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Navegando por Autor "Rocha, Germana Costa"

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    Tese
    O Caráter Tectônico do Moderno Brasileiro: Bernardes e Campello na Paraíba (1970-1980)
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012-02-27) Rocha, Germana Costa; Tinem, Nelci; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4793165E7; ; http://lattes.cnpq.br/2384596065382067; Trigueiro, Edja Bezerra Faria; ; http://lattes.cnpq.br/2279771493519042; Cunha, Marcio Cotrim; ; http://lattes.cnpq.br/8587187200058779; Leite, Maria de Jesus de Britto; ; http://lattes.cnpq.br/2218964680682974; Marques, Sônia Maria de Barros; ; http://lattes.cnpq.br/7167281638334139
    Este trabalho tem como objetivo analisar o caráter tectônico dasobras de Sergio Bernardes e Glauco Campello, construídas na Paraíba,entre a virada para década 1970 e início dos anos 1980, a fim de trazer reflexões sobre a importância da poética construtiva na estrutura formal da arquitetura, contribuindo para o debate sobre as especificidades e singularidades da arquitetura moderna produzida no Brasil. A pesquisa, utilizando as estratégias do estudo de caso, parte da revisão sobre o uso da tectônica por Kenneth Framptone demais estudiosos do termo, para fundamentar o conceito de tectônica adotado e definir seus parâmetros analíticos. Em seguida, parte-se para a inserçãodasobras no ambiente cultural e sócio-político brasileiro, no marco temporal proposto, para, na seqüencia, analisar as obras de cada arquiteto.O estudo confirma que a força expressiva da arquitetura moderna heroicabrasileira,ao enfatizar a poética construtiva, sedimenta uma cultura tectônica que repercute nas gerações seguintes
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    Dissertação
    Construção modular volumétrica no projeto de arquitetura: proposta de um hostel vertical
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-05-09) Bezerra, Júlio César de Araújo; Medeiros, Renato de; https://orcid.org/0000-0003-3903-6767; http://lattes.cnpq.br/3766605736987788; http://lattes.cnpq.br/3848392283477024; Pinto, Edna Moura; Rocha, Germana Costa
    Este trabalho de conclusão de curso de mestrado profissional consiste em uma proposta arquitetônica de um hostel vertical com ênfase no sistema construtivo. O documento é composto por dois volumes, um compreendendo o relatório técnico e outro com o projeto arquitetônico. O objetivo foi desenvolver o projeto de arquitetura, ao nível de projeto básico, de um serviço de hospedagem em Natal/RN que utilizasse o sistema construtivo modular volumétrico, levando em conta o fato desse modo de construção não estar difundido no Brasil e de existirem poucas publicações que abordem como as especificidades desse sistema afetam o processo projetual. Os principais procedimentos metodológicos dos primeiros capítulos do relatório foram a revisão da literatura e estudos de referência indiretos usando uma adaptação do método analítico de Baker (1984). Preliminarmente ao projeto, definiu-se a programação arquitetônica e foram analisados os condicionantes físicos, legais e logísticos da área de intervenção. Após a definição de um conceito, o projeto arquitetônico foi desenvolvido, sobretudo, com manipulação de maquetes físicas e simulações computacionais focadas no conforto térmico. O exercício projetual resultou em uma proposta de um hostel de onze pavimentos com disponibilidade de 156 leitos distribuídos em uma área construída de 2.630,81 m². Os módulos volumétricos foram trabalhados de forma a propiciar uma dinamicidade plástica ao prédio e com tamanhos adequados para otimizar a quantidade de viagens à fábrica/terreno. Além disso, houve a preocupação em mitigar a energia incorporada causada pelo trajeto de longas distância através da incorporação no projeto de outros critérios de sustentabilidade, como geração de energia elétrica, reuso de águas pluviais, redução do ganho da carga térmica e promoção do conforto térmico, acústico e lumínico nos dormitórios. As conclusões mostraram que, na etapa de projeto, as principais influências ocorreram quando os estudos formais foram confrontados com as necessidades dimensionais dos ambientes em planta baixa, evidenciando que se projetar com módulos volumétricos de grandes tamanhos é mais restritivo do que desenvolver um projeto com modulação convencional.
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    Tese
    A integração da concepção estrutural no processo de ensino e aprendizagem do projeto de arquitetura
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-02-23) Resende, Camila Cavalcanti; Veloso, Maisa Fernandes Dutra; https://orcid.org/0000-0002-3224-2245; http://lattes.cnpq.br/4974901249133556; https://orcid.org/0000-0001-6769-6960; http://lattes.cnpq.br/1960991319657613; Rocha, Germana Costa; Elali, Gleice Virginia Medeiros de Azambuja; https://orcid.org/0000-0001-5270-4868; http://lattes.cnpq.br/3061713076071714; Silva, Heitor de Andrade; https://orcid.org/0000-0003-2651-1012; http://lattes.cnpq.br/3609522159356242; Balbi, Rafaela Santana
    A inserção da concepção estrutural no ateliê de projeto é um dos aspectos comentados dentro do debate da formação em Arquitetura, por sua influência direta na forma e na função desta. Historicamente, o distanciamento do arquiteto do campo da tecnologia da construção, somado a um ensino focado no trabalho individual e no produto final e longe do processo, trouxe repercussões na prática desse tipo de formação até os dias atuais. Essa separação das outras áreas acarretou uma departamentalização dentro do curso e, consequentemente, ampliou a dificuldade de integração de conteúdos dentro do ateliê. Além disso, o desenvolvimento da Engenharia culminou em uma didática de Estruturas pautada no cálculo e afastada do aprendizado prático-reflexivo, característico do ensino de Projeto, o que resulta no desinteresse neste assunto por parte dos estudantes e em uma ideia de que tais disciplinas são apenas obstáculos a serem vencidos na graduação. Com isso, alguns autores afirmam que, para uma melhor integração do pensamento estrutural dentro do ateliê, faz-se necessária a implementação de exercícios de aprendizado ativo, dentre eles, um dos mais citados é a produção de modelos físicos reduzidos, a fim de criar oportunidades de compreensão da relação da forma arquitetônica com a resistente, o que pode contribuir no processo de projeto dos discentes. Assim, objeto de estudo da tese focaliza a integração e a didática da concepção estrutural no âmbito do ensino de Projeto de Arquitetura em Instituições de Ensino Superior (IES) no Brasil. O objetivo geral é entender e avaliar como ocorre a integração da concepção estrutural no ensino/aprendizagem do Projeto de Arquitetura nos cursos de AU em duas universidades brasileiras. Tendo como hipótese a existência de estratégias didáticas que podem melhor auxiliar nesse tipo de ensino integrado. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa com procedimentos observacionais, com a análise de disciplinas, e experimentais com a realização de oficinas. Para tanto, foram elaborados roteiros analíticos com os aspectos a serem observados em cada etapa da pesquisa: análise dos planos de curso, observação direta, entrevistas com professores e estudantes e análise dos projetos desenvolvidos. Foram, no total, analisadas duas disciplinas, uma na UFRN e outra na UNICAMP, o que configurou a primeira fase da pesquisa. Nelas observou-se em alguns casos certa imparcialidade dos estudantes frentes às características estruturais, requerendo intenso incentivo para resolução dos elementos de suporte. Por outro lado, verificaram-se alguns pontos positivos como a preocupação e o esforço dos docentes de projeto no trato dos assuntos tecnológicos e estruturais, além da colaboração de um professor visitante de Estruturas, no caso da UNICAMP. A segunda fase da investigação procurou testar o método de aprendizagem por meio da fabricação de modelos físicos estruturais em duas oficinas realizadas nas Semanas de Arquitetura das instituições estudadas, com base na sequência pensar-fazer-quebrar. Como resultados, em consonância ao já comentado por outros autores, notou-se certa relutância dos estudantes à participação neste tipo de exercício, o que foi se modificando após o início da atividade prática, quando passaram a mostrar mais interesse e entusiasmo, até o momento do teste de cargas dos modelos. Em síntese, percebeu-se, nas duas fases da pesquisa, a necessidade de melhoria do ensino da concepção estrutural de maneira a mudar a postura reticente dos estudantes quanto a este assunto e ampliar sua inserção dentro do processo de projeto. Desse ponto de vista, a parceria e colaboração entre professores se mostraram uma solução importante, do mesmo modo que os exercícios do tipo “mão-na-massa” apontaram para uma aproximação com a materialidade inerente à Arquitetura e permitiram a visualização de pequenas amostras das possibilidades estruturais, o que pode ser positivo se também feito no âmbito do ateliê de Projeto.
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    Tese
    Poética da economia na arquitetura: do Grupo Arquitetura Nova (GAN) à produção arquitetônica contemporânea
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-01-30) Araújo, Ricardo Ferreira de; Trigueiro, Edja Bezerra Faria; Tinem, Nelci; 09864342134; http://lattes.cnpq.br/9813263012583759; http://lattes.cnpq.br/2279771493519042; Dantas, George Alexandre Ferreira; http://lattes.cnpq.br/9782385817332156; Koury, Ana Paula; Rocha, Germana Costa; Cunha, Marcio Cotrim
    A experiência construtiva em Sérgio Ferro, Rodrigo Lefèvre e Flávio Império, do Grupo Arquitetura Nova (GAN), ligada ao cenário político, cultural e artístico brasileiro dos anos 1960- 1970, contribuiu para a renovação da arquitetura moderna brasileira com uma proposta chamada de “poética da economia”. A proposta do GAN embasou-se no conhecimento técnicoconstrutivo trazido de sua formação profissional – influenciado principalmente por João Batista Vilanova Artigas, herdando particularmente sua abordagem construtiva e o forte vínculo que estabelecia entre atuação política e prática profissional – e na experiência do operário, no trabalho executado no “canteiro de obras”, em que o “esforço coletivo” apontava soluções econômicas e o uso de tecnologias construtivas não convencionais, livres de elementos supérfluos. A qualidade arquitetônica era resultado da aplicação sistemática de decisões pautadas na economia de meios. As experimentações baseavam-se na racionalização e na pré-moldagem de elementos construtivos que foram inicialmente empregados em projetos de residências destinadas à burguesia, mas que revelavam uma proposição inovadora em direção à habitação popular. A “poética da economia” no GAN, mais do que em sua atuação profissional, encontrou seu sentido e seus fundamentos, nas reflexões que provocou, principalmente na crítica ao “canteiro de obras” e nas estratégias políticas para uma abordagem construtiva baseada nos fatores de economia: mínimo útil, mínimo construtivo e mínimo didático. Configuram-se como objetivos desta pesquisa: 1. Investigar a origem e conceituar estes três fatores, 2. Avaliar como a poética da economia pode ser identificada como uma expressão arquitetônica ligada à modernidade brasileira; 3. Pensar as possíveis perspectivas para uma “poética da economia” na produção arquitetônica contemporânea.
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    Tese
    A poética do projeto: a expressão tectônica de projetos arquitetônicos desenvolvidos em trabalhos finais de graduação em escolas brasileiras de arquitetura e urbanismo
    (2018-04-17) Balbi, Rafaela Santana; Veloso, Maisa Fernandes Dutra; ; ; Rocha, Germana Costa; ; Favero, Marcos Osmar; ; Araújo, Natalia Miranda Vieira de; ; Teixeira, Rubenilson Brazão;
    Nesta tese, questiona-se se os projetos arquitetônicos desenvolvidos em trabalhos finais de graduação em Arquitetura e Urbanismo expressam a preocupação com o lugar no que se refere à relação edifício-sítio e à escolha de materiais e sistemas construtivos, ou seja, se apresentam expressão tectônica no sentido framptoniano. O objeto de estudo desta tese é, então, a inserção da tectônica nos projetos de arquitetura desenvolvidos nos Trabalhos Finais de Graduação (TFG) de quatro escolas de Arquitetura e Urbanismo do Brasil, entre os anos de 2009 e 2013. Como universo de análise foram utilizados TFG de quatro instituições de ensino selecionadas para análise, onde procurou-se compreender como os projetos de arquitetura desenvolvidos pelos discentes concluintes se expressam tectonicamente, no que diz respeito às dimensões topográfica e cultural do lugar considerando, especialmente, a importância da materialidade construtiva da arquitetura, sua expressão tectônica enquanto construção, assim como dos trabalhos acadêmicos de final de curso como fonte de investigação da formação profissional na área. A hipótese é que parte significativa dos estudantes dos cursos de Arquitetura e Urbanismo não explicita claramente, nos projetos arquitetônicos desenvolvidos em seus Trabalhos Finais de Graduação, o papel das particularidades do sítio/local de implantação na definição do partido e desenvolvimento das ideias iniciais, nem a influência do contexto cultural para a escolha dos materiais e sistemas construtivos adotados, o que se deve principalmente à prevalência de uma cultura projetual mais alicerçada na forma e na função, relegando as dimensões tectônicas a um segundo plano. Na pesquisa foi realizado um estudo de caso por meio de procedimentos metodológicos analíticos e interpretativos por meio de observação direta e da análise dos Trabalhos Finais de Graduação na área de Projeto Arquitetônico de quatro escolas consideradas de referência nesse campo no Brasil. Os cursos de arquitetura e urbanismo (CAU) analisados se inserem nas seguintes instituições: Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Universidade Federal da Paraíba, Universidade de São Paulo e Universidade Estadual de Campinas. Foram realizados procedimentos técnicos de estudo de casos múltiplos, sendo a abordagem essencialmente de cunho qualitativo. Percebeu-se que há uma disparidade no formato de desenvolvimento dos Trabalhos Finais de Graduação das quatro escolas e que isto se deve em grande parte às normas específicas dos TFG em que são fixadas as diretrizes para o seu desenvolvimento. Além disto, os resultados obtidos nas análises dos Trabalhos Finais de Graduação foram confrontados com a bibliografia trabalhada, indicando a pertinência da análise destes projetos sob a ótica da tectônica framptoniana, que leva em consideração um grupo de características relativas ao sítio de implantação as quais, de acordo com o autor, são imprescindíveis ao exercício projetual. Os resultados obtidos permitiram, também, a comprovação da hipótese de pesquisa.
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