitindo que os alunos revisem o conteúdo no seu próprio ritmo. Apesar disso, as aulas presenciais demonstram melhores resultados em termos de aprendizado e engajamento, principalmente devido à interação direta entre professores e alunos. Os resultados indicam que, embora as tecnologias digitais ofereçam oportunidades valiosas para enriquecer o ensino, ainda enfrentam desafios significativos, como a necessidade de melhor treinamento para os professores e a superação de barreiras técnicas. A dissertação conclui que uma combinação equilibrada entre aulas presenciais e digitais pode ser a chave para um ensino de matemática mais eficaz e adaptado às necessidades dos alunos na era digital. O desenvolvimento de guias práticos e a continuidade da pesquisa são essenciais para maximizar o potencial dessas tecnologias na educação.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM