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Navegando por Autor "Rocha, Caroline Thennecy de Medeiros"

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    Dissertação
    Uma abordagem híbrida para o problema de seleção de fornecedores em cadeia de suprimentos
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012-01-27) Santi, Éverton; Ferreira, Luciano; ; ; http://lattes.cnpq.br/1704949855287036; Rocha, Caroline Thennecy de Medeiros; ; http://lattes.cnpq.br/8358112426847555; Barbosa, Marco Antonio de Castro;
    Este trabalho apresenta uma abordagem híbrida para o problema de seleção de fornecedores em cadeias de suprimentos geridas com base na metodologia SCM (do inglês, Supply Chain Management). Busca-se combinar as filosofias de avaliação tradicionalmente adotadas pelos pesquisadores oriundos da escola de negócios e pelos pesquisadores oriundos da área de engenharia, esta última baseada em otimização, para o trato do problema. Para tal, utilizam-se técnicas multicritérios tradicionais, como os métodos AHP e TOPSIS para avaliar as alternativas segundo a preferência dos decisores. Ambas as técnicas são modeladas de maneira a suportar definições da Teoria dos Conjuntos Fuzzy, tratando-se assim informações imprecisas. Adicionalmente, apresenta-se um algoritmo GRASP, com base em múltiplos objetivos, para a alocação de pedidos entre as alternativas pré-selecionadas por meio dos métodos supracitados. Este algoritmo, por sua vez, apresenta tempos de CPU relativamente baixos para cinco instâncias pseudo-aleatórias, contendo entre 20 e 1000 alternativas, bem como valores próximos aos valores mínimos para cada um dos objetivos considerados. Destaca-se que o modelo proposto se mostrou apropriado para a avaliação de fornecedores no contexto apresentado, podendo-se auxiliar os decisores na redução de lead times, custos e riscos de sua cadeia de suprimentos, bem como na melhoria da eficiência desta estrutura em relação à sua visão de negócios, mesmo quando um número elevado de alternativas é considerado, diferentemente dos modelos clássicos apresentados na literatura
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    Dissertação
    Um algoritmo evolucionário para o problema dinâmico de localização de facilidades com capacidades modulares
    (2017-06-30) Silva, Allyson Fernandes da Costa; Aloise, Daniel; http://lattes.cnpq.br/5093210888872414; http://lattes.cnpq.br/4085705523195613; Fernandes, Marcelo Augusto Costa; http://lattes.cnpq.br/3475337353676349; Rocha, Caroline Thennecy de Medeiros; http://lattes.cnpq.br/8358112426847555; Coelho, Leandro Callegari; http://lattes.cnpq.br/5085659938072564
    Problemas de localização buscam determinar as melhores posições onde devem ser instaladas facilidades de modo a atender demandas existentes. Pela vasta aplicabilidade da área, diversas características já foram importadas aos modelos para melhor representar situações práticas. Uma delas generaliza os modelos clássicos para situações em que decisões de localização devem ser tomadas periodicamente. Outra, permite que modelos tratem do dimensionamento das capacidades como uma variável do problema. O Problema Dinâmico de Localização de Facilidades com Capacidades Modulares unifica estas e outras características presentes em problemas de localização num único e generalizado modelo. Este problema foi recentemente formulado na literatura, onde uma abordagem exata foi introduzida e aplicada a instâncias derivadas de um estudo de caso no contexto da exploração de recursos florestais. Neste trabalho será apresentado um método alternativo para resolver o mesmo problema. O método escolhido utiliza a estrutura da metaheurística Algoritmo Genético e a hibridiza com uma rotina de Descida em Vizinhança Variável com três vizinhanças de busca adaptadas de vizinhanças aplicadas a outros problemas de localização. Experimentos atestaram a efetividade da metaheurística híbrida desenvolvida em comparação à aplicação dos métodos puros. Na comparação com o método exato, a heurística se mostrou competente ao chegar a soluções até 0,02% de distância do ótimo na maioria das instâncias testadas.
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    Dissertação
    Algoritmos de otimização para decisões de localização de facilidades e distribuição em sistemas multiníveis de transporte rodoviário de carga
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012-07-05) Fernandes, Diogo Robson Monte; Rocha, Caroline Thennecy de Medeiros; ; http://lattes.cnpq.br/8358112426847555; ; http://lattes.cnpq.br/1473418328157983; Aloise, Daniel; ; http://lattes.cnpq.br/5093210888872414; Santos, Enilson Medeiros dos; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781130E8; Ribeiro, Glaydston Mattos; ; http://lattes.cnpq.br/5401369683892150
    O aumento do tráfego urbano e a exigência de maior eficiência das cadeias de suprimentos estimulam a busca por soluções logísticas capazes de possibilitar o atendimento dessas exigências minimizando custos operacionais e reduzindo o tráfego de veículos pesados para distribuição nos grandes centros. A presente dissertação visa a fornecer algoritmos de otimização para o problema de localização capacitado que consiste em selecionar os locais de instalação de fábricas e satélites de forma a minimizar os custos de um sistema multinível de transporte de carga. O algoritmo desenvolvido será validado por meio de experimentos realizados com instâncias geradas aleatoriamente, simulando cenários reais de distribuição. Tais experimentos mostram a eficiência computacional dos métodos heurísticos desenvolvidos, sendo seu desempenho superior ao do solver CPLEX (ILOG) em redes de distribuição com maior grau de complexidade
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    Dissertação
    Algoritmos para o problema de localização de uma facilidade com distâncias limitadas e restrições de atendimento
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2010-12-22) Fernandes, Isaac Franco; Aloise, Daniel; Aloise, Dario José; ; http://lattes.cnpq.br/7266011798625538; ; http://lattes.cnpq.br/5093210888872414; ; http://lattes.cnpq.br/7778114770747843; Rocha, Caroline Thennecy de Medeiros; ; http://lattes.cnpq.br/8358112426847555; Noronha, Thiago Ferreira de; ; http://lattes.cnpq.br/5748979136074637
    O objetivo no problema de localização de uma facilidade com distâncias limitadas é minimizar a soma das distâncias da facilidade para seus clientes, porém com um limite em cada uma das distâncias onde, após esse limite, o impacto na função objetivo torna-se constante. O problema tem aplicações em situações onde o serviço fornecido pela facilidade é indiferente depois de um limiar maximo (ex. localização de um corpo de bombeiros). Nesta dissertação, são propostos algoritmos de otimização global para o caso em que existem limites inferior e superior no numero de clientes atendidos
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    Artigo
    Column generation bounds for numerical microaggregation
    (Springer, 2014-02-18) Rocha, Caroline Thennecy de Medeiros; Aloise, Daniel; Hansen, Pierre; Santi, Éverton
    The biggest challenge when disclosing private data is to share information contained in databases while protecting people from being individually identified. Microaggregation is a family of methods for statistical disclosure control. The principle of microaggregation is that confidentiality rules permit the publication of individual records if they are partitioned into groups of size larger or equal to a fixed threshold value, where none is more representative than the others in the same group. The application of such rules leads to replacing individual values by those computed from small groups (microaggregates), before data publication. This work proposes a column generation algorithm for numerical microaggregation in which its pricing problem is solved by a specialized branch-and-bound. The algorithm is able to find, for the first time, lower bounds for instances of three real-world datasets commonly used in the literature. Furthermore, new best known solutions are obtained for these instances by means of a simple heuristic method with the columns generated
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    Dissertação
    Desenvolvimento de um modelo computacional para a ampliação do atendimento do Programa de Acessibilidade Especial Porta a Porta - PRAE
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012-07-04) Dantas, Saulo de Tarso Alves; Aloise, Daniel; Rocha, Caroline Thennecy de Medeiros; ; http://lattes.cnpq.br/8358112426847555; ; http://lattes.cnpq.br/5093210888872414; ; http://lattes.cnpq.br/0416370208519657; Almeida, Mariana Rodrigues de; ; http://lattes.cnpq.br/7356242205950550; Cabral, Lucídio dos Anjos Formiga; ; http://lattes.cnpq.br/6699185881827288
    Em todo o mundo, a demanda por serviços de transporte para pessoas portadoras de necessidades especiais, idosos, e pessoas com mobilidade reduzida vêm crescendo nos últimos anos. A população está envelhecendo, os governos precisam se adaptar a esta realidade, e este fato pode significar oportunidade de negócios para as companhias. Dentro deste contexto está inserido o Programa de Acessibilidade Especial porta a porta PRAE do município de Natal-RN. A pesquisa presente neste trabalho procura desenvolver um modelo de programação capaz de auxiliar o processo de tomada de decisão dos gestores deste serviço de transporte. Para tanto, foi criado um algoritmo baseado em métodos de geração de soluções aproximativas conhecidas como heurísticas. O objetivo do modelo é incrementar o número de pessoas atendidas pelo PRAE, dada a frota disponível, gerando programações de roteiros otimizadas. O PRAE consiste em um problema de roteirização e programação de veículos do tipo dial-a-ride DARP, o tipo mais complexo dentre os problemas de roteirização. A validação do método de resolução será feita mediante comparação entre os resultados auferidos pelo modelo e a programação real. Espera-se que o modelo seja capaz de elevar a capacidade de solicitações atual deste serviço de transporte
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    Artigo
    Design of efficient node p-cycles in WDM mesh networks
    (Elsevier, 2016-04) Rocha, Caroline Thennecy de Medeiros; Jaumard, Brigitte; Li, Honghui
    p-cycles have been extensively studied under a single link failure scenario. Even though not as common, single node failures may occur as well, and the resulting consequences can be devastating. Failure-Independent Path-Protecting (FIPP) p-cycles provide end-to-end path protection, and thereby protection against node failures, assuming that precautions are taken. In this paper, we propose enhanced p-cycles, called node p-cycles, different from the FIPP p-cycle scheme, which can guarantee 100% protection against any single node failure. We design a scalable optimization model, which relies on a column generation formulation, in order to design the enhanced node p-cycles. Extensive comparative experiments have been conducted after designing a column generation framework for all compared protection schemes, in order to guarantee scalable models for each of them. Experiments include the (link) p-cycles, the node p-cycles of Onguetou and Grover (2009) [16], our enhanced node p-cycles and the FIPP p-cycles. We show that node p-cycles offering node and link protection only require slightly more spare capacity than link p-cycles, while requiring sometimes less, sometimes more spare capacity than FIPP p-cycles. For the comparison with the work of Grover and Onguetou (2009) [2], results show that our new node p-cycle scheme clearly outperforms their design in terms of capacity efficiency
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    Dissertação
    A eficiência dos gastos públicos no sistema brasileiro de saúde: uma análise na vacinação dos municípios utilizando a análise envoltória de dados
    (2016-11-28) Brito, Francisco Iranylson Gomes de; Rocha, Caroline Thennecy de Medeiros; Almeida, Mariana Rodrigues de; http://lattes.cnpq.br/8358112426847555; http://lattes.cnpq.br/3522445889854616; Hekis, Hélio Roberto; http://lattes.cnpq.br/9599726799047515; Martinhon, Carlos Alberto de Jesus; http://lattes.cnpq.br/2822582595834942
    O presente trabalho propõe um novo modelo de análise da eficiência do sistema de saúde pública do Brasil a partir da avaliação dos gastos na vacinação dos municípios. Considerando que a saúde funciona de forma interligada entre seus agentes, a eficiência de uma forma geral pode ser afetada por problemas de base como a vacinação na qual contribui para o controle das doenças transmissíveis e de morte. Verifica-se, assim, que a imunização pode influenciar na eficiência do sistema de saúde em sua totalidade. É importante destacar que o método de pesquisa utilizado foi predominantemente descritivo com aplicação da Análise Envoltória de Dados com modelagem dinâmica (Dynamic Data Envelopment Analysis - DDEA) para determinar a eficiência das unidades tomadoras de decisão (DMU) entre os anos de 2013 a 2015. A amostra coletada contempla as regiões metropolitanas nas quais são compostas por 631 municípios e Brasília visto que a mesma não é considerada município. Deve-se ressaltar que foram excluídos 2 municípios da análise por não apresentarem informações suficientes. De acordo com o Ministério da Saúde, as variáveis que compõem a modelagem matemática são classificadas como indicadores de desempenho, e estão organizadas no modelo conceitual de pesquisa da seguinte forma: inputs (gasto per capta com saúde e percentual aplicado com gasto profilático e terapêutico); carry – over (percentual de cobertura de vacinação) e outputs (percentual aplicado com assistência hospitalar, ambulatorial e com medicamentos). Admitindo a grande extensão territorial do Brasil e suas diferenças demográficas e socioeconômicas entre as regiões, a análise de dados está sistematizada em 4 estágios. No primeiro estágio, os dados foram rodados e agrupados com todas DMU’s. No segundo, por regiões. No terceiro por Estados e o último por portes dos municípios. De acordo com as análises realizadas, os resultados apontaram níveis de eficiências distintas em cada estágio entre as análises globais e por períodos entre os municípios. Ainda nas análises realizadas por porte de municípios o qual é considerado o maior estágio de nível de homogeneidade da amostra, é apontado que quanto maior o município, maior será a sua eficiência. Este resultado demonstra a importância dos investimentos na saúde, pois quanto maior o município, maior será sua arrecadação própria e sua receita corrente líquida. Dessa forma, haverá um aumento da aplicação de recursos na saúde devido a obrigatoriedade legal e, também, um aumento nos repasses do governo estadual e federal, pois as verbas são distribuídas de acordo com o número de habitantes por município. Contudo, é importante ressaltar que cabe aos gestores analisar e se espelhar nos relatórios gerenciais e financeiros dos municípios com nível de eficiência maior para que possam melhorar seu desempenho.
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    Artigo
    Uma ferramenta computacional par o agendamento de operações do programa de acessibilidade especial porta a porta - PRAE
    (SOBRAPO, 2014) Rocha, Caroline Thennecy de Medeiros; Dantas, Saulo de Tarso Alves; Aloise, Daniel; Galvão, José Claudio; Martins, Ana Maria da Silva
    Em todo o mundo, a demanda por serviços de transporte para pessoas portadoras de necessidades especiais, idosos, e pessoas com mobilidade reduzida vêm crescendo nos últimos anos. A população está envelhecendo, os governos precisam se adaptar a esta realidade, e este fato pode significar oportunidade de negócios para as companhias. Dentro deste contexto está inserido o Programa de Acessibilidade Especial porta a porta – PRAE do município de Natal-RN. A pesquisa presente neste trabalho procura desenvolver um modelo de programação capaz de auxiliar o processo de tomada de decisão dos gestores deste serviço de transporte. Para tanto, foi criado um algoritmo baseado em métodos de geração de soluções aproximativas conhecidas como heurísticas. O objetivo do modelo é incrementar o número de pessoas atendidas pelo PRAE, dada a frota disponível, gerando programações de roteiros otimizadas. O PRAE consiste em um problema de roteirização e programação de veículos do tipo dial-a-ride – DARP, um dos tipos mais complexos dentre os problemas de roteirização. A validação do método de resolução foi feita mediante a comparação entre os resultados auferidos pelo modelo computacional e a programação manual real atual. Os resultados mostraram que o modelo idealizado neste trabalho foi capaz de elevar a capacidade de atendimento deste serviço de transporte
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    Tese
    Formulações e algoritmos para o problema das p-medianas heterogêneo livre de penalidade
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-11-14) Santi, Éverton; Aloise, Daniel; ; http://lattes.cnpq.br/5093210888872414; ; http://lattes.cnpq.br/1704949855287036; Dória Neto, Adrião Duarte; ; http://lattes.cnpq.br/1987295209521433; Rocha, Caroline Thennecy de Medeiros; ; http://lattes.cnpq.br/8358112426847555; Urrutia, Sebastián Alberto; ; http://lattes.cnpq.br/6852348890045723; Blanchard, Simon J.;
    Apresenta-se neste trabalho um novo modelo para o Problema das p-Medianas Heterogêneo (PPMH), proposto para recuperar a estrutura de categorias não-observadas presente em dados oriundos de uma tarefa de triagem, uma abordagem popular que possibilita entender a percepção heterogênea que um grupo de indivíduos tem em relação a um conjunto de produtos ou marcas. Este novo modelo é chamado Problema das p-Medianas Heterogêneo Livre de Penalidade (PPMHLP), uma versão mono-objetivo do problema original, o PPMH. O parâmetro principal do modelo PPMH é também eliminado, o fator de penalidade. Este parâmetro é responsável pela ponderação dos termos de sua função objetivo. O ajuste do fator de penalidade controla a maneira como o modelo recupera a estrutura de categorias não-observadas presente nos dados e depende de um amplo conhecimento do problema. Adicionalmente, duas formulações complementares para o PPMHLP são apresentadas, ambas problemas de programação linear inteira mista. A partir destas formulações adicionais, limitantes inferiores foram obtidos para o PPMHLP. Estes valores foram utilizados para validar um algoritmo de Busca em Vizinhança Variada (VNS), proposto para resolver o PPMHLP. Este algoritmo obteve soluções de boa qualidade para o PPMHLP, resolvendo instâncias geradas de forma artificial por meio de uma Simulação de Monte Carlo e instâncias reais, mesmo com recursos computacionais limitados. As estatísticas analisadas neste trabalho sugerem que o novo algoritmo e modelo, o PPMHLP, pode recuperar de forma mais precisa que o algoritmo e modelo original, o PPMH, a estrutura de categorias não-observadas presente nos dados, relacionada à percepção heterogênea dos indivíduos. Por fim, uma exemplo de aplicação do PPMHLP é apresentado, bem como são consideradas novas possibilidades para este modelo, estendendo-o a ambientes fuzzy
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    Artigo
    Global optimization workshop 2012
    (Springer, 2014-07-24) Rocha, Caroline Thennecy de Medeiros; Aloise, Daniel; Hansen, Pierre
    The Global Optimization Workshop 2012 (GOW 2012) was the eleventh of a series of meetings, organized to be a forum for both academic and industrial communities to present and discuss the latest results and challenges in global optimization
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    Dissertação
    Metaheurísticas evolutivas para o problema de roteamento de unidades móveis de pistoneio
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2010-12-23) Nascimento, João Paulo Lima do; Aloise, Dario José; ; http://lattes.cnpq.br/7266011798625538; ; http://lattes.cnpq.br/8147579715773876; Neves, Josemir Araújo; ; http://lattes.cnpq.br/7524671581334750; Aloise, Daniel; ; http://lattes.cnpq.br/5093210888872414; Rocha, Caroline Thennecy de Medeiros; ; http://lattes.cnpq.br/8358112426847555
    O presente trabalho apresenta estratégias metaheurísticas baseadas no framework dos Algoritmos Evolutivos (Genéticos e Meméticos) com a adição da técnica Vocabulary Building para a resolução do Problema de Otimização do Emprego de Unidades Móveis de Pistoneio (UMPs). Por se tratar de um problema NP-árduo, uma modelagem matemática é formulada para o problema, permitindo a construção de instâncias testes que são utilizadas para validar as metaheurísticas evolutivas desenvolvidas
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    Tese
    Modelo fuzzy e convexo para agrupamento de dados por k-medoides
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-12-16) Pinheiro, Daniel Nobre; Aloise, Daniel; Aloise, Daniel; ; http://lattes.cnpq.br/5093210888872414; ; http://lattes.cnpq.br/5093210888872414; ; http://lattes.cnpq.br/4707924968337142; Rocha, Caroline Thennecy de Medeiros; ; http://lattes.cnpq.br/8358112426847555; Fernandes, Eraldo Luís Rezende; ; http://lattes.cnpq.br/5878235526936399; Rosset, Mariá Cristina Vasconcelos Nascimento; ; http://lattes.cnpq.br/1010810293243435; Souza, Samuel Xavier de; ; http://lattes.cnpq.br/9892239670106361
    O modelo dos k-medoides é um dos métodos de agrupamento de dados mais populares na literatura. Neste trabalho, propomos o Problema Convexo Fuzzy dos k-Medoides (CFKM), que não apenas possibilita que um objeto seja atribuído simultaneamente a diferentes grupos, mas também permite que um grupo seja representado por múltiplos medoides. O modelo proposto é convexo e consequentemente sua resolução é robusta à inicialização. Para verificar a importância do CFKM, comparamos com outros dois modelos fuzzy de k-medoides: o Problema Fuzzy dos k-Medoides (FKM) e o Problema de agrupamento de dados Fuzzy com Múltiplos Medoides (FMMdd), ambos resolvidos por meio de heurísticas devido à sua complexidade computacional. Os experimentos realizados tanto com dados sintéticos como com dados reais, assim como uma pesquisa com usuários, revelam que o CFKM não só é mais robusto à escolha de parâmetros de modelos fuzzy, como também é o único capaz de revelar aspectos importantes em dados inerentemente fuzzy.
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    Artigo
    A simple and effective genetic algorithm for the two-stage capacitated facility location problem
    (Elsevier, 2014) Fernandes, Diogo Robson Montes; Rocha, Caroline Thennecy de Medeiros; Aloise, Daniel; Ribeiro, Glaydston M.; Santos, Enilson Medeiros dos; Silva, Allyson
    This paper presents a simple and effective Genetic Algorithm (GA) for the two-stage capacitated facility location problem (TSCFLP). The TSCFLP is a typical location problem which arises in freight transportation. In this problem, a single product must be transported from a set of plants to meet customers demands, passing out by intermediate depots. The objective is to minimize the operation costs of the underlying two-stage transportation system thereby satisfying demand and capacity constraints of its agents. For this purpose, a GA is proposed and computational results are reported comparing the heuristic results with those obtained by two state-of-the-art Lagrangian heuristics proposed in the literature for the problem
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    Artigo
    A unified framework for shared protection schemes in optical mesh network
    (Sociedade Brasileira de Pesquisa Operacional, 2009-12) Rocha, Caroline Thennecy de Medeiros; Jaumard, Brigitte
    While the advantages of p-cycles and FIPP p-cycles are well established, there has been no systematic analysis of how much bandwidth they consume in comparison with the classical shared link and path protection schemes. It was recently observed that, even enumerating a huge number of cycles, is not necessarily a guarantee for obtaining good quality solutions with the ILP models if tools for large scale programming are not used. We propose to investigate the bandwidth protection costs of p-cycles and FIPP p-cycles in comparison with those of shared link and path protection by applying the column generation technique to solve relaxed LP models for the four protection schemes, and then solving the resulting ILP models. Provably near-optimal solutions allow us to perform accurate quantitative comparisons on real-world networks
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