Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Ribes, Gracikeilly"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Dissertação
    O processo de avaliação da aprendizagem apoiado em tecnologias digitais nos anos finais do ensino fundamental
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12-05) Ribes, Gracikeilly; Paiva, Maria Cristina Leandro de; http://lattes.cnpq.br/5008583007971704; http://lattes.cnpq.br/1607826188929704; Andrade, Adja Ferreira de; http://lattes.cnpq.br/3992106322474895; Moreira, Keila Cruz
    As experiências com o uso de tecnologias, suscitadas durante a vigência do ensino remoto, ocasionaram um período de redefinição do cotidiano escolar. Com o retorno gradual às aulas presenciais, a busca por estratégias de uso das tecnologias digitais, por parte dos professores, na ação educativa, sobretudo no que se refere à avaliação da aprendizagem, em cenários virtuais, constituiu-se em um território minado de questionamentos. A partir dessa problemática, a presente pesquisa busca compreender as contribuições do uso das tecnologias digitais no processo de avaliação da aprendizagem nos anos finais do Ensino Fundamental. Para tanto, objetivamos identificar as estratégias avaliativas durante o ensino remoto, bem como analisar as estratégias de uso das tecnologias digitais no processo avaliativo; e finalmente elaborar um guia, para a integração das tecnologias digitais no processo de avaliação da aprendizagem no contexto presencial ou online. Esta pesquisa se caracteriza como uma abordagem qualitativa, de natureza aplicada e exploratória, utilizando-se dos procedimentos de um estudo de caso, juntamente com a pesquisa bibliográfica. Os dados foram produzidos através de questionário, planos de aulas e documentos pessoais. A perspectiva de avaliação adotada tem como base a avaliação mediadora segundo Hoffmann (2004), a avaliação diagnóstica segundo Luckesi (2011), bem como a avaliação para aprendizagem, com base em Balula (2014). Com base na escassez das produções acadêmicas divulgadas nos últimos anos, sobre o uso de tecnologias digitais no processo de avaliação da aprendizagem, podemos afirmar que este tema é pouco explorado, principalmente quando relacionado aos anos finais do Ensino Fundamental. A pesquisa tem como produto final, um guia para a integração das tecnologias digitais no processo de avaliação da aprendizagem. Osresultados da presente pesquisa apontam que a avaliação com o uso de tecnologias digitais, contribuem para: I. o acompanhamento do progresso dos alunos, sendo uma possibilidade para a avaliação da aprendizagem em ambientes virtuais; II. a realização da avaliação contínua, o envio de feedback imediatos, e a consequente diminuição na pressão psicológica provocada pelas provas escritas e III. O uso de estratégias diversificadas como alternativa para a integração das tecnologias digitais ao processo avaliativo.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM