Navegando por Autor "Rocha, Ana Maria da"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Dissertação Proposição de atividade formativa para o ensino de Astronomia por professores da rede pública de ensino do município de Sítio Novo/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-08-10) Rocha, Ana Maria da; Silva Junior, Carlos Neco da; Martins, Bruno Leonardo Canto; 96670193491; http://lattes.cnpq.br/2673267660389058; http://lattes.cnpq.br/0917006004895117; Alves, Milton Thiago Schivani; http://lattes.cnpq.br/5496202392846305; Chagas, Maria Liduina dasO ensino de Astronomia apresenta sérios problemas tanto no campo conceitual quanto nos aspectos metodológicos, decorrentes da formação inicial dos professores e dos problemas de aprendizagem que ocorrem com os estudantes em todo o Ensino Fundamental, acentuando-se nas Séries Iniciais. Trabalhos que buscam minimizar esses problemas vêm sendo realizados no ensino de ciências com o objetivo de contribuir para a superação das dificuldades de aprendizagem relativas a esse campo do conhecimento. Neste trabalho foram desenvolvidas propostas de atividades para discutir conceitos de Astronomia com professores de ciências do 4° e 5° do Ensino Fundamental da rede pública de ensino do município de Sítio Novo, no estado do Rio Grande do Norte. A proposta foi realizada a partir de uma oficina no formato remoto em razão da pandemia provocada pelo vírus SARS-CoV-2 (COVID-19). Os dados iniciais apontaram que os professores apresentam dificuldades conceituais e metodológicas no ensino dos conteúdos da Unidade Temática Terra e Universo, eixo que compreende os conceitos da área de Astronomia. A partir da oficina onde o produto foi aplicado foi possível identificar que os participantes traziam seus conhecimentos sobre a área baseadas em ideias do senso comum ou completamente fora do contexto científico, como por exemplo, quando especificam que a forma como aborda o conteúdo parte dos ensinamentos dado pelos seus pais. Os resultados mostraram que a ação formativa contribuiu de forma relevante para a fundamentação teórica e metodológica dos professores participantes, possibilitando-os abordar o ensino de Astronomia a partir de uma visão de ciência aceita pela comunidade científica.Produto Educacional Proposta de abordagem didática para o ensino de astronomia no 4° e 5° ano do Ensino Fundamental(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-08-10) Rocha, Ana Maria daA proposta apresentada neste guia é o produto educacional resultante da pesquisa de mestrado realizada com professores de 4° e 5° ano do Ensino Fundamental de uma rede pública municipal de Ensino do Rio Grande do Norte. Ela foi desenvolvida com objetivo de identificar as dificuldades no Ensino de Ciências da Natureza no referido nível de ensino, tendo-se como referência os conteúdos propostos pela Base Nacional Comum Curricular – BNCC ( BRASIL, 2017).